IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 1. Gestão e Administração - 9. Gestão e Administração
SISTEMA INTELIGENTE PARA SUPORTE À ESTIMAÇÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM OPERAÇÕES POR ORDEM.
Antônio Artur de Souza 1 (artur@face.ufmg.br), Rafael Gatto 2, João Otávio Endrici Montanha 3, Luciano Takao Toyshima 2 e Taciana Berti 3
(1. Depto. de Ciências Contábeis, Faculdade de Ciências Econômicas – UFMG; 2. Depto. de Informática, Universidade Estadual de Maringá – UEM; 3. Depto. de Administração, Universidade Estadual de Maringá – UEM)
INTRODUÇÃO:
A globalização da economia tem provocado mudanças e transformações no mercado mundial e também no brasileiro, tornando-o mais competitivo e exigente. A facilidade de acesso à informação, a expansão de mercados, a popularização da tecnologia e o aumento da competitividade são fenômenos que trazem conseqüências marcantes para o processo de gestão empresarial. As Empresas de Produção por Encomenda (EPEs), objeto de estudo desta pesquisa, possuem a particularidade de fabricarem seus produtos a partir de pedidos de clientes e, dessa forma, concorrerem com outras empresas no sentido de ganharem pedidos para a fabricação de bens ou para o fornecimento de serviços. Assim sendo, quanto mais precisa for a estimação dos custos de produção, maiores serão as chances de a empresa receber pedidos de fabricação. Este trabalho visa apresentar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo desenvolver um sistema de suporte à decisão para a estimação de custos e a formação de preços em EPEs. O sistema CEPSS (Cost Estimation and Pricing Support System) foi desenvolvido usando o paradigma do ciclo de vida clássico, mais conhecido como modelo cascata, segundo o qual utiliza-se uma representação gráfica como diagrama de fluxo de dados e de controle, além de diagramas de entidade e relacionamento para modelar o sistema em questão.
METODOLOGIA:
O sistema CEPSS foi desenvolvido de acordo com o paradigma do ciclo de vida clássico da engenharia de software. Esse modelo exige uma abordagem seqüencial e sistemática, contemplando as seguintes atividades: análise de requisitos, projeto, codificação, teste e manutenção. A análise de requisitos foi feita através de entrevistas e questionários semi-estruturados e seguiu três objetivos principais: descrever as exigências das EPEs, estabelecer a base para a criação do projeto de software e definir um conjunto de requisitos que seriam validados ao término do desenvolvimento. A fase de projeto foi realizada através de diagramas de fluxo de dados e de controle, diagramas de entidade e relacionamento, e diagramas de transição de estados. A codificação foi feita utilizando-se o ambiente de desenvolvimento “Borland Delphi 7” e o banco de dados Paradox. A fase de teste e de manutenção implica atividades permanentes, realizadas através da implantação do sistema CEPSS nas EPEs. A presente pesquisa, que é de caráter exploratório e de natureza qualitativa, utilizou-se de estudo de casos, e foi conduzida em empresas que operam com produção por encomenda. Os questionários foram preparados especialmente para cada estimador de custo, em função das características da empresa. Este trabalho envolveu também pesquisa bibliográfica e documental.
RESULTADOS:
O Sistema CEPSS é um sistema de suporte à decisão (SSDs) que foi implementado para dar suporte a profissionais responsáveis pela estimação de custos e formação de preços. É composto por quatro módulos principais: Estimação, Regras, Ajustamento e Bases de Conhecimento. O módulo Regras é constituído de perguntas que estão divididas em quatro grupos: perguntas relacionadas ao produto, ao cliente, à empresa e à competitividade de mercado. De acordo com as respostas dadas, o sistema segue um “caminho” determinado pelas regras; após colher as respostas a todas as perguntas, o sistema gera uma série de recomendações que ajudam na precificação do produto. O módulo Estimação é usado para estimar os custos dos produtos e, também, refinar estimativas passadas. O módulo Ajustamento permite a análise dos custos históricos e atuais. Essa análise leva em consideração todos os dados registrados na Estimação de custos, possibilitando a identificação dos motivos de variações/discrepâncias entre os custos estimados e os custos reais. O módulo Bases de Conhecimento objetiva manter registradas informações e regras cruciais para a estimação de custos e a formação de preços; a prerrogativa é que esses conhecimentos sejam atualizados constantemente e que novas regras sobre competidores e clientes sejam incluídas na medida em que forem surgindo na prática. Além desses componentes, o sistema contém também três bases de dados: Custos Históricos, Regras Aplicadas e Recomendações Aplicadas.
CONCLUSÕES:
As EPEs não adotam um método específico para estimar custos e formar preços; adota-se, em geral, um sistema misto, utilizando-se da experiência do estimador e, ao mesmo tempo, do método de custeio por absorção, conjugados num sistema de informações computadorizado. No intuito de minimizar esse problema, desenvolveu-se o CEPSS, um sistema para organizar as informações e fazer com que estas estejam à disposição dos decisores, guiando-os no processo de estimação de custos e de formação de preços. A utilização do sistema permite que os relatórios elaborados pelos profissionais durante os processos de estimação de custos e de formação de preços permaneçam armazenados no sistema, permitindo consultas que podem esclarecer aspectos que, caso desconhecidos, dificultariam ou tornariam imprecisa a tomada de decisão. Um sistema dessa natureza oferece aos tomadores de decisão mais possibilidades para sobreviverem à competitividade do mercado e proporciona a formação de preços de forma mais competitiva. Tais preços são mais adequados à realidade operacional, pois consideram os custos de todo o processo de produção, incluindo os custos com a venda final do produto, como embalagens e logística de entrega.
Palavras-chave:  Estimação de custos; Formação de preços; Suporte à decisão.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005