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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
SISTEMA DECIMAL: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E DOMÍNIO CONCEITUAL APRESENTADOS POR PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Marcilia Chagas Barreto 1 (mbarreto@secrel.com.br), Duane Vinhas Caldas 2, 3, Madeline Gurgel Barreto Maia 3, Milena Oliveira David de Vasconcelos 2, 3 e Roberta Fernandes Rodrigues 2, 3
(1. Profa. Dra. do Centro de Educação, Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Bolsista de Iniciação Científica, Universidade Estadual do Ceará - UECE; 3. Graduanda em Pedagogia, Universidade Estadual do Ceará - UECE)
INTRODUÇÃO:
A avaliação da aprendizagem em matemática tem evidenciado baixo índice de aproveitamento dos alunos. A literatura aponta, dentre outros, problemas com o domínio do Sistema Decimal. Afirma-se que por tal ausência de domínio, as crianças não compreendem as operações fundamentais, núcleo central do currículo de matemática das séries iniciais do Ensino Fundamental. Um trabalho que não estabeleça relação entre estes diferentes conteúdos implicará em levar as crianças a resolver “continhas” usando memorização, da mesma forma como se recita tabuada e utilizando ‘regras’ para resolver problemas complexos, que envolvem ‘vai um’ ou ‘empréstimo’. Trabalho realizado com formandos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará também apontou lacunas semelhantes na conceituação de estudantes de pedagogia. A partir desse conjunto de informações, buscou-se investigar se professores que estão em sala de aula compreendem o Sistema e se são capazes de propor estratégias para que o processo de aprendizagem seja significativo a seus alunos. Para isto foram realizadas entrevistas clínicas com os seis professores de uma escola pública. A análise dos dados apontou para falhas no domínio do sistema, também por parte dos docentes entrevistados. Eles resolvem os problemas de forma mecânica, não estabelecendo relações com o sistema decimal; não interpretam corretamente os problemas, realizando operações inadequadas; evidenciam pobreza de estratégia. A pesquisa contou com apoio da FUNCAP e UECE.
METODOLOGIA:
Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo em que se investigou como professores das séries iniciais do Ensino Fundamental compreendiam e explicavam a utilização do Sistema Decimal, quando resolviam problemas de aritmética. Para isto foi proposto um exercício em que constavam cinco situações-problema envolvendo operações fundamentais e sistema métrico. A partir de sua resolução realizava-se uma entrevista clínica nos moldes piagetianos.Com ela buscava-se perceber as razões que levaram o professor a resolver o problema da forma como o fez, bem como que estratégias utilizaria, caso necessitasse explicar os problemas a uma criança. Como campo foi utilizada uma escola da rede pública estadual, na qual foram entrevistados os seis professores responsáveis pelas referidas séries. A entrevista foi realizada individualmente, sem roteiro pré-estabelecido. Na medida em que cada uma das questões era concluída iniciava-se um diálogo visando explorar os diferentes tipos de resoluções apresentadas. Os testes foram resolvidos por escrito e as entrevistas gravadas e transcritas, com autorização prévia de cada participante, constituindo a base de dados para o entendimento da conceituação acerca do Sistema Decimal de que são portadores aqueles professores. Realizou-se uma oficina de resolução dos problemas propostos e apresentação de estratégias alternativas, oportunidade em que se registrava a explicitação de dúvidas ou de domínio conceitual acerca do sistema decimal, por parte das professoras.
RESULTADOS:
Diante das 5 questões propostas aos 6 professores, portanto 30 questões, pôde-se perceber a presença de 10 acertos, 6 desistências e 14 questões erradas. Uma professora recusou-se a resolver qualquer dos problemas propostos. A questão em cujo enunciado estava explícita a operação a realizar foi a de maior êxito, tendo sido resolvida corretamente por todos os demais participantes. Falhas na interpretação da operação requisitada pelos outros problemas foram responsáveis pela utilização de operações inadequadas e resultados incorretos. Na explicação dos procedimentos adotados detectaram-se as seguintes falhas de compreensão do sistema decimal: incompreensão das transformações de ordens menores em maiores, nas operações com “vai um” e o “pedir emprestado”. Incompreensão da vírgula como marco de separação entre a parte inteira e a parte decimal. Dificuldades em proceder e compreender a transformação entre diferentes unidades métricas, principalmente quando não se trata apenas de transformar m para cm. Incompreensão da noção de fração o que as leva a representar um todo composto por apenas 4/6. Na divisão, há dificuldade de relacionar os passos dados com transformações de ordens maiores em menores, principalmente quando se trata de divisões não exatas. Nunca realizam contra-prova da resposta. As opções aventadas pelas professoras, caso tivessem que explicar os problemas aos alunos, oscilaram entre repetir como aprenderam em seu tempo de escola ou fazendo uso de material concreto.
CONCLUSÕES:
Os conteúdos previstos para serem ensinados/aprendidos nas quatro séries iniciais do Ensino Fundamental têm como base, em sua quase totalidade, os conceitos relativos ao sistema decimal. A literatura tem enfatizado problemas apresentados pelos alunos em dominar tal conceituação. Os problemas detectados junto às professoras são muito semelhantes evidenciando-se assim a dificuldade de levar as crianças a estabelecer relação entre os algoritmos das operações fundamentais ou o uso de medidas e o sistema decimal. Os dados aqui encontrados são contrários à posição de Nunes quando afirma que os professores de matemática há muito tempo já vêm percebendo que é importante para as crianças dominar a estrutura do sistema decimal a fim de usá-la em cálculo. Eles não evidenciaram ter clareza de tal relação. Na aplicação dos testes, pôde-se perceber que alguns entrevistados mesmo respondendo corretamente não conseguem explicar os passos dados, não estabelecendo relação entre eles e o sistema decimal. A falta de tal compreensão impossibilita o professor de criar estratégias alternativas de ensino, restringindo-se a utilizar as mesmas metodologias de sua vida de estudante. Tendo-se em vista que todas as entrevistadas têm mais de 15 anos de prática docente, percebe-se que o “saber da experiência” não foi capaz de sanar as lacunas da formação das professoras, no tocante ao domínio da matemática. Concluímos pela necessidade de uma melhor formação específica em conteúdos de matemática elementar.
Instituição de fomento: FUNCAP e UECE
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino de Matamática; Prática Docente; Sistema Decimal.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005