IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
O DESENVOLVIMENTO DA INTERLÍNGUA PORTUGUÊS-EFL DE APRENDIZES BRASILEIROS: UM ESTUDO LONGITUDINAL ATRAVÉS DA REDE DE SISTEMAS LÉXICO-GRAMATICAIS DE TEMA
Pedro Henrique Lima Praxedes Filho 1, 3 (pedprax@terra.com.br) e Rosa Weingold Konder 2
(1. Doutorando do Depto. de Língua e Literatura Estrangeiras - UFSC; 2. Profa. Dra. do Depto. de Língua e Literatura Estrangeiras - UFSC; 3. Prof. Ms. do Curso de Letras do Centro de Humanidades - UECE)
INTRODUÇÃO:
Dentro do escopo da Lingüística Sistêmico-Funcional (LSF), Perrett (2000) defende o ponto de vista de que a dimensão sistêmica da teoria é capaz de revelar o percurso de desenvolvimento da interlíngua (IL) de aprendizes de línguas estrangeiras ou segundas línguas, possibilitando o estabelecimento de generalizações relativas a outro campo de estudos: ASL - Aquisição de Segunda Língua ou, como preferem os lingüistas sistemicistas, DSL - Desenvolvimento de Segunda Língua. Segundo a proposta, o percurso de desenvolvimento de IL é revelado através de redes de sistemas demonstrativas das escolhas genéricas e/ou de registro e/ou semânticas e/ou léxico-gramaticais e/ou fonético-fonológicas feitas em textos orais e/ou escritos produzidos pelos aprendizes numa perspectiva longitudinal. Dentro das redes, a quantidade de sistemas cujos termos passam a compor o repertório de escolhas dos aprendizes aumenta em função do tempo de aprendizagem. Contudo, a autora não aponta estudos empíricos consistentes que atestem o ponto de vista metodológico defendido. Portanto, o presente estudo objetiva preencher essa lacuna no que concerne o estrato léxico-gramatical, na dimensão da rede de sistemas de tema. O trabalho se justifica, então, por seu ineditismo tanto na área da LSF como em ASL e pela contribuição a uma terceira área - Metodologia do Ensino de Línguas Estrangeiras.
METODOLOGIA:
Para atingir o objetivo, tentou-se revelar o percurso da IL português-EFL quanto aos sistemas da rede léxico-gramatical de tema. Foram usados textos escritos produzidos, em 6 coletas (2003.2/2004.1), por aprendizes brasileiros de EFL, alunos dos 10 estágios (1 aluno para cada 2 estágios) de um curso de inglês em Fortaleza. Para que os 5 sujeitos parecessem, o mais possível, ser um só indivíduo, sua escolha se baseou em critérios: a) um questionário de sondagem foi respondido por todos os alunos - sujeitos em potencial e participantes de todas as coletas, para que variáveis fossem controladas; b) dentre os alunos cujos questionários receberam a classificação ideal, os sujeitos efetivos foram os que apresentaram média de desempenho, nos 2 estágios, mais aproximada da nota mediana de todos os alunos das respectivas turmas. Os sujeitos produziram, em sala de aula, textos no registro narrativa-sobre-experiência-pessoal. A cada vez, era solicitado que a experiência fosse diferente e não fosse consultado nenhum recurso. Nos estágios iniciais, os sujeitos foram encorajados a usar qualquer estratégia de comunicação para superar a limitada competência lingüística. Os textos foram segmentados em orações e elas, categorizadas segundo as escolhas de termos feitas nos diversos sistemas da rede de tema - construído, a partir de Matthiessen (1995) e Halliday & Matthiessen (2004), com 9 níveis de refinamento. As categorizações foram registradas através de expressões-de-seleção.
RESULTADOS:
Os resultados apontam no sentido de confirmar a consistência da proposta metodológica de Perrett (2000), no que diz respeito à viabilidade de revelar o percurso de desenvolvimento de interlíngua. Para o grupo de alunos e o registro estudados, as seguintes generalizações foram possíveis quanto às características do percurso: 1) o repertório de sistemas de tema dos sujeitos cresceu de 4.4% do total de sistemas da rede na Coleta 1 do Estágio 1 para 63.2% na Coleta 6 do Estágio 10, significando que 36.8% dos sistemas não foram utilizados; 2) o crescimento relativo aos termos dos sistemas foi de 2.4% para 37.8%, implicando numa não-utilização de 62.2% dos termos; 3) esses crescimentos ocorreram ao longo de 12 estágios diferentes de IL (IL1 a IL12), sem nunca haver disjunção na passagem de uma IL para a subseqüente; 4) de princípio, a IL1 apresentou escolhas feitas em 3 (33.3%) dos 9 níveis de refinamento da rede; 5) os 3 tipos de Tema ocorreram: o Tema tópico não-marcado e o Tema tópico marcado (circunstância: Localização/Lugar - consistente com a modalidade retórica narrativa) surgiram na Coleta 1 do Estágio 1; o Tema textual, na Coleta 2 do Estágio 1; o Tema interpessoal, na Coleta 4 do Estágio 6 (num Tema múltiplo, precedido por um Tema textual e seguido por um Tema tópico; exceto em mais uma ocorrência, nas outras, o Tema interpessoal aparece acompanhado somente do Tema tópico ou somente do Tema textual quando a oração é não-finita).
CONCLUSÕES:
Os percentuais elevados de não-utilização, mostrados nas duas primeiras generalizações, parecem confirmar a hipótese da fossilização de Selinker (1974, 1992). Enquanto Nemser (1974) e Selinker (1992) defendem a disjunção dos estágios de IL no continuum de desenvolvimento, Ellis (1982) defende a não-disjunção. A terceira generalização sugere a confirmação da segunda posição. A quarta tende a apoiar a hipótese, de Larsen-Freeman & Long (1991), de que a IL1 de aprendizes adultos desenvolve-se rapidamente. Logo, é mais provável que a gênese da IL inicial resulte de reestruturação (Ellis, 1994) ao invés de recriação como postula Corder (1978, 1981a, 1981b, 1992). Enquanto a precocidade do surgimento do Tema textual sugere a capacidade de compor textos com elevado grau de coesão desde o início (outro indício de confirmação das hipóteses da rapidez de desenvolvimento da IL1 e da reestruturação), o surgimento tardio do Tema interpessoal parece estar congruente com a menor interatividade do meio escrito se comparado ao oral. Para que possa haver um maior número de generalizações e que as atuais possam ser mais definitivas, é necessário que: a) o mesmo corpus seja analisado também quanto às redes de sistemas de transitividade e modo; b) os sistemas onde escolhas são normalmente feitas por falantes nativos de inglês ao produzirem a modalidade retórica narrativa precisam ser identificados na literatura, para que se conheça a real dimensão do processo de fossilização.
Instituição de fomento: CAPES
Palavras-chave:  interlíngua; Lingüística Sistêmico-Funcional; tema.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005