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B. Engenharias - 1. Engenharia - 7. Engenharia de Transportes
DETERMINAÇÃO DAS PRINCIPAIS VIAS DE ATROPELAMENTO DE RECIFE-PE: ESTUDO DAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA VIÁRIA
Natália de Morais Bezerra 1 (nataliansht@upe.poli.br), Giuliana Lins Cavalcanti 1, Juliana Claudino Véras 1 e Béda Barkokébas Junior 1
(1. Núcleo de Segurança e Higiene do Trabalho - NSHT, Escola Politécnica de Pernambuco - POLI/UPE)
INTRODUÇÃO:
O abrupto crescimento populacional do país, nas últimas décadas, vem adensando as áreas urbanas, promovendo a redução das calçadas em prol do alargamento de vias, de modo a atender ao aumento da frota de veículos. Dessa forma, o trânsito tornou-se uma verdadeira disputa entre seus usuários em busca da maior fluidez em seus deslocamentos diários. Desencadeando, assim, a problemática dos acidentes de trânsito (AT) que afeta diretamente o convívio em sociedade. Segundo divulga a Organização Mundial de Saúde – OMS, os AT nas vias levam à morte em todo o mundo, em média, 3242 pessoas por dia, gerando um custo de 518 bilhões de dólares anuais. (WHO, 2004). Estudos têm apontado como principal causa dos acidentes de trânsito o desequilíbrio educacional entre motoristas e pedestres (RIOS; PESSOA; BARKÓKEBAS JR., 2001). No Brasil, segundo dados do IPEA – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (2003), verifica-se que 60% dos mortos no trânsito são transeuntes. Fato este, compreensível, pois envolve o homem enquanto pedestre, elemento vulnerável diante da crescente motorização dos centros urbanos. A gravidade desses acidentes sinaliza a tomada imediata de ações que promovam a redução dos mesmos. Assim sendo, o presente trabalho busca, na medida em que identifica e realiza um estudo dos principais corredores de atropelamento do Recife, apontar soluções técnicas da engenharia de segurança que possam, eficazmente, contribuir para a redução dessas fatalidades.
METODOLOGIA:
A pesquisa iniciou suas atividades com o censo da literatura pertinente ao tema, nas áreas de segurança viária, educação no trânsito, bem como consulta a anuários estatísticos nacionais e internacionais, objetivando o entendimento das atuais condições deste grave problema social. A segunda etapa consistiu na formação de vínculo institucional com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife – CTTU, mais especificamente o Departamento de Estatística e Educação no Trânsito. Com isso, a equipe executora do estudo obteve acesso aos Boletins de Ocorrência – BO do ano de 2003, documentos que apresentam informações referentes às condições do local, do veículo e das vítimas do AT. Diante do quantitativo de informações, houve a necessidade de elaboração de um check-list que condensasse os dados relevantes para a pesquisa. Iniciou-se, então, o efetivo levantamento de dados. Foram selecionados, ao todo, 348 BO de acidentes do tipo atropelamento, dentre dos 11.739 boletins preenchidos no referido ano. Posteriormente, procedeu-se a criação de um banco de dados o qual foi submetido a um tratamento estatístico descritivo por intermédio do Software de Estatística SPSS 11.01 for Windows. Foi possível, então, apontar e caracterizar as principais vias de atropelamento do Recife. Por último foram realizadas visitas aos locais com o propósito de estudar as condições de segurança viária das vias em questão e, por conseguinte, identificar técnicas e dispositivos de segurança adequados.
RESULTADOS:
Com base nos dados fornecidos pela CTTU sobre os acidentes verificados em 2003, foi possível constatar que os atropelamentos representaram 3,1% do total de AT, sendo, no entanto, responsável por 45,6% dos óbitos no trânsito. Este elevado percentual denuncia a violência das ruas que compõem o sistema viário da cidade do Recife. Observou-se, ainda que em 67,5% dos casos existia sinalização no sistema viário e esta estava em condições satisfatórias. As Avenidas Marechal Mascarenhas de Morais e Caxangá apresentaram-se como as vias urbanas em que mais se registrou ocorrência de atropelamentos com pedestres no referido ano, com 22 e 21 casos respectivamente (12,35% do total). Verificou-se nestas avenidas, que em 83,7% dos casos aconteceram ao longo da via; 81,4% em tempo bom; 51,1% dos semáforos não estavam defeituosos; 74,4% da sinalização em bom estado e em 83,7% das ocorrências a via apresentava-se conservada. Na pesquisa de campo evidenciou-se a desobediência do pedestre à sinalização de trânsito e a imprudência dos mesmos nas travessias, normalmente feitas na diagonal e em pontos de alta velocidade dos veículos. As sinalizações estavam presentes ao longo de todos os corredores inspecionados, no entanto algumas se apresentavam em inadequado estado de conservação.
CONCLUSÕES:
O alto índice de mortalidade registrado em 2003 sinaliza ser necessária a tomada de medidas que diminuam a violência das ruas. Para tanto, a intensificação de campanhas educativas voltadas ao pedestre, bem como vinculação destas com a implantação de dispositivos de segurança viária mais adequados e modernos (integrantes da política do Traffic Calming) representam medidas de segurança alinhadas ao propósito de redução de atropelamentos.O desenvolvimento de uma cultura de prevenção e cooperação entre os usuários do espaço público é de suma importância, afinal, o trânsito é um fenômeno de interação social. Sendo assim, a criação e manutenção de programas educacionais, voltados aos condutores e pedestres, constituem medidas que promovem uma redução dos acidentes, uma vez que norteiam o comportamento das pessoas, estabelecendo critérios de preferência. Ou seja, o condutor saberá em quais situações deve priorizar a circulação de pedestres e vice-versa. Pequenas intervenções na geometria das vias e nos dispositivos de segurança viário já existentes, também diminuem significativamente os acidentes de trânsito do tipo atropelamento. Diante do exposto, fica patente que a redução de AT, notadamente dos atropelamentos, é uma meta tangível. Para isso, é fundamental a realização de aprofundadas análises dessas fatalidades buscando suas causas. Como efeito, obtém-se a identificação de oportunidades de melhorias no âmbito da engenharia de segurança e da gestão de trânsito.
Instituição de fomento: Universidade de Pernambuco - UPE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Atropelamento; Segurança no Trânsito; Traffic Calming.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005