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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PROCESSO AVALIATIVO DISCENTE QUANTO AOS CRITÉRIOS E INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS, PROFESSORES E SUPERVISORES EDUCACIONAIS
Marilda Portal Viana 1 (assers@terra,com.br) e Lilian Mary Martins Zieger 2
(1. Pós- Graduanda do Depto. de Educação, Ciências Humanas e Letras - URCAMP/RS; 2. Profa. Dotda. do Depto. Pesquisa da ASSERS/RS e Orientadora de monografias URCAMP/RS)
INTRODUÇÃO:
A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que requer atenção especial, principalmente no que se refere à avaliação discente, aos critérios e aos instrumentos utilizados, na concepção de alunos, professores e supervisores educacionais, assim como conhecer a legislação que a rege. Para realizar este trabalho buscamos a fundamentação teórica em Paulo Freire, Sandra Mara Corazza, Antônia Medina, Rubem Alves, Miguel Arroyo e outros, além da legislação Federal e Estadual, pareceres e regimentos escolares.
METODOLOGIA:
Os dados coletados foram levantados através de uma pesquisa por amostragem, qualiquantitativa, com alunos e professores e entrevistas com supervisores da Rede Estadual de Ensino do município de Santo Antônio da Patrulha, na modalidade EJA.
RESULTADOS:
Quanto aos resultados obtidos encontramos as duas visões de escola, a tradicional que classifica e exclui e a construtivista que inclui e valoriza o que o aluno já sabe, embora com pouca expressividade.
CONCLUSÕES:
O que predomina é uma escola tradicional em que a avaliação segue os mesmos critérios e instrumentos do ensino regular, assim como a metodologia utilizada e os conteúdos trabalhados. Constatamos que os professores e supervisores estão constantemente se atualizando para encontrar a melhor forma de atender os alunos da Educação de Jovens e Adultos e sabem da necessidade de mudanças urgentes para esta modalidade de ensino.
Instituição de fomento: Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul-ASSERS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  EJA; Processo; Avaliação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005