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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO ICEB
Marger da Conceição Ventura Viana 1 (Profa. Dra. / marger@iceb.ufop.br), Rossely Valoni de Jesus 1, Aqueliane Carla Cupertino dos Santos 1, Augusto Matos de Carvalho 1, Cirléia Pereira Barbosa 1, Gislaine Santana 1, Kátia Maria Domingues 1, Justino Muniz Junior 1, Wemerson Carlos de Oliveira 1 e Ana Flávia Valadares Corradi 1
(1. Depto. de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e Biológicas- UFOP)
INTRODUÇÃO:
A LDBEN(1996) assegura que a formação do professor do Ensino Superior se dará em programas de Mestrado e Doutorado. Entretanto, via de regra, tais programas não tomam para si a incumbência de formar o profissional docente. Para SOBRINHO (1998), a pós-graduação brasileira tem por objetivo a construção de um novo projeto de Universidade, que permite tempo integral dedicado ao ensino e à pesquisa, inexistente fora da pós-graduação. Segundo PIMENTA et.al. (2002), os programas de vários cursos de pós-graduação do Brasil têm avançado no que se refere ao conhecimento e à pesquisa, desconsiderando a capacitação política e pedagógica. Como os conhecimentos específicos são insuficientes para o exercício profissional do professor, fazem-se necessários os pedagógicos. Sendo a Universidade responsável pela produção e expansão do conhecimento e pela formação dos profissionais de diversas áreas, competentes e críticos, para atuar na sociedade, é importante que ela prepare seus docentes política, científica e pedagogicamente. Por isso a preocupação com os professores atuantes no Ensino Superior vem proporcionando pesquisas sobre a formação e desenvolvimento profissional desses docentes. Uma delas foi realizada na Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP, com o objetivo de desvendar a prática de ensino no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas-ICEB, com vistas a ações futuras de formação continuada, a partir de necessidades e interesses dos professores.
METODOLOGIA:
Os docentes dos departamentos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Física, Matemática e Química do ICEB constituíram os sujeitos da pesquisa. Assim a prática docente de cada departamento foi estudada por uma equipe de alunos da disciplina MTM 188-Prática de Ensino Superior, escolhidos por sorteio. Considerou-se necessário aplicar entrevistas, cujo objetivo foi aprofundar aspectos relevantes das práticas dos professores do Ensino Superior. Foi utilizada uma entrevista semi-estruturada e os dados analisados sob perspectivas qualitativas. Um questionário, elaborado pela professora e por alunos, apresentando questões relativas a formação profissional, experiência docente e prática de ensino em geral, serviu de guia para a entrevista. Todos os professores do ICEB foram convidados a participar, obtendo-se 66,7% de participação, de 93,75% a 54,83% por Departamento. As equipes de alunos realizaram as entrevistas com os professores dos departamentos dos quais estavam incumbidos. Depois analisaram os dados obtidos, baseando-se no aporte teórico apresentado e estudado na disciplina MTM 188. Dessa forma, cada departamento do ICEB teve o perfil da prática de ensino de seus professores caracterizado. A seguir, foi formulado o perfil da prática de ensino dos professores do ICEB.
RESULTADOS:
Dos entrevistados, 49% dos docentes eram doutores, 26% mestres, 14% pós-doutores e 11% graduados e/ou especialistas. A maior incidência de doutores situa-se nos Departamentos de Ciências Biológicas, Física e Química. Desses professores, 45% possuíam de 10 a 20 anos de experiência, 26% até 5 anos, 15% de 5 a 10 e 14% mais de 20. A metade dos pesquisados cursou disciplinas pedagógicas e o maior percentual não se julgava autodidata; 58% não julgavam que sua formação foi suficiente e 93% julgavam interessante realizar cursos de atualização. Quase todos os cursos de atualização que realizaram referiam-se a conhecimentos específicos da área. Sobre as técnicas de ensino, 91% mencionaram aulas expositivas, 73% uso de laboratório, 51% seminários, 31% estudo em grupo, 27% estudo dirigido, 24% pesquisas bibliográficas e 13% outras. Quanto aos meios de ensino, 99% usavam o quadro de giz, 69% softwares educacionais, 55% projetores, 70% livros, 40% equipamentos de laboratório, 36% computadores, 18% filmes e 3% outros. Sobre a avaliação, 95% utilizavam provas e testes, 35% seminários, 27% atividades em classe, 15% estudos em grupo, 13% relatórios e 1% citou trabalho final, freqüência, trabalho de campo, entrevistas e estudo dirigido. Indagados sobre auto-avaliação, 62% dos entrevistados responderam que sim e 38% que não, embora a considerassem importante para detectar mudanças.
CONCLUSÕES:
Os resultados refletem a prática de ensino realizada no ICEB. A maior incidência de doutores situada nos Departamentos de Ciências Biológicas, Física e Química pode ter explicação no fato desses departamentos oferecerem cursos de mestrado e/ou doutorado, e de se tratar de área de pesquisa avançada, voltada principalmente para a aplicação, com muitos profissionais no mercado. Os professores têm experiência docente significativa, pois o maior percentual encontra-se nas faixas de 10 a 20 e mais de 20 anos. Metade dos pesquisados cursou disciplinas pedagógicas e o maior percentual não se julga autodidata. Mais da metade julga que sua formação não é suficiente e quase a totalidade julga interessante realizar cursos de atualização profissional. Dos cursos de atualização realizados, quase todos se referem a conhecimentos específicos da área. Os meios de ensino mais empregados, quadro e giz, estão compatíveis com a exposição, técnica mais utilizada, e com a avaliação do processo de ensino/aprendizagem. Conclui-se que a prática é compatível com a formação pela qual passaram os docentes, pois, embora tenham a titulação exigida, apenas metade deles cursou disciplinas pedagógicas. Considerando importante realizar auto-avaliação, para detectar mudanças necessárias, e cursos de atualização, com a identificação de formação insuficiente, os docentes merecem que se ofereçam cursos de formação continuada em Ciências Pedagógicas.
Palavras-chave:  prática de ensino; formação do profissional docente; capacitação pedagógica.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005