IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 6. Ciência Política - 1. Comportamento Político
MONITORAMENTO DA MÍDIA IMPRESSA DA CAMPANHA ELEITORAL DE 2004 EM FORTALEZA: ANÁLISE DO JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE.
Eveline Alves Ribeiro 1 (alveseveline@yahoo.com.br), Viviane Emídio Monteiro 1, Maria Andréa Luz da Silva 2 e Francisco Horácio da Silva Frota 2
(1. Universidade Estadual do Ceará - UECE; 2. Mestrado Acadêmico de Políticas Públicas e Sociedade - MAPPS)
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa ocorreu, no período de agosto a outubro de 2004, durante as eleições municipais à prefeitura de Fortaleza. A pesquisa foi baseada em um monitoramento diário dos programas eleitorais e dos jornais Diário do Nordeste e O Povo. Este trabalho trata da análise específica do jornal local Diário do Nordeste, onde se coletou os seguintes aspectos: número de aparições de cada candidato à prefeitura de Fortaleza; valência das aparições dos candidatos em positiva, negativa e neutra no jornal; tipo de reportagens e tipo de enquadramento jornalístico. A referida pesquisa veio dar continuidade à realizada nas eleições presidenciais de 2002, onde se analisou o perfil dos principais presidenciáveis nas mídias televisiva e impressa. O objetivo do atual monitoramento realizado foi a coleta de informações acerca dos prefeituráveis, tentando montar o perfil pessoal de cada um, o perfil de suas estratégias de campanha, as problemáticas envolvendo alianças e apoios políticos e a postura do jornal na veiculação das matérias no decorrer da campanha eleitoral tanto no primeiro quanto no segundo turno. Analisar um processo eleitoral de uma grande capital do Brasil é sempre um desafio, haja vista os inúmeros significados que palavras, ações e até mesmo silêncios possuem na mudança do quadro eleitoral, como ocorreu em Fortaleza.
METODOLOGIA:
Os procedimentos metodológicos realizados nesta pesquisa foram compartilhados com o Instituto de Pesquisa da Universidade do Rio de Janeiro (Iuperj), que já vem desenvolvendo este tipo de monitoramento nas campanhas eleitorais dos principais estados do país. Concomitantemente, a coleta dos dados era realizada a análise de conteúdo dos mesmos, esta apresentada na estrutura de gráficos que demonstravam a evolução positiva e/ou negativa dos candidatos. Os dados foram coletados diária e diretamente do jornal Diário do Nordeste nas seções Principal/capa, Política e um caderno especial Eleições 2004. Foi utilizado para este procedimento um microcomputador e uma bolsista de Iniciação Científica. Contudo, todo o monitoramento, incluindo o jornal O Povo e os programas eleitorais, teve a presença de mais uma bolsista da Iniciação Científica e dois voluntários do curso de Serviço Social.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos nesta pesquisa foram a análise de conteúdo do material coletado no primeiro e segundo turnos e a análise de discurso da estrutura da campanha dos prefeituráveis e da postura do jornal (fase atual da pesquisa). Os candidatos monitorados foram Antônio Cambraia (PSDB), Inácio Arruda (PCdoB), Aloísio Carvalho (PMDB), Moroni Torgan (PFL) e Luizianne Lins (PT). Estes foram os mais citados e tiveram maior notoriedade no jornal Diário do Nordeste. No primeiro turno, as matérias mais relevantes basearam-se na divergência interna do PT em apoiar a candidatura de Inácio e não a de Luizianne; também no clima bastante tenso entre os principais candidatos à prefeitura de Fortaleza através do desenrolar da propaganda eleitoral no rádio e TV e na divulgação semanal de pesquisas do Ibope para prefeito de Fortaleza, que traziam mudanças relevantes no quadro eleitoral. No segundo turno, o resultado inesperado pelas pesquisas de opinião no decorrer da campanha, com a ida de Moroni e Luizianne ao segundo turno, dominou as matérias do jornal e, com menos ênfase, mais importante de se relatar, a busca de apoios e alianças que fortalecessem as candidaturas em busca da vitória no pleito de 2004.
CONCLUSÕES:
De acordo com as análises concluídas, constatou-se a definição clara do perfil de cada candidato por parte do Diário do Nordeste. Cambraia foi apresentado como um candidato da base do governo estadual, com experiência administrativa e que fortaleceu sua candidatura com a presença de seu vice, delegado Cavalcante, bastante carismático nas camadas mais simples da capital. Inácio foi bastante prejudicado em sua imagem política devido à polêmica da Reforma da Previdência e do aumento do salário mínimo. Foi visível nas reportagens o retrocesso de sua campanha e a atrofia de seu ânimo na disputa. Aloísio foi apresentado de maneira discreta pelo jornal, que não focalizou o prejuízo pelo fato de este ser o candidato de Juraci na disputa eleitoral. Moroni foi um candidato que começou à margem das reportagens e no decorrer da campanha, com sua postura ofensiva, ascendeu fortemente nas reportagens do jornal. Luizianne, desde o início da campanha, teve um lugar cativo no Diário do Nordeste, principalmente, ao lado de Inácio, pois a maioria das reportagens se dedicou a apresentar a crise interna do PT. Ela foi apresentada como uma mulher forte e decidida ao objetivo de ser prefeita de Fortaleza. A campanha eleitoral de 2004 demonstrou uma situação inédita na política cearense, pois a ida ao segundo turno de dois candidatos sem vínculo algum com os “coronéis” locais mostrou uma postura mais independente dos eleitores da capital que optaram pelo novo em detrimento do continuísmo político.
Instituição de fomento: FUNCAP
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Campanha eleitoral; Análise de Discurso; Análise de Conteúdo.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005