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F. Ciências Sociais Aplicadas - 3. Turismo e Hotelaria - 1. Turismo e Hotelaria | ||
GESTÃO AMBIENTAL E COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS: UM INCENTIVO A
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO SEGMENTO DO TURISMO |
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Edvania Gomes de Assis 1 (egasis@uol.com.br), Maria Adelice da Silva Luz 1, Maria Rita de H. Melo Peres 1, Tereza Carmem F. Onofre 1, Thiago Oliveira Macedo 1, Suenia de Fátima S. Galvão 1, Diego Ambrósio Leandro 1, Candicy Silva Formiga 1 e Nivaldo Ferreira da Silva Neto 1 | ||
(1. Instituto de Educação Superior da Paraíba - IESP) | ||
INTRODUÇÃO:
A gestão ambiental e o turismo estão diretamente relacionados ao desenvolvimento sustentável. A pesquisa se objetiva em desenvolver através da Educação ambiental um movimento de conscientização onde surgiu um slogan: ¨Mantenha o Ambiente Limpo¨. Este trabalho de definiu pela necessidade de se fazer uma gestão participativa e integrada junto ao Instituto de Educação Superior da Paraíba – IESP, (funcionários de apoio-limpeza), LABTUR - Laboratório de Turismo, Coordenação do Curso de Turismo - IESP, comunidade de entorno Salinas Ribamar, alunos do curso de turismo, e o Hotel Escola Portal do Sol, vinculado ao IESP. A quantidade de papel, papelão e outros materiais produzidos se caracterizou como uma problemática que mais adiante poderia mudar de lixo para sustento. Nesse sentido, surge a necessidade de se fazer um trabalho de conscientização ambiental, que defenda e destaque a importância do meio ambiente limpo, através da coleta seletiva de resíduos sólidos, considerando que a gestão ambiental do lixo produzido e a (coleta, reciclagem e reutilização) é um dos segmentos que contribui para a qualidade de vida de todos. |
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METODOLOGIA:
O Plano de ação, os Métodos e as Técnicas utilizados para o desenvolvimento da pesquisa foram divididos em três etapas: Na 1a etapa: inventário dos materiais a serem coletados: papel e papelão, plástico, metal e material orgânico. Na 2a etapa: Palestras, distribuição de cartilhas, panfletos e dos coletores (rotulagem), de acordo com o material e as cores correspondentes segundo a legislação ambiental de resíduos sólidos; a hora da triagem, transporte e expedição do lixo. Na 3a etapa: foram feitas entrevistas na Instituição com: docentes, discentes, funcionários, e comunidade de entorno, onde utilizou-se um questionário semi-estruturado contendo 10 questões (abertas e fechadas), que foi aplicado pelos alunos-colaboradores do Labtur. A amostra foi de 700 pessoas. O questionário aplicado continha espaço também para críticas e sugestões quanto ao andamento do trabalho. |
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RESULTADOS:
No primeiro ano de implantação, os primeiros resultados da pesquisa feita com os atores participantes, mostraram que 77% dos entrevistados afirmam conhecer o que é coleta seletiva; 13% estão desinteressados e precisam aceitar a conscientização ambiental através da educação ambiental, e 10% não a fazem por falta de informação. Em primeira instância estamos trabalhando apenas com a gestão do destino do lixo (venda). Quanto ao lucro com a venda do material, obteve-se na 1ª triagem uma renda de R$ 200,00, que foi dividido entre o pessoal de apoio (limpeza), este resultado se justifica pela oportunidade que a instituição está oferecendo aos seus funcionários (limpeza) de aumentar sua renda mensal atavés da conscientização ambiental. Este total pode ser considerado pouco, mas cabe aqui dizer que foi apenas uma amostra do material coletado em 02 mês. De acordo com as estimativas, esse lucro poderá ser mais elevado ao final de 12 meses (01 ano), já que diretores alunos e professores também estão auxiliando no projeto. |
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CONCLUSÕES:
Por fim, através dessa pesquisa, ao termino de 01 ano de implantação, o trabalho de educação ambiental no segmento do turismo, voltado para a coleta seletiva, precisou de atenção no que se refere ao contato, direção e incentivo ao desenvolvimento social, ambiental e econômico para com o público. É feito um monitoramento constante e, através da gestão ambiental, o turismo tem desenvolvido trabalhos voltados para esta conscientização com o objetivo de manter o ambiente ecologicamente sustentável tanto no contexto educacional, empresarial e social, firmando assim o compromisso do turismo com as questões ambientais. |
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Instituição de fomento: IESP | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Turismo; Gestão ambiental; Coleta seletiva. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |