IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
PLUVIÔMETRO DE BAIXO CUSTO UMA BOA ALTERNATIVA PARA MÉDIO E O PEQUENO AGRICULTOR
Mainara da Costa 1 (mainarageo@bol.com.br), Lidiane Guimarães da Silva 1, Luciana da Silva Nascimento 1, Edicléia Santos Araújo 1, Hildeu Ferreira da Assunção 1, Romário Rosa de Sousa 1 e Ednalva Maria da Silva 1
(1. Campus Avançado Jataí-Universidade Federal de Goiás)
INTRODUÇÃO:
Um dos fatores responsáveis pelo baixo rendimento agrícola é a distribuição irregular da precipitação, fator já foi comprovado por vários pesquisadores, assim se sabe que as culturas anuais têm uma grande dependência na produtividade de acordo com condições meteorológicas de uma cada região (PEREIRA & DI PACE, 2003). Dessa forma, monitorar os fatores e elementos climáticos é de suma importância para qualquer cultivo. Todavia, mediante os altos custos dos instrumentos padrões de monitoramento ambiental, o pequeno e o médio agricultor têm restrições a estas informações em suas propriedades. Conhecer a variabilidade pluviométrica de uma determinada região é muito importante para os estudos que envolvem o planejamento ambiental, tanto em nível local, quanto em nível regional. No sentido de suprir estas necessidades, o objetivo desde projeto foi construir e calibrar um pluviômetro de baixo custo a partir da utilização de material PVC.
METODOLOGIA:
A Proposta de construção de pluviômetro de baixo custo foi sugerida por Assunção e Assis (1997). O pluviômetro foi construído, utilizando-se 1 redução PVC de 150 x 100 mm; 35 cm de tubo PVC de 100 mm; 1 tampão de 100 mm; 1 adaptador de franja, em PVC rígido de ½”; 1 registro de esfera de ½”; 1 níple de ½”; e 1 bico de torneira de ½”. Este tipo de instrumento possui uma área de captação de 165 cm2. Após a confecção do instrumento, o mesmo foi calibrado contra um instrumento padrão, por um período de 6 meses, junto à estação meteorológica do 10ºDISME/INMET, no Centro de Ciências Agrárias de Jataí/UFG. Assim ficou evidenciado que o pluviômetro de baixo custo tem uma margem de erro de apenas 0,2% em relação ao pluviômetro padrão, Depois de toda a fase de teste o pluviômetro foi instalado, a 1,5 m da superfície do solo seguido às determinações da Organização Mundial de Meteorologia-OMM, na cidade de Chapadão do Céu-GO, pontuado nas coordenadas UTM 0323535 E 7965291 N, mais precisamente na Escola Municipal “Dona Amélia”. Dessa forma os colaboradores deste trabalho passaram por um período de treinamento de 90 dias. As observações vêm sendo registradas às 7:00 todos os dias de acordo com as normas do Instituto Agronômico de Campinas-IAC. As chuvas coletadas são medidas com provetas graduadas em mm e anotadas, diariamente, em uma planilha adaptada para tal propósito.
RESULTADOS:
Durante o período de janeiro a fevereiro de 2005, foi registrado um total de 293,6 mm, ou seja 241,3 mm, em janeiro e 52,3 mm, em fevereiro. Durante o mês de janeiro foram registrados 20 dias com chuva e em fevereiro foram registrados 9 dias chuvosos. Enquanto isso na Estação Meteorologia de Jataí-10ºDISME/INMET no mês de janeiro registrou-se 227,6 mm de precipitação com 6 dias sem chuvas seguidos, já no mês de fevereiro a precipitação foi mensurada em 82,1 mm também registrando 18 dias sem chuvas direto. Diante dos dados analisados notou-se que a precipitação foi bem representativa no mês de janeiro, mas no mês de fevereiro nos dois municípios a precipitação foi menor e com a presença de vários dias de estiagem.
CONCLUSÕES:
O pluviômetro de baixo custo é um instrumento de ótima performance e acima de tudo é bem acessível aos médios e pequenos produtores, pois o seu custo de fabricação fica em torno de R$ 30,00, contra o pluviômetro padrão o “Vile de Paris” que custa aproximadamente R$ 600,00. O pluviômetro de baixo custo ainda contínua ativo em Chapadão do Céu-GO.
Instituição de fomento: Superintendência de Ciência e Tecnologia Municipal de Jataí-GO
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Pluviômetro de baixo custo; Variabilidade pluviométrica; Precipitação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005