IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 1. Climatologia
DISTRIBUIÇÃO DA CHUVA DO MÊS DE JULHO A DEZEMBRO DE 2004 NA CIDADE DE JATAÍ-GO
Glória Edina de Oliveira 1 (romarioufg@yahoo.com.br), Hildeu Ferreira da Assunção 1, Ednalva Maria da Silva 1 e Romário Rosa de Sousa 1
(1. Campus Avançado de Jataí-Universidade Federal de Goiás)
INTRODUÇÃO:
O Conhecimento sobre o regime de chuvas contribui diretamente para a tomada de decisões estratégias seja para o planejamento urbano ou rural, pois as chuvas são muito dinâmicas e variáveis (SILVA, 2004). Daí a necessidade de se conhecer a variabilidade pluviométrica mensal e anual dentro do espaço urbano, a partir disso pode se tomar decisões nas consideradas áreas de riscos existentes em uma cidade visando à redução dos impactos das anomalias pluviométricas como enchentes, rompimento de barragens, movimentos de massas, etc. Nesse sentido, o estudo das alterações dos elementos e fatores climáticos principalmente a precipitação pluviométrica quando estudado em nível de microescala, torna-se de suma importância. Este trabalho teve como objetivo analisar a variabilidade pluviométrica ocorrida na cidade de Jataí-GO do mês a Julho a Dezembro de 2004, caracterizando-se as áreas com chuvas mais intensas.
METODOLOGIA:
Foram construídos 12 pluviômetros de PVC, seguindo a metodologia de construção proposta por (ASSUNÇÃO et al., 2003), cada instrumento tem uma área de captação de 165cm2, posteriormente os mesmos foram fixados no solo a uma altura de 1,50 m como determina a Organização Mundial de Meteorologia-OMM, assim selecionaram-se os pontos de observação dentro da cidade de Jataí a partir de análise na planta urbana de 1999, tomando como ponto inicial o Campus Universitário de Jataí/UFG, obedecendo assim a uma distância regular de 2,5 km, na oportunidade tomou-se as coordenadas geográficas de cada ponto, utilizando-se um receptor de sinal GPS. Após a instalação dos instrumentos os colaboradores do projeto passaram por um período de treinamento de um mês para tirar todas as dúvidas de como registrar os dados em planilha. Também foram aproveitados dados pluviométricos registrados na Estação Meteorológica pertencente ao 10º DISME/INMET, que está instalada na porção sul da cidade de Jataí no Campus Universitário-UFG, assim soma-se ao todo 13 postos de coletas de dados pluviométricos dentro da cidade. As observações foram realizadas todos os dias às 07:00h como determina o Instituto Agronômico de Campinas-IAC, após o período de observação, os dados registrados foram organizados em banco de dados e posteriormente espacializados.
RESULTADOS:
A análise dos dados espaciais mostrou que durante o período de Julho a Dezembro de 2004 a precipitação pluviométrica sofreu variações espaciais entre 280 a 716 mm, sendo que a maior intensidade pluviométrica ocorreu no Campus da UFG unidade centro, com 680 mm. Dessa forma a região Norte e Leste da cidade registraram uma pluviosidade entre 280 a 430 mm. Durante os meses observados as chuvas registradas, no Setor Epaminondas, ao norte da cidade, foi de 292,2 mm, em contrapartida, na Estação Meteorológica, ao sul da cidade, os valores acumulados foram de 716,4 mm.
CONCLUSÕES:
Diante dos dados observados, notou-se que durante o período de 6 meses a precipitação pluviométrica foi bem variável na cidade de Jataí-GO, onde foram observados locais mais chuvosos e menos chuvosos dentro de um espaço urbano de 25 km2. Dessa forma, se faz necessário manter as observações nos postos de coletas pluviométricas por mais tempo para que se possa estabelecer uma média pluviométrica anual na cidade, onde tais informações possam servir a todas as pessoas interessadas em saber o regime pluviométrico dentro da cidade, destinando essas informações ao planejamento urbano.
Instituição de fomento: Superintendência Municipal de Ciências e Tecnologia de Jataí-GO
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Precipitação pluviométrica; Variabilidade; Pluviômetro.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005