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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
UMA PRPOPOSTA PARA AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCACIONAL
Edemar Benedetti Filho 1 (edemaruems@yahoo.com.br), Noé de Oliveira 1, Antonio Rogério Fiorucci 1, Regilaine Almeida Costa 1 e Luzia Pires dos Santos Benedetti 1
(1. Depto. de Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS)
INTRODUÇÃO:
A classificação de software educacional é uma questão em aberto, podendo-se entender que um aplicativo que se preste a reforçar conteúdos educacionais através de tarefas interativas, com comandos pré-definidos, levando ao enriquecimento intelectual do indivíduo, possa se denominar software educativo. O uso da hipermídia tem sido a grande promessa de melhoria na educação; no entanto, se não for bem aplicada será apenas mais uma tecnologia de pequeno valor. A verdade é que o seu uso pode propiciar ao aprendiz um grande número de informações que o auxiliam na construção do seu saber. Livros, revistas, jornais impressos, rede de radiodifusão são meios de mão única, não permitem a interação do usuário, e o computador, ao contrário, permite tais recursos. A entrada dos computadores nas escolas como parceiro na procura da melhoria do processo ensino-aprendizagem trouxe também, gradativamente, os softwares educacionais que pretendem dar aos professores um suporte extra na aplicação dos conteúdos. O objetivo deste trabalho foi obter uma proposta de avaliação de softwares educacionais em forma de listas de avaliações (checklist) permitindo a orientação teórico-metodológica na avaliação e utilização destes softwares, para uso em ensino médio.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado a partir de uma revisão bibliográfica nos seguintes tópicos: modelos de avaliações de qualidades em softwares, métodos e técnicas de avaliações de softwares educacionais, normas técnicas (ABNT) sobre avaliação de software educacional, assim, com este levantamento passou-se a uma elaboração de uma proposta para avaliação de softwares educacionais. Nesta montagem da proposta, retirou-se dos softwares estudados as principais características positivas e negativas neles existentes, montando assim uma lista de avaliação, a qual poderá ser utilizada para outros softwares não estudados. O ponto principal a ser contemplado na metodologia foi uma integração da abordagem pedagógica com as ferramentas que devem estar presentes em um software educacional.
RESULTADOS:
Na revisão da literatura utilizada neste trabalho encontraram-se muitas propostas de modelos, abordagens e metodologias diferentes para avaliação da qualidade de software educacional que contribuíram na proposta de desenvolvimento de um novo modelo de avaliação, o qual permitiu questionar e identificar, a qualidade, os problemas e, as limitações, segundo alguns critérios, desses softwares existentes no mercado. A proposta foi apresentada em forma de lista de avaliação (checklist) permitindo analisar os critérios, que se julgue necessário estarem presentes em softwares educacionais, considerando-se os aspectos pedagógicos existentes. Verificou-se que os softwares apresentaram qualidades e defeitos, provenientes em geral da concepção que o seu projetista tem do que vem a ser o processo ensino-aprendizagem, onde muitas vezes não apresentava a formação profissional desejada. Observou-se que a maioria dos softwares não era construída ou elaborada por profissionais da área de educação, muitas vezes bacharéis, o que levou a uma distância no enfoque da relação ensino-aprendizagem e as novas tendências pedagógicas.
CONCLUSÕES:
Na busca de subsídios para chegar-se à proposta de avaliação de software educacional, constante neste trabalho, percebeu-se a dificuldade de se encontrar um modelo de avaliação perfeito e genérico a todas as disciplinas. Assim, buscou-se estabelecer critérios objetivos para a seleção de softwares educativos, observando-se o potencial e as contribuições que eles podem oferecer para o ensino e a aprendizagem de seus usuários. Finalmente, pode-se considerar um software educativo bem produzido do ponto de vista técnico-pedagógico, aquele que possua todos os recursos multimídia, que atenda a todas as recomendações de normatização, que define claramente a corrente pedagógica utilizada e que segue a pedagogia explicitada, que seja no desenvolvimento de um conteúdo, quer seja na avaliação.
Palavras-chave:  Software educacional; Ensino-aprendizagem; Avaliação.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005