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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
A POLÍTICA EDUCACIONAL DIRIGIDA À FORMAÇÃO DOCENTE PARA O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | ||
Larissa Camila Martins de Oliveira 1 (larissacamila@yahoo.com.br) e João Batista Carvalho Nunes 2 | ||
(1. Depto. do Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Depto. do Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE) | ||
INTRODUÇÃO:
No limiar do século XXI é notável o processo de produção, ampliação e disseminação das informações em todas as áreas do conhecimento, decorrente do grande avanço no desenvolvimento científico e tecnológico. Essas mudanças têm provocado novas demandas no meio educacional. Desse modo, faz-se necessário repensar o modelo tradicional de educação, no qual o professor assume um papel de transmissor de conteúdos e as tecnologias de informação e comunicação – TIC, quando utilizadas, são tidas, muitas vezes, como ferramentas de otimização desse processo. Não basta introduzir computadores nas escolas ou conectá-los à Internet, é necessário oferecer formação aos docentes, mostrando as capacidades, as potencialidades e limitações dessas tecnologias no processo pedagógico. Essa necessidade de formação docente para o uso das tecnologias tem sido explicitada no campo da política educacional brasileira. O presente trabalho pretende analisar, por conseguinte, os aspectos da política educacional vigente no âmbito do Município de Fortaleza, do Estado do Ceará e da União dirigidos à formação de professores para o uso das TIC na escola. Esse objetivo geral foi traduzido nos seguintes objetivos específicos: identificar a legislação relacionada à inclusão das TIC no sistema escolar; conhecer o planejamento implementado visando à formação de professores para o uso das TIC; compreender as ações da política educacional dirigidas à formação de professores para o uso das TIC. |
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METODOLOGIA:
A fim de responder os objetivos propostos, realizou-se uma pesquisa documental. Foram coletados documentos que estruturam as políticas educacionais municipal, estadual e federal, relacionados à formação de professores e ao uso das TIC. Esses documentos foram obtidos através da Internet e nas Secretarias de Educação do Município de Fortaleza e do Estado do Ceará. Posteriormente, selecionamos os documentos que deveriam ser analisados conforme as necessidades da pesquisa: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais do ensino fundamental e do ensino médio, Diretrizes do Programa Nacional de Informática Educativa – PROINFO, programas e projetos do Município de Fortaleza e do Estado do Ceará. O material selecionado que se encontrava originalmente no formato pdf (Adobe Acrobat) foi convertido em Somente Texto (txt), único aceito pelo software NUD*IST, a fim de receberem um tratamento analítico. Adotou-se para a análise dos documentos o método de análise qualitativa de conteúdo, abrangendo tanto os conteúdos manifestos (principais temas e idéias) como também o conteúdo latente (informação do contexto). Foram construídas categorias a priori, a partir do referencial teórico, e categorias a posteriori, surgidas das leituras e imersão nos documentos selecionados. |
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RESULTADOS:
A política educacional, a partir dos anos 1990, mostra atenção para o desenvolvimento científico e tecnológico vivenciado no mundo e preocupação com uma educação que reflita esse avanço. Diferentemente de suas antecessoras, a atual LDB traz expressa referência à necessidade de uma formação científica e tecnológica na educação básica, começando no ensino fundamental. Portanto, os PCN enfatizam a necessidade de se utilizar computadores como ferramenta auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos nas distintas disciplinas. Conforme reconhece o Parecer CNE/CP nº 9/2001, há uma ausência de conteúdos relativos às TIC nos currículos dos cursos de formação docente. A Resolução CNE/CP nº 1/2002 tenta solucionar essa defasagem, exigindo que cada instituição prepare o docente para o uso dessas tecnologias. Para tanto, será necessário oferecer instalações físicas e recursos humanos e materiais adequados a uma formação científica e tecnológica do futuro professor. Somente em 1997, foi implantado um programa educacional mais efetivo para promover em nível nacional o uso da telemática como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio: o PROINFO. No âmbito municipal e estadual, contudo, ainda não há uma política pública estruturada dirigida à formação de professores para o uso das TIC na escola. Existem apenas alguns projetos e programas específicos para formar docentes no uso pedagógico do computador e inserir computadores nas escolas. |
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CONCLUSÕES:
Observou-se que, em geral, nos conteúdos dos documentos há uma preocupação em inserir as TIC no sistema escolar, reconhecendo as potencialidades e mudanças que estas podem provocar na educação, sobretudo nas mais diferentes áreas do conhecimento. Os PCN, por sua vez, apesar de citarem a importância do uso das tecnologias na educação, fazem isso de maneira sutil e muito superficial. De forma que é mais presente, no texto dos PCN, a orientação para os professores desenvolverem nos alunos a consciência e o senso crítico a respeito da evolução científica e tecnológica e não o uso em si das tecnologias como recurso didático, principalmente nos PCN do ensino médio. Quanto à formação docente, as diretrizes curriculares nacionais para a formação inicial de professores da educação básica em nível superior e para o ensino médio na modalidade normal enfatizam a urgência de incluir as TIC nos cursos de formação. O PROINFO visa não só inserir computadores nas escolas públicas como também preparar os professores para sua utilização pedagógica e torná-los futuros multiplicadores desse conhecimento. No âmbito municipal e estadual, percebe-se que ainda não há uma política educacional estruturada referente à inclusão das TIC no sistema escolar e à formação docente para sua utilização. O que se tem são ações realizadas pelas Secretarias de Educação em conjunto com o MEC ou, em alguns casos, em parceria com empresas e universidades, para implantação de programas e projetos na área. |
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Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)/Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) | ||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Política Educacional; Formação Docente; Tecnologias de Informação e Comunicação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |