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A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física | ||
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO ACERCA DAS REPRESENTAÇÕES MENTAIS DOS ESTUDANTES DE LABORATÓRIO DIDÁTICO DE MECÂNICA À LUZ DA TEORIA DOS MODELOS MENTAIS DE JOHNSON-LAIRD | ||
Rafael Costa Sanches 1 (costasanches@gmail.com) e Sérgio Choiti Yamazaki 2 | ||
(1. Curso de Física da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul; 2. Curso de Física da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) | ||
INTRODUÇÃO:
Tradicionalmente os Psicólogos Cognitivos acreditavam em apenas duas formas de representações mentais: proposicionais e analógicas. Johnson-Laird, um psicólogo cognitivo, postulou três formas de representações: proposicionais, imagens e modelos mentais. As Proposicionais são representadas em uma linguagem própria da mente e captam seu conteúdo abstrato, sendo verbalmente expressáveis. Os Modelos Mentais são análogo-estruturais, um tanto quanto abstraídas, de conceitos, objetos e eventos que são espacial e temporalmente análogos a impressões sensoriais e podem ser vistos de qualquer ponto de vista, servindo ao sujeito como um dispositivo capaz de fazer previsões. As Imagens representam aspectos do mundo exterior que podem ser percebidos a partir da percepção sensorial, ou seja, representam como algumas coisas são vistas de um ponto de vista particular, porém as imagens não são particularidades de modelos mentais, pois não é necessário que se crie um modelo para que se tenha uma imagem. Neste trabalho buscou-se detectar se os estudantes haviam criado Modelos Mentais de experimentos de mecânica realizados na disciplina de Laboratório de Física I e indicar medidas que possam ajudar a desenvolver uma metodologia que facilite criá-los. Acredita-se que esses resultados possam auxiliar pesquisas que se preocupem com uma metodologia que leve em consideração o tema Modelos Mentais, pois alguns autores concluíram que a Aprendizagem Significativa está ligada à criação de Modelos Mentais. |
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METODOLOGIA:
Este trabalho é fruto de uma pesquisa apresentada como monografia, para conclusão do curso de Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Primeiramente fêz-se um levantamento bibliográfico sobre representações mentais, buscando trabalhos que tratassem esse tema, em especial a teoria dos Modelos Mentais de Johnson-Laird, para estudo e conhecimento dos referenciais teóricos, assim como de pesquisas já realizadas. Com um referencial teórico apropriado, buscou-se detectar os Modelos Mentais dos estudantes com um método qualitativo: utilizando protocolos obtidos a partir das respostas de estudantes a um questionário. O questionário versava sobre alguns experimentos de mecânica que, tradicionalmente, são realizados na disciplina de Laboratório de Física I do curso de Física Ambiental da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O questionário foi aplicado no Laboratório de Física, com os experimentos montados, e os estudantes eram livres para refazer ou rever os experimentos se achassem necessário. Responderam ao questionário: estudantes da primeira série que estavam terminando a disciplina no ano letivo de 2004 e não tinham confirmação de aprovação; da segunda série que haviam sido aprovados na disciplina no ano letivo de 2003, ou seja, há quase um ano; e da quarta série que haviam sido aprovados no ano letivo de 2001/2002, ou seja, há mais de três anos. A resposta ao questionário está presente integralmente na monografia desenvolvida pelo autor. |
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RESULTADOS:
Responderam ao questionário 22 estudantes. Analisando as repostas acerca do ensino, verificou-se que a metodologia tinha apenas a preocupação com a aquisição e tratamento estatístico de dados, e não com os fenômenos a serem observados em cada experimento. Analisando as respostas acerca dos experimentos, concluiu-se que, provavelmente, poucos tenham criado Modelos Mentais. Porém, achou-se necessário dividi-los, segundo suas respostas, em 3 categorias: Superficiais, Proposicionalistas e Imagísticos. Aqueles que fazem parte da categoria Superficiais (54,5%), provavelmente, não criaram Modelos Mentais de nenhum experimento. Utilizam, em suas respostas, apenas proposições descritivas e superficiais de práticas ou procedimentos óbvios, que demonstram pouco ou nenhum entendimento dos fenômenos que ocorreram nos experimentos. É interessante ressaltar que eram comuns respostas do tipo “não sei” e “não lembro”. Os estudantes da segunda categoria (36,4%), provavelmente, criaram Modelos Mentais basicamente proposicionais. Estes utilizam apenas proposições, porém, demonstram um certo entendimento acerca dos experimentos e dos fenômenos observados em cada experimento. Os estudantes Imagísticos (9,1%), provavelmente, criaram Modelos Mentais proposicional-imagísticos, pois utilizam, além de proposições, desenhos e esquemas para complementar suas explicações. Estes demonstram um bom entendimento do funcionamento dos experimentos, fenômenos observados e das grandezas físicas a serem calculadas. |
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CONCLUSÕES:
Constatou-se que a aprendizagem verificada em Laboratório é mecânica, assim como a resolução mecânica de problemas em aulas teóricas. Existe apenas a realização de experimentos com o simples objetivo de se fazerem medições, coletas de dados, cálculos estatísticos e a construção de gráficos, porém essas atividades são realizadas de forma mecânica, sem maiores reflexões acerca dos fenômenos observados. Conseqüentemente, a quantidade de estudantes que criam Modelos Mentais, em Laboratório, é pequena. Uma explicação plausível é a de que a metodologia do ensino utilizada não leva em consideração o tema Modelos Mentais. Outra hipótese está no fato de que, neste caso, nem todos os estudantes realizam os experimentos pois existem poucos equipamentos disponíveis, e o número de estudantes é sempre, inicialmente, grande. É consensual a necessidade de que hajam mais pesquisas que se preocupem com metodologias que facilitem a criação de Modelos Mentais. Acredita-se que um ensino que faça uso de metodologias baseadas no observar, questionar e investigar – e não apenas se preocupe com a coleta de dados e cálculos feitos de forma mecânica – e, onde todos os estudantes possam fazer e refazer os experimentos enquanto julguem necessário, com o objetivo de se estudar os fenômenos que estão sendo observados, seja capaz de facilitar a criação de Modelos Mentais que sejam muito parecidos com os Modelos Conceituais e que, por conseguinte, tragam uma Aprendizagem Significativa em Laboratório Didático. |
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Palavras-chave: Laboratório Didático; Representações Mentais; Modelos Mentais. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |