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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
USO DE PROJETO DISCENTE EXTRA-CLASSE COMO COMPLEMENTO DO ENSINO DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO DO CEFET/RJ.
Jorge Luiz Silva de Lemos 1, 2 (jlemosbio@yahoo.com.br) e Sidnei Quezada Meireles Leite 3, 4
(1. Professor de Biologia do CEFET Celso Suckow da Fonseca/RJ - CEFET/RJ; 2. Mestrando do Programa de EBS do Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ/RJ.; 3. Prof. Dr. do CEFET de Química de Nilópolis-RJ - CEFET Química/RJ; 4. Doutor em Ciências, Pesquisador do Programa de Ensino de Biociências e Saúde – IOC - FIOCRUZ/RJ.)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é parte de um estudo de mestrado que está sendo desenvolvido no Programa de Ensino de Biociências e Saúde da Fundação Oswaldo Cruz, que tem como objetivo analisar o desenvolvimento de um projeto discente extra-classe, realizado por dez alunos do Ensino Médio do CEFET/RJ durante o ano de 2004. Nos últimos três anos, a Coordenação de Biologia tem incentivado a realização e a participação de alunos do Ensino Médio em projetos extra-classe. Esses projetos são orientados por professores de biologia e o seu resultado é apresentado na EXPOTEC RIO que ocorre durante a Semana de Extensão da instituição. A EXPOTEC RIO é um evento de divulgação e popularização da ciência que reúne os projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio, Ensino Técnico e Ensino Superior. A participação dos alunos é optativa e o tema a ser estudado é decido em conjunto no início de cada ano letivo. No ano 2004, o tema central foi “Jardins do CEFET/RJ: memória viva da história e da ciência”, que teve a colaboração dos professores de Construção Civil e de Química.

O presente trabalho visa apresentar uma análise qualitativa dos benefícios que essa ação pedagógica proporciona ao ensino propedêutico, buscando uma relação com os pressupostos do PCN de Biologia (BRASIL, 1998).
METODOLOGIA:
a) Local da Pesquisa e suas Características.
O estudo está sendo desenvolvido no CEFET/RJ, Unidade Maracanã. O projeto discente, “Jardins do CEFET/RJ: memória viva da história e da ciência”, foi desenvolvido durante o ano de 2004 e teve a participação de dez alunos, dentre eles sete masculino e três femininos, a colaboração de dois professores de outras áreas: Construção Civil e de Química; e a orientação de dois professores de Biologia. É uma pesquisa teórico-empírica, com abordagem qualitativa, e apoiada em observações e dados quantitativos, coletados ao longo do trabalho com os sujeitos envolvidos na pesquisa, alunos e professores.

b) Coleta de dados
A coleta de dados consistiu na aplicação de questionário semi-estruturado, previamente validado por professores da área, com perguntas abertas e fechadas, aos alunos no ato da inscrição, visando levantar o perfil, a motivação e a expectativa dos candidatos. Foram feitas entrevistas com os sujeitos envolvidos na pesquisa; análise de documentos oficiais e artigos; e observações além da vivência do autor nos processos educacionais do ensino de biologia na instituição.
RESULTADOS:
As análises de documentos oficiais demonstraram que o Plano Diretor ressalta a importância do desenvolvimento de práticas pedagógicas complementares ao currículo tradicional, destacando o aluno como protagonista do processo. Além disso, cita a necessidade da articulação do Ensino Médio com os cursos técnicos, através da chamada Semana de Extensão, que dentro da qual ocorre a EXPOTEC. Os projetos aproximam a escola do aluno e se vinculam muito á pesquisa sobre algo emergente. Nesse caso, as temáticas desenvolvidas nos projetos da Coordenação de Biologia fazem jus à questão local. Segundo GALIAZZI & MORAES (2002), a educação pela pesquisa tem como motus inicial a superação da aula copiada. Surgindo assim a pesquisa como princípio educativo (DEMO, 1997) e como modelo didático do professor.

Foi constatado que o projeto discente possibilita a participação de todos os alunos do Ensino Médio e Técnico, independente da sua origem do curso técnico. Embora esse projeto discente tenha características de Ensino Médio, por se tratar da disciplina de Biologia como mediadora do processo, os alunos do curso técnico são motivados a buscarem conhecimento científico.

Outro aspecto importante observado foi o aprofundamento e a discussão de alguns conteúdos da Biologia do Ensino médio, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. Cabe citar que essa ação pedagógica não visa substituir o ensino propedêutico.
CONCLUSÕES:
A Declaração da Unesco (2000) coloca: “A educação científica, em todos os níveis e sem discriminação, é requisito fundamental para a democracia. Igualdade no acesso à ciência não é somente uma exigência social e ética: é uma necessidade para realização plena do potencial intelectual do homem.”

Houve a integração dos professores de Biologia com os professores de outras áreas, superando a fragmentação do saber, demonstrando que a prática de projetos desenvolvidos em paralelo com o Ensino Médio contribui para o processo interdisciplinar do ensino.

A realização desse projeto possibilitou o aprofundamento de alguns conteúdos programáticos estabelecidos no PCN de Biologia (Brasil, 1998). Cabe citar que além da complementação pedagógica, a realização dos projetos discentes também contribui para a formação geral visando o desenvolvimento de capacidades de pesquisar, buscar informações, de aprender, de criar, de formular, em vez do simples exercício de memorização.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

BRASIL. 1998. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC / Secretaria de Educação Fundamental, p.19 e 187.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1997.
GALIAZZI, M. do C.; MORAES, R.; Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências, Ciência & Educação, v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002.
UNESCO. Science for the twenty-first century. Paris, 2000.
Palavras-chave:  Ensino de Ciências; Ensino Médio; Educação Científica.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005