IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA NO IMAGINÁRIO DO ADULTO: FACES E INTERFACES
Adriana Heidrich Antunes 1 (adrienah@cpovo.net), Adrialda Fátima Sfoglia Lorenzi 1, Angelita Vargas Brazil 1, Carmem Fátima Soncini Pasetto 1, Sonia Marli Righi Aita 1, Zélia Dias Martins 1 e Lilian Mary Martins Zieger 2
(1. Pesquisadora da ASSERS; 2. Profa. Dra. do Depto. de Pesquisa da ASSERS/RS)
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa teve por finalidade investigar sobre a função social da escola no imaginário dos adultos, do Estado do Rio Grande do Sul. O problema da pesquisa consistiu em: Que concepção o adulto( pai/ mãe/ responsável por criança ou adolescente na escola ) tem acerca da função social desta instituição no mundo atual. Quais as faces e interfaces, bem como os aspectos positivos e negativos que perpassam a função social da escola frente ao seu desempenho e relevância na vida dos cidadãos e cidadãs, com diferentes graus de escolaridade?
METODOLOGIA:
A pesquisa classifica-se como descritiva e sua análise qualiquantitativa. Como instrumentos de investigação utilizou-se a aplicação de entrevistas para um público com idade entre 25 e 50 anos, que tem filhos frequentando a escola e de acordo com o grau de instrução: pessoas analfabetas, com ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Além dos questionários, procedeu-se coleta e análise de falas significativas. Os dados coletados foram analisados por categorias que subsidiaram reflexões e propiciaram a construção de gráficos, obtendo-se uma rica amostragem das opiniões dos adultos acerca da função social da escola.
RESULTADOS:
Com base nos dados coletados, apresentamos itens de maior relevância em cada um dos questionamentos e dentro das categorias analisadas: adultos analfabetos colocam que a escola serve para o estudo e aprendizagem de muitas coisas; os adultos com ensino fundamental indicam que a escola serve à educação e profissionalização; no ensino médio para a formação da cidadania e construção de conhecimentos e os adultos com ensino superior enfatizam a formação de cidadãos. Nas contribuições da escola para a vida, muitos analfabetos colocam que não frequentaram e para outros apenas a assinatura do nome; os adultos com ensino fundamental destacam o ensino de boas coisas; os adultos com ensino médio apontam o aprendizado para a vida e as pessoas com ensino superior destacam a convivência social. Em relação aos aspectos positivos da escola hoje, os analfabetos colocam a merenda escolar; os adultos com ensino fundamental priorizam as atividades variadas; as pessoas com ensino médio referem-se a integração professor/aluno e os adultos com ensino superior apontam a formação dos professores. Analisando os aspectos negativos da escola hoje, os adultos indicam o fato dos alunos matarem aula; para os adultos com ensino fundamental a indisciplina; os adultos com ensino médio destacam a falta de limites; as pessoas com ensino superior colocam escola ultrapassada, entre outros.
CONCLUSÕES:
Conclui-se que todos os adultos têm, no seu imaginário, concepções do que seja a escola e para que essa existe, mesmo os que não a frequentaram. A função social da escola refere-se às expectativas dos seres humanos em relação ao que essa tem a lhe oferecer, de acordo com as lembranças da sua história de vida. Constatou-se que a visão da escola e dos seus fazeres em relação à sociedade, está relacionada ao nível de escolaridade dos adultos. A medida que esse se amplia, novas expectativas vão surgindo e se agregando a essas funções da escola. As preocupações quanto ao que a escola oferece e deve oferecer aos seus filhos, de acordo com o imaginário dos adultos, têm relação com as próprias experiências dos pais na escola e o seu nível de escolaridade. Atender, portanto, às expectativas dos cidadãos quanto à escola, exige ouvi-los e mergulhar no seu imaginário, a fim de compreender seus desejos e sonhos de futuro.
Instituição de fomento: Associação dos Supervisores de Educação do Estado do Rio Grande do Sul - ASSERS
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Escola; Adulto; Função Social.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005