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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | ||
A DIMENSÃO AMBIENTAL NO ENSINO PÚBLICO COMO INSTRUMENTO PARA GESTÃO DE RESÍDUOS EM ÁREAS DE MANANCIAIS | ||
Ana Luiza Brandizzi 1 (albrandizzi@yahoo.com.br), Alice Itani 1, Elba Sá Barreto 2 e Dorival Barreiros 1 | ||
(1. Departamento de Meio Ambiente, Campus Universitário - SENAC; 2. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo - USP) | ||
INTRODUÇÃO:
A dimensão ambiental, no ensino público, como instrumento da Gestão de Resíduos em Áreas de Mananciais, visa detectar, qualificar e estabelecer princípios de interação entre a gestão municipal de resíduos e o processo educacional da comunidade a que se refere, através dos Temas Transversais. A educação ambiental e a gestão de resíduos envolvem aspectos múltiplos de atuação e é tema recente emergencial para o desenvolvimento sustentável previsto pela Agenda 21. A questão da sustentabilidade traduz-se numa problemática, na proporção em que se investigam os impactos que as sociedades urbanas contemporâneas causam, considerando o grau de complexidade qualitativo e quantitativo de suas conseqüências ao meio ambiente. O presente trabalho faz um estudo da dimensão ambiental, através dos temas transversais em escolas estaduais da cidade de Cotia, e de sua atual gestão dos resíduos. A cidade está localizada na região metropolitana de São Paulo, localizada a 30 km da capital, integrando a Reserva da Biosfera, onde serão identificados seus aspectos sócio-econômicos, culturais e educacionais, as suas estratégias administrativas em andamento e a caracterização ambiental na região. Sendo uma importante região de mananciais que inclui Reserva Florestal, pretende-se verificar o quanto a comunidade, juntamente com gestores, educadores e população, está ciente desta condição com relação às ações que garantam a saúde e a preservação ambiental, através de programas educacionais. |
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METODOLOGIA:
Definiram-se os aspectos significativos através de dados secundários recentes, até 2004, relativos à coleta de lixo e projetos de EA, fornecidos pela Secretaria de Limpeza Urbana, Diretoria do Meio Ambiente e Secretaria de Educação por meio de seus representantes e responsáveis. Os dados primários foram levantados a partir de aplicação de questionário em escolas públicas estaduais do ensino fundamental e ensino médio. Pretende-se que esta pesquisa, quanto ao seu propósito, seja, segundo Pinsonneault & Kraemer (1993), elaborada a partir de conceitos para um teor descritivo e exploratório do momento de 2002 a 2004. Em um primeiro momento, foi realizado um censo das escolas estaduais de Cotia, voltado para a questão da educação ambiental, momento em que esses dados são primários, quantitativos e qualitativos, resultantes de questionário de pesquisa aplicado aos gestores e coordenadores dos estabelecimentos de ensino públicos de Cotia. Destas 28 escolas, em um primeiro levantamento realizado a partir de dados obtidos pelo questionário, 14 desenvolvem ou desenvolveram, entre 2003 e 2004, algum projeto relacionado ao meio ambiente. A partir deste levantamento, houve um aprofundamento, através de entrevista por telefone e pessoalmente, destes projetos no que se refere à qualidade e amplitude que demonstraram. |
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RESULTADOS:
Na primeira fase, foi realizado questionário nas 28 escolas estaduais da cidade de Cotia. Os resultados obtidos, da aplicação da primeira fase do questionário, para as questões fechadas foram: 1) Participou de algum curso sobre Educação Ambiental? Resp: 61% não participaram, 25% participaram e 14% não responderam; 2) A escola desenvolve algum projeto em Meio Ambiente? Resp: 57% sim, 25% não e 18% não responderam; 3) Que tipo de projeto está desenvolvendo? Resp: 50% coleta seletiva, 43% sobre o meio ambiente e 7% outros; 4) Os professores coordenadores estão satisfeitos em como os Temas Transversais estão sendo abordados nos projetos pedagógicos? Resp: 64% não, 36% sim. As questões abertas mais relevantes foram: 1) O que você entende por Educação Ambiental?; 2) Qual a importância da educação ambiental na formação da cidadania da comunidade?; 3) Qual a importância da direção escolar e da Diretoria de Ensino para o desenvolvimento de projetos em Educação Ambiental? |
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CONCLUSÕES:
Integrando os diversos conceitos e reflexões que se apresentam pela problemática local existente, pela revisão bibliográfica e pela pesquisa aplicada, confere-se o baixo nível de informações da comunidade, incluindo o ambiente da escola e do poder público diante das importantes características ambientais da cidade, principalmente no que se refere à questão dos resíduos sólidos domiciliares e ao consumo consciente. Isso justifica o incipiente e quase inexistente envolvimento da comunidade escolar em programas ambientais para a preservação, redução do consumo e reciclagem. Daí, conclui-se, a importância da formulação de programas específicos extensivos para rede pública de ensino e a gestão municipal nas regiões de mananciais a curto e médio prazos como etapa inicial da discussão sobre desenvolvimento sustentável. O grau de interação das esferas federal, estadual e municipal é o que vai garantir o efetivo desenvolvimento e resultados de programas de forma a integrar e abranger as estratégias. A cidadania e o envolvimento da comunidade se apresentam como conseqüência a essas estratégias, já que cabe ao poder público o papel de articulador desses programas e as condições para sua efetivação e acompanhamento. Iniciativas isoladas não garantem a legitimidade das ações perante a comunidade, que, por outro lado, fortalecem a idéia de distanciamento dos interesses dessa comunidade com os da gestão pública. |
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Instituição de fomento: Bolsa Mestrado - Secret de Educ do Estado de São Paulo | ||
Palavras-chave: Educação Ambiental; Temas Transversais; Áreas de Mananciais. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |