IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
FATORES GERADORES DE CONFLITO NA AMBIÊNCIA ESCOLAR NUMA CONCEPÇÃO ECOPEDAGÓGICA
Beatriz Segabinazzi Medeiros 1 (assers@terra.com.br), Daniela Fontes da Silveira 1, Eliane Schultz Campos 1, Ester Schirlei Gonçalves 1, Fabiane Silveira da Silva 1, Liliane Medeiros 1, Neuza Quiroga Denardi 1, Yolanda Pereira Morel 1 e Lilian Mary Martins Zieger 1
(1. Depto. de Pesquisa, Associação dos Supervisores de Educação do RS- ASSERS)
INTRODUÇÃO:
A violência escolar tem sido objeto de inúmeros debates, pesquisas, conferências, artigos científicos e tantas outras proposições na área educacional. Muito se tem investigado, porém ainda existe outra parcela de conhecimentos a serem desvelados. A presente pesquisa objetivou investigar quais são os fatores geradores de conflito na ambiência escolar na visão de todos os segmentos de escolas públicas de Porto Alegre. A meta, sem dúvida, é provocar transformação na ambiência escolar, através da apresentação de alternativas para a superação do problema, sob o olhar da ecopedagogia.
METODOLOGIA:
Como metodologia, utilizou-se a pesquisa descritiva, com aplicação de entrevista direta. A análise caracterizou-se como qualiquantitativa, com categorização dos dados coletados e reflexão sobre as falas significativas.
RESULTADOS:
Como resultados dessa primeira etapa do projeto tem-se os seguintes fatores geradores de conflito: problemas domésticos de alunos e educadores, relações de poder, influência da televisão, ócio das crianças, baixa auto-estima de alunos e docentes, dificuldade humana em conviver com o diferente, entre outros. Algumas sugestões foram apontadas pelos entrevistados, a fim de superar o problema, o que será desenvolvido na segunda etapa do projeto.
CONCLUSÕES:
Conclui-se, portanto, que são múltiplos os fatores geradores de conflito e violência na escola e que é emergencial um trabalho voltado a sua superação.
Instituição de fomento: Associação dos Supervisores de Educação do Rio Grande do Sul
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Fatores geradores; Conflito; Ambiência escolar.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005