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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental | ||
AMBIENTES DE APRENDIZAGEM: UMA INTERAÇÃO ENTRE OS ECOSSISTEMAS E A UNIVERSIDADE. | ||
Sandra Kariny Saldanha de Oliveira 1 (sandrakariny @hotmail.com), Ludimilla Carvalho S. de Oliveira 1 e Benedito Vasconcelos Mendes 1 | ||
(1. Mestrado em Desevolvimento e Meio Ambiente - UERN) | ||
INTRODUÇÃO:
O curso de mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da rede PRODEMA–UERN, oferece a disciplina recursos naturais do semi-árido e desenvolvimento sustentável, que tem como proposta oferecer um suporte prático as aulas teóricas. Assim, realizou-se uma viagem de estudo e de campo, aos parques nacionais dos estados do Ceará e Piauí, tentando relacionar os conhecimentos teóricos de sala de aula aos locais visitados. Sabe-se que é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem o suporte prático para e na formação e compreensão do conhecimento. Os parques nacionais visitados foram: Parque das dunas de Jericoacoara, Parque Nacional de Ubajara, Parque Nacional de Sete Cidades, Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e também a APA do rio do delta do Parnaíba. O trabalho teve como objetivo compreender os olhares dos sujeitos do curso de mestrado da rede PRODEMA/UERN em relação ao Meio Ambiente e Educação Ambiental. Nesse sentido é real a necessidade de uma educação comprometida com a cidadania nas diferentes esferas da prática educacional, sendo assim capaz de assegurar aos sujeitos a possibilidade de exercício da cidadania, estratégias e planejamentos, para que se forme nos educandos a capacidade de escolha, espírito crítico, preparando para intervir nas decisões da sociedade, ao estimular valores de respeito, solidariedade, participação e comprometimento. |
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METODOLOGIA:
A pesquisa de cunho qualitativo se deu a partir da interpretação dos depoimentos dos alunos por meio de entrevistas abertas, priorizando a fala dos sujeitos pesquisados, sendo também feita uma leitura e análise dos relatórios de campo construídos como exigência da disciplina. Acreditamos que para a compreensão da percepção dos sujeitos sociais, faz-se necessária à utilização de uma metodologia de caráter qualitativo, já que a mesma se propõe a compreensão detalhada dos fenômenos que se estuda, ao invés das medidas quantitativas. Consideramos o espaço universitário ideal para a realização da pesquisa, já que os sujeitos atuam no ambiente e estão inseridos em um espaço onde ocorre mudanças sociais e a troca de informações contribuindo para o desenvolvimento dos mesmos nas áreas cognitiva, afetiva e ética. É então a partir da percepção ambiental dos sujeitos que se torna mais fácil entender o trabalho pedagógico e desenvolver uma compreensão aproximada da realidade, possibilitando transformações e registro dos conhecimentos construídos sobre o ambiente. |
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RESULTADOS:
Sabe-se que é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem o suporte prático para formação e compreensão do conhecimento. Deste modo todo o percurso contribuiu de maneira significativa para apreender a dinâmica da vida presente em cada ecossistema visitado Essa construção do conhecimento e da aprendizagem, buscou desenvolver uma visão da totalidade, realizando a integração dos aspectos físicos, biológicos, psicológicos e socioculturais humano e oportunizar a solidariedade. Percebe-se que uma viagem de campo como esta que realizamos, nos “transporta” para uma re-avaliação de nossos valores e conceitos em relação a temática ambiental, tão valorizada nos dias atuais. Entende-se que toda a riqueza de nossa região precisa de mais estudos e valorização frente a comunidade científica, pois características peculiares encontradas em nossa fauna e flora são “ímpares", demonstrando seu valor e importância para todos. Resta-nos, cumprir nossa parte na apreensão dessa dinâmica propulsora da vida. Neste contexto, a perspectiva ambiental permeia vários espaços, sejam eles escolares, sociais e políticos, justificando uma abordagem integrada, ajudando-nos na construção interdisciplinar para a compreensão da problemática ambiental, como resultado das interações entre os meios natural e social. |
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CONCLUSÕES:
Precisamos de uma educação voltada para a vida cotidiana possibilitando ao aprendiz o respeito e o cuidado consigo, com sua comunidade, com a diversidade natural e cultural de seu país, desenvolvendo o respeito a todas as formas de vida. É imprescindível a importância e a contribuição significativa da disciplina, para o processo de formação dos alunos do curso de Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UERN. A cada local visitado, podíamos apreender o real sentido da vida e importância dos ecossistemas. Ao criar ambientes de aprendizagem que busque aliar nos processos educativos o suporte prático, o sistema educacional terá maior oportunidade de atingir sua meta, que é avaliar nossos hábitos e valores decorrentes de forma a aplica-los com uma ética ambiental, respeitando as sabedorias populares locais e todos os seres existentes. É desta forma que a prática de ensino-aprendizagem deve buscar o sentido real do amor, do outro, da paz e da felicidade para estimular as reflexões e descobertas como um novo ponto de partida. Assim, coloca-se como de extrema importância destacar a percepção dos sujeitos escolares, para que o processo educativo aconteça em acordo com a realidade, despertando assim interesse e maior participação a fim de que a EA possa ser implementada no currículo. É necessário que a Educação Ambiental passe a fazer parte do cotidiano universitário de forma a percorrer todas as disciplinas do currículo, numa dimensão interdisciplinar. |
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Instituição de fomento: CAPES | ||
Palavras-chave: Meio Ambiente; Educação Ambiental; Ecossistemas. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |