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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | ||
PROJETO FB SCIENTIA: AVALIAÇÃO COGNITIVA DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO ATRAVÉS DA PESQUISA CIENTÍFICA | ||
Nodja Maria Holanda Cavalcanti Guimarães 1 (nodjah@yahoo.com), Daniel de Miranda Pinto de Castro 1, Henrique Autran Sangelys Lustosa 1, Haroldo Lima Campos Filho 1, Vivânia Sampaio da Silva 1, Eleonora Hosana Farina Sartori 1, Alexsandro Machado Mourão 1, Francisca Eliene Sobral 1, Artur Henrique de Oliveira Silva 1 e Marília Lovatel 1 | ||
(1. Organização Educacional Farias Brito) | ||
INTRODUÇÃO:
O FB Scientia é um projeto que está sendo desenvolvido no Colégio Farias Brito (Organização Educacional Farias Brito) com jovens que estão no ensino fundamental II (8a. série) e médio. A iniciativa do projeto foi melhorar o problema da carência de pesquisadores dentro da Escola e avaliar o desenvolvimento cognitivo dos jovens pesquisadores através da iniciação científica. Saliento a importância da pesquisa científica na escola como uma ferramenta importante na questão do ensino-aprendizagem. |
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METODOLOGIA:
O projeto FB Scientia utilizou como modalidade de pesquisa a exploratória, onde obtivemos aprofundamento bibliográfico e analisamos o estudo de caso. O Projeto possui cinco linhas de pesquisa sendo elas: Energia Alternativa, Nutrição, Recursos Hídricos, Bioética e Mídia. As linhas de pesquisa escolhidas foram utilizadas como estratégia para atrair os jovens, pois todos assuntos abordados em cada uma delas são de importante relevância no contexto social. Outra estratégia de abordagem utilizada foi o convite para o primeiro Fórum FB de Iniciação Cientifica que se realizou em dois momentos, sendo o primeiro no dia 24/04/2004 (sábado) 9h, no teatro Nadir Papi Saboya, e o segundo no dia 15/05/2004, o que resultou cerca de 600 inscrições - para 100 vagas, sendo distribuídas 20 delas para cada linha de pesquisa. O critério avaliativo para escolha do grupo de pesquisa foi uma redação seguida de uma entrevista. |
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RESULTADOS:
O crescimento cognitivo dos alunos (pesquisadores) do ensino fundamental II (8a. série) e médio após um período de 11 meses, foi detectado através da produção dos trabalhos e idealização de projetos. Saliento que todos os projetos estão sendo desenvolvidos nas linhas citadas anteriormente se preocupam com a melhoria social. O amadurecimento e a melhor eficácia no desempenho estudantil foi outro fator observado, pois no mesmo grupo, havia alunos com boas notas e aqueles que não tinham um bom desempenho em todas as disciplinas. Logo após o desenvolvimento dos projetos e o envolvimento com a pesquisa científica, os alunos (que não obtinham bons resultados) mudaram a postura em relação aos estudos, cresceram de forma significativa na qualidade cognitiva. Analisamos depois do primeiro Fórum que existe um espaço convidativo e favorável à iniciação científica dentro da escola, os jovens que hoje participam do projeto, sempre estiveram à espera de uma oportunidade para demonstrar suas produções. |
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CONCLUSÕES:
Os benefícios que a pesquisa no ensino fundamental II 8a. série ao ensino médio são capazes de fazer são inúmeros, pois com o aprofundamento nas linhas de pesquisa citadas anteriormente o aluno deu um importante salto ao desenvolver um projeto que o ajudará na escolha profissional para sua atuação no futuro. O avanço cognitivo dos mesmos acontece de forma gradual melhorando a cada dia a percepção da visão de mundo, isso implica em bons resultados na coletividade social, pois através da pesquisa, o aluno será capaz de trocar de lugar sempre que possível, com aqueles que necessitam de ajuda imediata para solução de seus problemas. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Projeto FB Scientia; Pesquisa Científica; Educação - Ensino Aprendizagem. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |