IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
O ESPAÇO ESCOLAR COMO ALTERNATIVA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Roneidi Pereira de Sá Alves 1, 3 (roneidi@ulbra-to.com.br), Cristiane de Quadros Mansanera 1, 3 e Adriano Rodrigues Mansanera 1, 2
(1. CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS- CEULP /ULBRA-TO; 2. UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS- UFT-TO; 3. SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - SEMED- PALMAS-TO)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho teve por objetivo descrever a possibilidade de o espaço escolar construir-se como alternativa de formação continuada de professores através da ação-reflexão-ação. Para iniciarmos esse trabalho, definimos a escola (FERREIRA, 2003; PAIVA, 2003), como um espaço por excelência de socialização, sendo a responsável pela formação de um indivíduo reflexivo inserido em seu meio que de forma mais consciente pode assumir mudanças sem a perda de sua identidade. Essa formação reflexiva exige que o ambiente escolar seja organizado de forma democrática e participativa, preocupando-se com as questões do coletivo.
METODOLOGIA:
O trabalho de formação docente, a partir da ação-reflexão-ação, baseou-se inicialmente na aplicação de instrumentos construídos para o acompanhamento da aprendizagem de um grupo de discentes (200 sujeitos). Esse instrumento avaliativo constituiu-se enquanto base de diagnóstico, para a avaliação e a reflexão das práticas desenvolvidas no contexto de sala de aula do ensino regular de uma escola municipal da cidade de Palmas-TO. Após a aplicação dos instrumentos de acompanhamento da aprendizagem foram organizados grupos de estudos entre os professores (29) e equipe pedagógica (4) para que pudessem aprofundar os conhecimentos sobre as dificuldades encontradas nas salas de aula.
RESULTADOS:
Partindo do pressuposto de que as mudanças educacionais não devem ocorrer (FERREIRA, 2003) de forma massificada e imposta ou como condição principal de progressão na carreira, pois se assim for só reforçará as tendências niveladoras das escolas, a formação dos professores participantes deste trabalho aconteceu de forma espontânea em grupos de auto formação, preocupando com o cotidiano escolar com uma atuação participativa. A partir da análise realizada pelo grupo de docentes sobre o instrumento avaliativo, foi possível detectar as dificuldades dos alunos frente à prática educativa utilizada no processo de ensino, ao ponto de tais dificuldades sugerirem a necessidade de mudanças teóricas e metodológicas. Sendo assim, foram organizados grupos de estudo quinzenais para que os professores aprofundassem os conhecimentos teóricos e, assim, pudessem superar as dificuldades em sala de aula e socializar os resultados obtidos posteriormente. Evidencia-se assim, que os grupos de estudo se apresentam como possibilidade de mudança nas práticas educacionais e por conseqüência das relações com outros grupos.
CONCLUSÕES:
O espaço escolar como ação-reflexão-ação, está centrada na capacitação profissional do docente que permite o reconhecimento das estruturas informais das organizações que se fundamenta nas ações e desejos dos professores, favorecendo o sucesso na formação contínua como a institucionalização de espaços e tempo de reflexão, de estudo e de pesquisa permitindo uma ação formativa e acompanhamento de inovações dela decorrentes.
Por fim, a transformação das relações humanas só ocorrerá na medida em que os profissionais da educação construam, na prática, a cultura de coletividade que o espaço escolar requer.

Referências
FERREIRA, N.S.C. (Org.) Formação continuada e gestão da educação. São Paulo: Cortez, 2003.
LISITA, V.M.S.S. (Org.) Formação de professores: políticas, concepções e perspectivas. Goiânia: Alternativa, 2001.
LINHARES, C.F. (Org.) Formação continuada de professores: comunidade científica e poética. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
MIZUKAMI, M.da G.N., et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdwFSCar, 2002.
PAIVA, E.V.de (Org.) Pesquisando a formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
Palavras-chave:  Formação de Professores; Espaço escolar; ação-reflexão-ação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005