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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
ESTUDOS DE CASOS ABORDANDO QUESTÕES SÓCIO-CIENTÍFICAS COMO ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
Luciana Passos Sá 1 (lucianasa@iqsc.usp.br) e Salete Linhares Queiroz 1
(1. Instituto de Química de São Carlos, Universidade de São Paulo - USP)
INTRODUÇÃO:
A introdução de aspectos sócio-científicos no currículo de ciências tem sido recomendada com diferentes propósitos entre os quais destaca-se o de encorajar os alunos a desenvolver uma ação social responsável a partir de questões vinculadas à sua realidade. Este propósito relaciona-se ao desenvolvimento da capacidade de tomada de decisão, a qual pode ser compreendida como a maneira racional de escolha entre meios alternativos de ação (relativas às questões sociais ou públicas), que requerem um julgamento em termos de seus valores. A partir desta perspectiva desenvolvemos um estudo com alunos da disciplina Comunicação e Expressão em Linguagem Científica II do Instituto de Química de São Carlos – USP. A atividade proposta envolveu a metodologia de Estudo de Caso e os alunos buscaram coletivamente possíveis alternativas de solução para resolução dos casos. Todos os casos elaborados envolviam aspectos sócio-científicos e foram baseados em publicações de pesquisas recentes na área de ciências realizadas no Brasil. Segundo Lipman (1995), as habilidades de raciocínio, de investigação, de formação de conceitos e de tradução são expressões utilizadas para indicar grupos de habilidades cognitivas. Desta forma, este procedimento teve como objetivo principal verificar em que medida a atividade realizada proporcionou o desenvolvimento de tais habilidades.
METODOLOGIA:
A primeira etapa da proposta foi cumprida no segundo bimestre letivo, quando os alunos foram informados de que as atividades deste período envolveriam o trabalho com estudo de casos. Nesta ocasião grupos de no máximo quatro alunos foram formados e cada grupo recebeu o caso com o qual iria trabalhar durante o bimestre. Foi ministrada uma aula expositiva, onde foram explicitadas as formas de trabalho com os casos e as premissas para o desenvolvimento dos mesmos. No decorrer do bimestre os alunos receberam questões relacionadas ao caso, e estas implicavam no cumprimento de várias etapas relacionadas ao processo de tomada de decisão. Alguns momentos foram reservados para discussão, ocasião em que os alunos apresentavam o desenvolvimento dos seus casos e as dificuldades encontradas. Na última semana do bimestre os grupos fizeram apresentações orais revelando a resolução do caso, em um intervalo de 15 a 20 minutos. Após a apresentação a professora solicitou aos demais grupos que procurassem sanar as suas possíveis dúvidas e fizessem questionamentos com relação à pertinência da alternativa encontrada. No final de todo o processo, os estudantes responderam a um questionário que consistia de uma escala de resposta tipo Likert, cinco pontos variando entre “discordo fortemente” e “concordo fortemente” em relação a sua percepção quanto ao desenvolvimento das habilidades adquiridas após a realização da atividade proposta.
RESULTADOS:
Foram analisadas um total de 47 avaliações. O questionário utilizado como instrumento de avaliação continha oito afirmações referentes ao desenvolvimento das habilidades cognitivas almejadas com a atividade e uma referente ao desenvolvimento da capacidade de realizar trabalhos em grupo. Obtivemos um total de 38,6% de concordância parcial e 47,3% de concordância total em relação às declarações a respeito das habilidades cognitivas adquiridas pelos alunos. Este número mostra as impressões positivas dos alunos em relação à atividade e o reconhecimento do desenvolvimento das habilidades que foram aprimoradas no decorrer do processo. Quanto ao desenvolvimento da capacidade dos alunos em realizar trabalhos em grupo, obtivemos um total de 10,6% de concordância parcial e 63,8% de concordância total em relação a esta questão, fato que pôde ser comprovado pela participação ativa de todos os membros do grupo durante as discussões promovidas após as apresentações orais. Isto comprova que a resolução do caso foi buscada coletivamente, não tendo ocorrido uma participação predominante de alguns membros, em detrimento da participação dos demais.
CONCLUSÕES:
Os dados apresentados em tópico anterior permitem sugerir que a experiência pedagógica foi bem-sucedida, uma vez que a avaliação de todas as declarações relacionadas à percepção dos alunos sobre o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas, assim como o desenvolvimento da capacidade de realizar trabalho em grupo, mostraram uma grande percentagem de respostas apresentando concordância total ou parcial. De tal modo, podemos constatar a eficiência da atividade proposta quando se pretende desenvolver habilidades cognitivas por meio de trabalhos em grupo com alunos no Ensino Superior de Química.
Palavras-chave:  Estudo de Caso; Ensino Superior; Habilidades cognitivas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005