IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
A Contribuição Social da Universidade Federal do Pará – Campus de Santarém.
Anselmo Alencar Colares 1 (acolares@ufpa.br) e Cristiane Nascimento da Silva 1
(1. Universidade Federal do Pará - Campus Universitario de Santarém)
INTRODUÇÃO:
No presente trabalho o foco de atenção está voltado para a contribuição social da Universidade Federal do Pará – campus de Santarém na região em que está inserida. O objetivo da pesquisa foi elaborar séries que retratem o número de profissionais formados pelo campus, o crescimento e atendimento da demanda, a ampliação e qualificação do corpo docente, a produção acadêmico-cientifica. Buscou-se ainda criar um banco de dados informatizados e registrar o desenvolvimento do campus universitário de Santarém. Este estudo possibilita a análise e reflexão sobre a viabilidade de implementação e desenvolvimento do campus, assim como subsidiar novas pesquisas, disponibilizando para a sociedade em geral as informações obtidas acerca do crescimento educacional em Santarém, a partir da geração de uma instituição de ensino superior que é a Universidade Federal do Pará.
METODOLOGIA:
O estudo sobre a contribuição social da Universidade Federal do Pará – Campus de Santarém, foi apoiado em uma pesquisa de campo que constou da coleta e análise de informações estatísticas e de outros dados que permitiram, em sua primeira fase, identificar o número de profissionais formados pelas referida instituição, assim como a evolução do corpo docente e sua produção acadêmica/científica.
A pesquisa desenvolveu-se nas seguintes fases:
a) Visitas a instituição selecionada com a finalidade de levantar dados e reunir documentos necessários para a consecução dos objetivos propostos;
b) Levantamento, seleção e digitalização de informações (fontes documentais, iconográficas e outras) que permitiram reconstituir a história do Campus Universitário da UFPA em Santarém e sua contribuição social em termos de preparo de profissionais qualificados;
c) Análise das informações obtidas;
RESULTADOS:
Em 1971 teve inicio o processo de interiorização da Universidade Federal do Pará. Entre 1971e 1973 foram ofertados cursos de licenciatura de curta duração. Cerca de 150 professores se inscreveram, foram classificados e freqüentaram os cursos com duração de três anos, no período de férias. Em 1980 o núcleo foi reativado, dando inicio a novas turmas de licenciatura curta. Em 1983, por meio de um convênio, com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia – SUDAM teve início o curso de licenciatura Plena em Pedagogia em caráter permanente. De 1988 a 2003, 1439 alunos concluíram o ensino superior pela UFPA em Santarém, distribuídos da seguinte forma: 453 alunos em Pedagogia, 319 em licenciatura plena em Letras, sendo que 25 são licenciados em Língua Inglesa, 69 em História, 247 em Matemática, 97 em Biologia, 85 em Direito, 44 em Tecnólogo em Processamento de Dados, 38 em ciências Sociais, 09 em Física, 33 em Ciências, 08 em Química e 70 em Geografia. Quanto à evolução no quadro de professores os dados são os seguintes: de 1991 a 1998 a UFPA – campus de Santarém contou com 131 professores dos quais 123 eram professores substitutos. A formação de um quadro docente próprio foi iniciada em 1991, ano em que o campus de Santarém contava com 06 professores; em 1992 passou a 10, chegando a 31 em 1994 e a 49 em 1997. Atualmente o campus universitário de Santarém conta com 80 professores formados nas mais diversas áreas do conhecimento, sendo 2 graduados, 15 Especialistas, 21 Mestres e 6 Doutores. 25 estão cursando Mestrado e 6 estão cursando o Doutorado.
CONCLUSÕES:
Com a pesquisa percebemos o grande desenvolvimento da Educação Superior no município de Santarém, especialmente na última década. Na primeira fase em que a Universidade Federal do Pará implantou cursos no município, atendeu apenas aos professores em exercício da docência. Posteriormente, passou a oferecer também os cursos de Processamento de Dados e de Direito, ampliando as oportunidades dos estudantes freqüentarem o ensino superior público. Todavia, o número de vagas ofertadas, cerca de 300, ainda é muito baixo para uma demanda que, apenas considerando o número de concluintes do ensino médio, ultrapassa 6 mil candidatos/ano ao ensino superior. Tal situação demonstra claramente a necessidade de maior presença da Universidade pública, de maneira que esta possa efetivamente prestar a sua contribuição social na formação de profissionais para o exercício das mais variadas atividades que a sociedade necessita e tem direito. Da forma que está atuando, a Universidade Federal do Pará, através de seu campus universitário, apesar de oferecer uma valiosa contribuição social, não está atendendo à procura, deixando de fora um número cada vez maior de pessoas que terminam o ensino médio e não têm acesso ao ensino superior gratuito.
Instituição de fomento: Universidade Federal do Pará
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Ensino Superior; Estatisticas Educacionais; Interiorização.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005