IMPRIMIR VOLTAR
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
INFLUÊNCIA SAZONAL NA COMPOSIÇÃO QUÍMICA DE ÓLEOS ESSENCIAIS DE CARQUEJA EM POPULAÇÕES SILVESTRES E CULTIVADAS
Marisa Ribeiro dos Santos 1 (marisa@quimica.grad.ufg.br), Carolina Brom .Aki Oliveira 1, José Eduardo B.P. Pinto 2, Fabiano Guimarães Silva 2, 3, Suzana Costa Santos 1, Pedro Henrique Ferri 1, José Realino de Paula 4, José Carlos Seraphin 5, Vivian Nascimento 2 e Juliana de Fátima Sales 2
(1. Instituto de Química, UFG; 2. Departamento de Agricultura, UFLA-MG; 3. Laboratório de Biotecnologia, CEFET-GO; 4. Faculdade de Farmácia, UFG; 5. Instituto de Matemática e Estatística, UFG)
INTRODUÇÃO:
Carqueja, Baccharis trimera (Less.) DC. (Asteraceae), é popularmente utilizada para o tratamento de desordens estomacais e renais, possuindo ainda propriedades antiinflamatórias e ação antihepatotóxica. No presente trabalho, a influência sazonal na composição química dos óleos essenciais das partes aéreas de B. trimera em diferentes populações (silvestre/cultivada) foram examinadas por cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM).
METODOLOGIA:
Para obtenção do óleo essencial foram colhidas as partes aéreas, secadas em estufa com circulação forçada a 35°C, até massa constante, e trituradas em moinho antes da extração. Para a extração utilizou-se 50 gramas de fitomassa seca, extraindo-se o óleo essencial por hidrodestilação em aparelho de Clevenger modificado, durante 50 minutos. O hidrolato foi extraído com diclorometano (3 x 90 ml) e a fração orgânica, secada com sulfato de magnésio anidro. A evaporação do solvente foi conduzida em evaporador rotativo a uma temperatura de 40°C e pressão de 200mmHg, sendo o óleo essencial conservado em freezer. A análise química foi através de CG-EM com coluna capilar SPB-5 e temperatura programada. A identificação dos componentes foi baseada na comparação dos espectros de massas e dos índices de retenção com aqueles descritos na literatura. Os índices de retenção foram obtidos através da co-injeção de uma mistura de hidrocarbonetos lineares. Os métodos estatísticos de Análise de Componentes Principais (CP) e Análise de Cluster, pela técnica da minimização da variância, foram utilizados para o estudo da variabilidade química sazonal através do pacote SPAD.N (França).
RESULTADOS:
No total, 25 constituintes químicos foram identificados nos óleos essenciais, com os hidrocarbonetos sesquiterpênicos como componentes majoritários (média de 71,5%; desvio padrão de 8,9%). As análises por CP e Cluster foram aplicadas para o estudo da similaridade dos indivíduos (amostras) com base na distribuição dos constituintes voláteis e conduziram a retenção de 72% da variância acumulada dos dados originais pelo primeiro plano fatorial. O Primeiro CP separou as amostras silvestres e cultivadas no período Março-Maio (fase de floração), caracterizadas pela concentração elevada de sesquiterpenos oxigenados (35,0%; 7,2%), enquanto que a Segunda CP separou as populações silvestres das cultivadas durante o período Junho-Dezembro, com níveis elevados de hidrocarbonetos sesquiterpêncios nas amostras silvestres (82,2%; 1,1%). Assim, três clusters foram obtidos: I (amostras silvestres e cultivadas em Março-Maio), contendo porcentagens elevadas de espatulenol (8,6%; 2,6%) (P < 0,001) e globulol (8,6%; 1,3%) (P < 0,0001); II (amostras cultivadas em Junho-Dezembro) contendo um alto conteúdo de ledol (12,6%; 1,6%) (P < 0,001), e o cluster III (amostras silvestres no período Junho-Dezembro) apresentando teores elevados de germacreno D (25,5%; 2,8%) (P < 0,004), biciclogermacreno (20,9%; 2,1%) (P < 0,005) e (E)-cariofileno (17,3%; 1,7%) (P < 0,012).
CONCLUSÕES:
Os resultados da variação sazonal possivelmente relacionam-se a fatores adaptativos, provavelmente causados pela combinação de fatores climáticos, de irradiação solar, disponibilidade de água e nutrientes do solo.
Instituição de fomento: PADCT, CNPq/PIBIC-UFG e FUNAPE/UFG
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Baccharis trimera; Óleos essenciais; Análise multivariada.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005