IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES EM RELAÇÃO AO PROGRAMA DE EJA NO PARANÁ.
Ana Maria Soek 1 (asoek@bol.com.br), Sonia Haracemiv 1, Veronica Branco 1 e Rosangela G. Seger 1
(1. Departamento de Teoria e Prática de Ensino, Setor de Educação - UFPR)
INTRODUÇÃO:
Por entender que há uma constante preocupação com a EJA, não só no Estado do Paraná, mas em todo o Brasil, a pesquisa visa contribuir para o melhoramento dos programas dessa modalidade educativa, no contexto atual. O principal objetivo do estudo foi a análise dos vínculos estabelecidos pelos professores de EJA com o programa da Rede Estadual de Ensino do Paraná, destinado ao atendimento específico dessa clientela, formada por jovens e adultos com interrupção e/ou sem acesso ao saber produzido na escola.
METODOLOGIA:
No período compreendido entre 2002-2003, buscou-se traçar o perfil do professor que atua na EJA, levando-se em consideração o nível de escolaridade desse profissional, local de atuação, faixa etária, tempo de serviço e de experiência em classe de alfabetização. Para tanto utilisou-se de intrumentos de coleta de dados( ICDs), seguido de análises com base em referencial teorico.
RESULTADOS:
A partir das análises dos instrumentos de coletas de dados, verificou-se que 59% dos professores têm o terceiro grau, um dado positivo quando se trata da avaliação de um programa de Educação de Jovens e Adultos. Percebemos que 46% dos professores tem idade superior a 31 anos.Quanto ao tempo de atuação, 55 % dos profissionais, tem menos de cinco anos, e 7% com um tempo superior de prática nessa modalidade de ensino. Isso demonstra um processo de acumulação de experiência pedagógica, significando inserção, compromisso no processo de ensino e com o programa de EJA.
CONCLUSÕES:
O tempo de atuação do professor no programa de EJA consolida sua profissionalização. O tornar-se professor, que é uma ação de cada dia, é um processo de adoção de comportamentos de ensino na sala de aula, legitimados pela realidade social, que envolve a interpretação do comportamento dos alunos e o conhecimento de suas expectativas. Desdobrando-se nas questões referentes às características do programa, foi feito um estudo sobre o analfabetismo no Paraná, levantando dados estatísticos por municípios e núcleos de ensino.
Instituição de fomento: CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Educação de Jovens e Adultos; Programas educacionais; Formação de professores.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005