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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
DIAGNÓSTICO SÓCIO-ECONOMICO DOS ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CUIABÁ
Filomena Maria de Arruda Monteiro 1 (filmonteiro@bol.com.br), Aparecida Maria de Paula Barbosa da Silva 1, Kelly Katia Damasceno 1, Greice Kelly de Siqueira 2 e Lucinete Silva de Jesus 2
(1. Programa de Pós-Graduação em Educação/IE , Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT.; 2. Depto. de Pedagogia/IE, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT)
INTRODUÇÃO:
O Projeto A Formação Continuada de Professores em Exercício nas Séries Iniciais: investigando aprendizagens profissionais, visa refletir e contribuir com a problemática da formação continuada de professores em exercício nas séries iniciais da rede pública de ensino e na implementação de estratégias reflexivas/investigativas que apontam a superação da racionalidade técnica presente nas propostas de formação. Baseia-se nos princípios da pesquisa colaborativa, em que a investigação é concebida como um processo social e colaborativo de aprendizado conduzido por grupos de pessoas que se reúnem em torno da mudança de práticas por meio das quais interagem em um mundo compartilhado socialmente. O estudo que ora se apresenta, é a primeira etapa deste projeto, que resultou no levantamento e delineamento do diagnóstico sócio-econômico dos alunos da escola Professora Diva Hugueney Siqueira Bastos. Tal estudo objetivou conhecer melhor os alunos e construir uma relação de maior aproximação entre escola-família, favorecendo o sucesso escolar e buscar subsídios para a construção do Projeto Político Pedagógico da escola, visando a melhoria da qualidade de ensino.
METODOLOGIA:
Utilizou-se para a coleta de dados análise de documentos e questionário. Na análise documental consultou-se as fichas de matrícula e outros documentos existentes na unidade escolar, em que observou-se entre outros dados, a renda e a constituição familiar. Já o questionário elaborado com quatorze questões abertas e fechadas, foi aplicado às famílias dos alunos do ensino fundamental ciclado e da modalidade de educação de jovens e adultos, em que foi observado a escolaridade das famílias e indicadores de interação escola-família. A escola atende alunos de sete bairros, porém, o estudo foi realizado no bairro Jardim das Aroeiras, onde se localiza a escola e encontra-se um grande número de alunos matriculados, e no bairro Serra Dourada por ser mais próximo à escola. O número de alunos matriculados nestes dois bairros perfaz um total de trezentos e setenta e seis alunos, que corresponde a uma média de cento e oitenta e oito famílias, desse total setenta e duas famílias responderam ao questionário, equivalendo trinta e oito por cento de famílias atendidas por aquela unidade escolar.
RESULTADOS:
Nos dois bairros, observou-se diferenças sócio-econômicas como as condições de moradia e estrutura familiar. O bairro Jardim das Aroeiras apresenta melhores condições de infra-estrutura, pelo fato de ter surgido a partir de um Conjunto Habitacional Popular. Já no bairro Serra Dourada, surgido a partir de invasão, encontrou-se dificuldade de acesso expondo os alunos a várias situações de riscos. Na maioria das casas visitadas as condições de moradia eram boas. A quantidade de moradores em cada casa era em média de quatro a cinco pessoas, cujo nível de escolaridade é ensino médio incompleto, havendo o caso de um pai não alfabetizado e uma mãe com nível superior. A renda familiar é em média de meio a dois salários mínimos. O acompanhamento das atividades escolares é feito pelos pais, revelando assim , conforme outras pesquisas, que há um mito produzido pelos professores de que os pais ignoram o desempenho escolares dos filhos. Evidenciou-se também, a existência de expectativa dos pais de que a escola seja o local de conhecimento, de preparação acadêmica, de proteção e ascensão social, acreditando no sucesso escolar dos filhos. Observou-se também que os pais desejam participar mais ativamente das atividades propostas pela escola, mostrando o quanto valorizam as mesmas, e ainda que não entendam toda a proposta pedagógica da escola, atribuem um valor significativo a essas experiências escolares.
CONCLUSÕES:
Ao finalizar esta etapa do estudo, percebeu-se que o perfil sócio-econômico dos alunos é um indicador importante e que deve ser considerado como subsídio pela equipe da escola ao traçar sua proposta pedagógica que atenda à diversidade cultural e a realidade social destes. Neste sentido, os dados do estudo apresentado, revelam uma heterogeneidade no perfil sócio-econômico das famílias pesquisadas, confirmando estudos realizados por Lahire 1997, em que se constata que é mais raro encontrar configurações familiares cultural e moralmente homogêneas. A heterogeneidade é um dos fatores que dificulta a interação escola-família, tendo em vista a necessidade de se repensar o tempo e o espaço escolar, bem como, a formação de professores, de forma a garantir melhor qualidade de ensino.
Palavras-chave:  perfil sócio-econômico; interação escola-família; atividades extra-curriculares.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005