IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
A INDÚSTRIA DE SOFTWARE EM SALVADOR E SEU DESENVOLVIMENTO RECENTE
João Tiago Jesus Santos 1 (joaotiago1@yahoo.com.br), Othon Jambeiro 1 e Jussara Borges 1
(1. Instituto de Ciência da Informação, Universidade Federal da Bahia - UFBA)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho aborda um dos esteios da Sociedade da Informação - o software. No atual contexto sócio-econômico, este componente de infra-estrutura de informação, aliado ao hardware, apresenta-se como a principal ferramenta tecnológica para as atividades de processamento e gerenciamento de informação e comunicação. Considerando-se tal relevância, faz-se um estudo sobre a indústria de software existente na cidade de Salvador/BA, visando analisar sua organização e funcionamento. Foram levantados dados sobre representação quantitativa, porte, ano de fundação, atividades no tratamento de software (tipos de categorias, domínios e aplicações produzidos) e certificação, de uma amostra das empresas da cidade.
METODOLOGIA:
A metodologia abrangeu: levantamento de material bibliográfico acerca de software e indústria de software (conceitos, categorias, domínios, etc.); estudo contextual sobre o setor de software brasileiro e baiano; e realização de entrevistas com representantes de empresas, entidades e associações soteropolitanas do segmento de software, visando à coleta de informações referentes à indústria local. Foram analisadas 20 empresas estabelecidas em Salvador/BA, o que representa 8,23% do total da população ativa de desenvolvedores de software (243), cadastrada na JUCEB (Junta Comercial do Estado da Bahia), até dezembro de 2002. Foram colhidos também dados sobre a estrutura e funcionamento da indústria de software, no nível nacional. Realizados os processos de estudo da literatura e de entrevistas, fez-se o tratamento sistematizado das informações coletadas, tendo em vista a elaboração de análise sobre o estágio atual da indústria de software estabelecida em Salvador/BA.
RESULTADOS:
A SOFTEX-BA (Sociedade para a Promoção do Setor de Software Brasileiro), estima que 300 empresas desenvolvem software em Salvador, sendo que 113 organizações já procuraram o apoio dessa entidade para o desenvolvimento de soluções em Informática. Apenas 57 delas estão associadas à ASSESPRO-BA (Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet da Bahia).Tais informações, coletadas em dezembro de 2004, revelam que há uma substancial parcela dessa população industrial que desconsidera a cultura do associativismo. Quanto ao porte das organizações, constatou-se que predominam as de micro e pequeno porte, considerando-se o critério força de trabalho. No que se refere ao ano de fundação e início das atividades em Informática, a vasta maioria das empresas se estabeleceram a partir do início da década de 1990. As categorias mais desenvolvidas são os pacotes e os softwares customizados. Já com relação aos domínios, a administração pública e privada, os serviços e a indústria são os mais produzidos.Quanto às aplicações desenvolvidas, destaque para a administração de serviços e para a construção de sistemas WEB. Verificou-se também que é baixa a quantidade de empresas que conhecem e/ou usam normas da qualidade de produtos e modelos para melhoria dos processos de software – o que resulta num número reduzido de organizações certificadas.
CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos permitiram constatar que há um altíssimo grau de semelhança entre as indústrias local e nacional. Entre os diversos tipos de variantes analisados, é possível verificar que os aspectos peculiares à indústria de software estabelecida em Salvador acompanham a realidade do setor brasileiro. Algumas das características que ilustram e ratificam tal conclusão, referem-se à predominância de micro e pequenas organizações atuantes nesse mercado e à total compatibilidade entre as categorias e domínios produzidos. É interessante ressaltar, dentro do tópico de categorias produzidas, que a embedded software (software embarcado/embutido) apresenta-se como a menos desenvolvida em ambas as esferas – na amostra de Salvador ela não é produzida. Outro aspecto que se evidencia é a baixa população de empresas certificadas em Salvador e no Brasil. Trata-se de um ponto em que devem ser envidados muitos esforços, tendo em vista a melhoria da qualidade e competitividade dos produtos desenvolvidos.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPQ
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Software; Indústria de Software; Indústria de Software - Salvador/BA.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005