IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 8. Fisioterapia e Terapia Ocupacional - 1. Fisioterapia e Terapia Ocupacional
MORTALIDADE POR AVC EM IDOSOS EM UMA UNIDADE HOSPITALAR NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE-PB: ASPECTOS FISIOTERAPÊUTICOS.
Ana Cristina da Nóbrega Marinho 1, 2 (anacrnm@hotmail.com), Sarah Brito da Nóbrega 2, 3, Fabrícia Salvador Bezerra 1, Ernando Gouveia Lima Filho 1, Monique Cabral Araújo 1 e Tatiane Martins Teixeira Vaz 1
(1. Depto. de Fisioterapia, Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.; 2. Programa de Pós Graduação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.; 3. Depto. de Ciências da Saúde, Universidade Estadual da Paraíba- UEPB.)
INTRODUÇÃO:
O Acidente Vascular Cerebral é considerado atualmente como uma das principais causas de mortalidade no Brasil. Diante disto, esse estudo teve como objetivo analisar a mortalidade por AVC em idosos que foram internados em uma unidade hospitalar na cidade de Campina Grande-PB.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi do tipo descritiva, analítica e transversal, cujo universo foi constituído por 241 idosos acometidos por AVC que foram a óbito na unidade hospitalar no período entre janeiro a dezembro de 2002. Adotou-se a técnica documental para coleta de dados e como instrumentos dois formulários.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram que dos 241 óbitos ocorridos no período estudado, a maioria (50,6%) era do sexo feminino, com faixa etária entre 60 a 69 anos (41,1%), aposentados (69,7%), procedentes na sua maioria de cidades do interior do Paraíba (56,9%). Quanto ao tipo de AVC, o de maior prevalência foi o AVC I (85,5%), tendo como principal causa a Hipertensão Arterial Sistêmica (58,9%).
CONCLUSÕES:
Do total de prontuários estudados, 38% foram a óbito devido ao AVC. No que se refere à assistência fisioterapeutica, 23% dos pacientes assistidos foram a óbito. Enquanto que 81% dos que não realizaram fisioterapia foram a óbito. Esta situação é contraditória às políticas de saúde ora implantadas no Brasil, as quais preconizam a assistência preventiva, mas os dados revelaram que o número de pacientes atendidos no hospital estudado encontrava-se elevado, isto demonstra que os serviços preventivos requisitam de outros profissionais como o fisioterapeuta, visto que a maioria dos pacientes atendidos sobreviveram após a doença depois de receberem tal assistência.
Palavras-chave:  AVC; Mortalidade; Fisioterapia.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005