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G. Ciências Humanas - 5. História - 4. História e Filosofia da Ciência
USO DA FOTOGRAFIA COMO REGISTRO HISTÓRICO NA RECONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DOS 60 ANOS DE EXISTÊNCIA DO CEFET DE QUÍMICA DE NILÓPOLIS/RJ.
Rosângela Aquino da Rosa 1, 2 (rosangel@cefeteq.br), Maria Aparecida Ciavatta Franco 3 e Sidnei Quezada Meireles Leite 4, 5
(1. Professora de Artes Visuais do CEFET de Química de Nilópolis/RJ.; 2. Mestranda do Programa de EBS do Instituto Oswaldo Cruz - FIOCRUZ.; 3. Profa. Dra. do Programa de Pós Graduação em Educação da UFF.; 4. Professor Dr. do CEFET de Química de Nilópolis - RJ.; 5. Doutor em Ciências, Professor do Programa de Ensino de Biociências e Saúde - IOC/Fiocruz.)
INTRODUÇÃO:
Memória e história sempre estiveram profundamente relacionadas e, pelo grande volume de informações hoje em circulação, cada vez mais a história passa a ser construída a partir dos “lugares” da memória coletiva – lugares topográficos, como arquivos e museus, lugares monumentais, arquitetônico, lugares funcionais, como manuais, autobiografias, lugares simbólicos, comemorações, emblemas, etc. A história seria a forma científica da memória coletiva (LE GOFF, 1992).
Situado no município de Nilópolis, o CEFET de Química de Nilópolis/RJ tem sua origem no Curso Técnico de Química Industrial em 1945. Inicialmente, funcionava nas dependências da Escola Nacional de Química da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro). Nos anos 70, ocupou espaço na Escola Técnica Nacional (atual CEFET/RJ), e nesta época a instituição já se chamava Escola Técnica Federal de Química – RJ. Em 1999, houve a transformação em CEFET de Química de Nilópolis/RJ, e a sede foi transferida para o município de Nilópolis, na Baixada Fluminense. Atualmente, o CEFET de Química de Nilópolis/RJ conta com duas unidades: Nilópolis e Maracanã.
O objetivo desse trabalho é apresentar a cronologia desenvolvida a partir da análise de 2000 fotografias que são registros históricos do CEFET de Química de Nilópolis/RJ, com emprego de um método previamente desenvolvido para catalogação e análise das imagens.
METODOLOGIA:
a) Local da Pesquisa e suas Características.
O estudo está sendo desenvolvido no CEFET de Química de Nilópolis – RJ, na Unidade Maracanã. É uma pesquisa documental, com abordagem qualitativa, sendo apoiada em observações das fotografias e de documentos da instituição. Os sujeitos envolvidos são alunos, professores, ex-alunos, servidores e ex-servidores da instituição.

b) Coleta de dados
Foram analisadas 2000 fotografias, do período de 1943 a 2003, referente aos 60 anos da trajetória histórica da instituição CEFET de Química de Nilópolis/RJ, assim denominada atualmente. Também foram utilizados documentos oficiais e periódicos. A primeira parte do trabalho consistiu na coleta de dados através da elaboração de uma ficha de identificação para catalogação das fotos, e realização de algumas entrevistas. Os instrumentos de coleta de dados bem como o tratamento dos dados está sendo baseado nas recomendações feitas por CIAVATTA (2002). Nas indicações metodológicas para o estudo selecionamos como vertentes de aproximação da fotografia como fonte histórica (CIAVATTA, 1994; ESSUS, 1990; OLIVEIRA,1994).
RESULTADOS:
Materiais da memória coletiva, as fotografias são monumentos, na medida em que, para além da simples descrição, traduzem valores, idéias, tradições e comportamentos que permitem tanto recuperar formas de ser e agir dos diferentes grupos sociais, em diversas épocas históricas, como também, operar sobre as representações que deles, ainda hoje, perduram e atuam como elemento de coesão social para seus descendentes. A fotografia engendra imagens cujo valor histórico vem, aos poucos, sendo revelado pela historiografia atual (CIAVATTA, 2002).
Com a análise das fotografias, juntamente com a análise dos documentos oficiais e periódicos da instituição, foi possível construir a cronologia da instituição no período de 60 anos. Esse foi o primeiro passo para construção do Centro de Memória do CEFET de Química de Nilópolis – RJ. Esta ação está sendo uma oportunidade de preservação de múltiplas memórias, atuando como um espaço estimulador de reflexão do fazer histórico de vários segmentos sociais. Vale ressaltar que esse Centro de Memória contribui para a construção de identidade institucional, podendo contribuir para a história da educação profissional nacional.
Os resultados do trabalho repercutem no âmbito da instituição, contribuindo para a construção de seu Projeto Político-Pedagógico, como também estão servindo como referência para outras instituições de ensino profissional.
CONCLUSÕES:
A criação do Centro de Memória dessa instituição constitui-se em um acervo histórico integrante da história do ensino profissional do estado do Rio de Janeiro e da memória coletiva da instituição, servindo também como fonte documental e monumental para apropriações e utilização em construção teórica das pesquisas desenvolvidas na área de Sociologia, Antropologia, Educação Profissional, História das Ciências, dentre outras.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

CIAVATTA, Maria Franco; O Mundo do Trabalho em Imagens - A fotografia como fonte histórica: conceitos fundamentais para a interpretação da imagem fotográfica, Editora DP&A, 2002.
CIAVATTA, Maria Franco; A fotografia como fonte histórica. Introdução a uma coleção de fotos sobre a “Escola do trabalho”. Educação em Revista, Revista da Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, (18/19): 27 – 38,dez. 1993/ jun. 1994.
ESSUS, Ana Maria M. de; Sob o signo da imagem: a produção da fotografia e o controle dos códigos de representação da classe dominante, no Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX. Niterói, UFF, 1990.
LE GOFF, Jacques; História e Memória. 2. Ed. Campinas. UNICAMP, 1992.
OLIVEIRA JÚNIOR, Antônio de; Do reflexo à mediação. Um estudo de expressão fotográfica e da obra de Augusto Malta. Dissertação de Mestrado. Ed. Campinas. UNICAMP, 1994.
Palavras-chave:  resgate da memória; fotografia; educação profissional.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005