IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CEARÁ
Tânia Maria Leal Barbosa 1 (tania@uece.br) e Regina Claúdia Medeiros Primo 1
(1. Curso de Pedagogia/Centro de Educação/UECE)
INTRODUÇÃO:
Existe no Brasil ampla variedade de conceitos de educação ambiental, e possivelmente relacionada a essa grande diversidade conceitual, a inexistência de propostas metodologia oficiais consolidadas, oriundas das instituições responsáveis pela educação ambiental no país. Nesse contexto é que podemos enfocar a grande necessidade de se pesquisar as práticas pedagógicas de nossos professores, pois resultados relativos a essas práticas são escassos. No Ceará, essa realidade não difere do restante do Brasil. Consideramos a escola um ambiente adequado para o processo educativo formal, onde a educação ambiental pode encontrar as condições necessárias para o seu desenvolvimento. Mas, quanto aos professores, como eles trabalham a educação ambiental em suas práticas pedagógicas?. Conhecer as respostas a essa indagação, no que se referi aos professores do ensino fundamental de alguns municípios do estado do Ceará, foi o objetivo deste trabalho.
METODOLOGIA:
O projeto de pesquisa “Concepções de educação ambiental de professores do ensino fundamental do interior do Ceará” foi realizado em algumas regiões do Ceará, por meio de um questionário estruturado, composto por cinco perguntas. Para este trabalho, selecionamos a questão norteadora: Na sua prática pedagógica como você trabalha a educação ambiental?. Os sujeitos de nossa pesquisa foram os professores/alunos do Programa MAGISTER. O Maciço de Baturité foi a região amostrada do estado, tendo sido os municípios de Aracoiaba e Baturité, os locais de coleta dos dados, representando cerca de 13 municípios do Maciço. Participaram da pesquisa 31 e 32 professores, respectivamente em Aracoiaba e Baturité. Após a sistematização das respostas dos questionários realizada por meio de um programa de computador, criado com esse objetivo, todas as respostas para cada pergunta por município foram agrupadas, sendo posteriormente realizada a análise dos resultados.
RESULTADOS:
A estratégia utilizada para a análise dos resultados foi a construção de categorias. Foram obtidas as seguintes categorias: Incentivo ao cuidado (38%), Diferentes estratégias pedagógicas (28,6%), Diálogo e informações (12,7%), Educação ambiental trabalhada com restrições (3%) e Outros (12,7%). Vale ressaltar que embora 84% dos professores tenham respondido, que trabalhavam com a Educação Ambiental em suas práticas pedagógicas, 13% não conseguiram responder de modo compreensivo, compondo a categoria Outros, mas houve quem afirmasse (3%), que a Educação Ambiental foi trabalhada com restrições, tanto em sua prática como nas escolas de maneira geral.
CONCLUSÕES:
Podemos considerar que os resultados obtidos foram em sua grande maioria, no que se refere a existência de práticas pedagógicas, confirmadores, sugerindo que os professores do ensino fundamental trabalham com seus alunos a Educação Ambiental. No entanto, consideramos importante registrar como categoria, embora com representação reduzida dos que participaram da pesquisa, a afirmação de que o trabalho com a Educação Ambiental ocorria com restrições tanto para o professor, quanto para as escolas de modo geral. Estes resultados são levados em consideração, possivelmente, pela clareza de suas respostas, elas foram realmente categóricas. Provavelmente também, porque algumas categorias como Incentivo ao cuidado e Dialogo e informações, que caracterizam práticas pedagógicas eminentemente teóricas, se contrapõe as características inerentes a Educação Ambiental, que necessita integrar o pensar, sentir e agir. Ou seja, apenas 28% dos professores pesquisados afirmaram conduzir práticas pedagógicas com diferentes estratégias, o que seria mais condizente com as características interdisciplinares e complexas da Educação Ambiental.
Palavras-chave:  Educação ambiental; Prática pedagógica; Professores do ensino fundamental.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005