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G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
MICHEL FOUCAULT: IMANÊNCIA SABER-PODER
Saly da Silva Wellausen 1 (sswellausen@uol.com.br)
(1. Profa. Dra. do Deptº de Filosofia da F.F.L.E. da Universidade Presbiteriana Mackenzie)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho visa a desenvolver os conceitos filosóficos saber-poder, no pensamento de Michel Foucault. Na "História da loucura" (1961) e em "Vigiar e punir" (1975), Michel Foucault aborda as técnicas de poder, através das práticas de confinamento, encarceramento, controle social, segregação, normalizações e dominação. A problemática decorrente condiz ao exame das relações saber - poder, da microfísica do poder, da objetivação do sujeito, com regras externas de dominação e sujeição. No 1º volume da História da sexualidade: "A vontade de saber" (1976), a temática gira em torno dos exercícios do poder sobre a vida: corpo, população e sexualidade. Nesse texto, Foucault não retoma a análise do poder como processo de totalização, centralização, mas como transversalidade, sugerindo o abandono de certos postulados clássicos: propriedade, localização, subordinação, essência ou atributo, modalidade, legalidade.
Nossa problemática analisa a analítica do poder (estudando o sujeito ocidental como objeto de saber para ele mesmo), as relações sujeito - poder, inserindo a questão da liberação. Para Foucault, o poder compreende três características: 1) o poder não é necessariamente repressivo; 2) ele se exerce antes de se possuir; 3) passa tanto pelos dominados como pelos dominantes.
Nossa hipótese consiste em mostrar que as relações saber-poder se estabelecem de forma imanente. Isto significa dizer que a causa imanente se atualiza em seu efeito, que se diferencia em seu efeito; ela é aquela que o efeito atualiza, integra e diferencia. Não é necessário recorrer ao Uno para que uma causa seja imanente - uma causa imanente é algo que não se separa de seu efeito. Existe uma correlação, pressuposição recíproca entre a causa e seu efeito; a causa imanente se atualiza seguindo uma diferenciação central que, de uma parte, formará as matérias visíveis e, de outra, formalizará funções enunciáveis. Se o saber consiste em entrelaçar o visível e o enunciável, o poder é a causa pressuposta, mas o poder implica o saber como a diferenciação sem a qual ele não passará ao ato. O poder é causa imanente do saber, e este sendo efeito do poder, o saber atualiza o poder nas instituições, num movimento circular.
O objetivo deste artigo é analisar a passagem do poder visível (negativo) para o poder invisível (positivo), do poder sobre o corpo para o poder disciplinar, do mecânico ao orgânico. Isto passa pela análise da relação saber- poder, que são duas faces de um mesmo processo que produz o sujeito normalizado, presente em "A história da loucura", "Vigiar e punir" e "A vontade de saber". A presente pesquisa é relevante porque se remete à história da filosofia contemporânea.
METODOLOGIA:
Os procedimentos teóricos percorrerão os conceitos foucaultianos de saber, poder, biopoder, sociedades disciplinares e dispositivos de poder. Para Foucault, o conceito de poder adquire um novo significado, porque ele passa tanto pelos dominantes como pelos dominados. Serão analisadas as relações de poder nos textos: "História da loucura" (1961), "Vigiar e punir" (1975) e "A vontade de saber" (1976). A pesquisa bibliográfica consta, além das citadas, de outras obras de Michel Foucault, e também de minha tese de doutorado defendida na FFLCH -USP: A liberdade no pensamento de Michel Foucault (1993), além de pesquisas em jornais, revistas e Internet.
RESULTADOS:
A pesquisa partiu do levantamento de conceitos foucaultianos que permitiram compreender as relações de poder no mundo contemporâneo, relações entre fortes e fracos, dentro de novas configurações geopolíticas das formações históricas.
CONCLUSÕES:
A pesquisa procurou interpretar, à luz do pensamento de Foucault, a questão do poder e do saber, permitindo compreender novas relações de poder, geradores de novos saberes, graças à nova conceituação de poder enquanto transversalidade, e à inovação de causa imanente entre esses dois conceitos, alcançando, dessa forma, o objetivo geral formulado, e demonstrando coerência entre problema e hipótese.
Palavras-chave:  poder; saber; imanência.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005