IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
HISTÓRIA LOCAL E CIDADANIA: MATERIAIS DE CONSULTA PARA AS ESCOLAS DO LITORAL NORTE DO RS.
Carmem Zeli de VArgas Gil Souza 1 (carmemz@terra.com.br) e Liane Saenger 1
(1. FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO/RS - FACOS)
INTRODUÇÃO:
O CONTINENTE DE SÃO PEDRO, ATUAL ESTADO DO RS DIVIDIA-SE, ORIGINALMENTE, EM QUATRO ÁREAS BASEADAS NAS VILAS DE PORTO ALEGRE, RIO GRANDE, RIO PARDO E SANTO ANTONIO DA PATRULHA.
OS MUNICÍPIOS QUE SE ORIGINARAM DE SANTO ANTONIO DA PATRULHA, DESDE 1990 PROMOVEM UM ENCONTRO ANUAL DE MEMBROS DAS SUAS COMUNIDADE CHAMADO RAÍZES, NO QUAL SE ELABORAM E PUBLICAM PESQUISAS SOBRE HISTÓRIA LOCAL . TAIS EVENTOS SÃO ORGANIZADOS PELAS PREFEITURAS MUNICIPAIS E HISTORIADORES LOCAIS E JÁ APRESENTAM IMPORTANTE ACERVO DE INFORMAÇÕES, REFLEXÕES, ESTUDOS EM GERAL QUE INDICAM O INTERESSE DOS ENVOLVIDOS EM RESGATAR SUA HISTÓRIA.
COMO ESTIMULAR O USO DESSE MATERIAL PELAS ESCOLAS DAS COMUNIDADES FOI O DESAFIO QUE MOBILIZOU A PESQUISA HISTÓRIA LOCAL E CIDADANIA: MATERIAIS DE CONSULTA PARA AS ESCOLAS DO LITORAL NORTE/RS, E OPORTUNIZOU A QUE SE AMPLIASSE, NAS ESCOLAS, UMA VISÃO HISTÓRICA MAIS ABRANGENTE E CONTEMPORÂNEA, QUE SABE QUE O ENSINAR ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADO AO PESQUISAR.
METODOLOGIA:
O TRABALHO REALIZOU-SE A PARTIR DE DUAS PROFESSORAS E DUAS ALUNAS DO CURSO DE HISTÓRIA DA FACOS, QUE EFETIVARAM O MAPEAMENTO DAS PUBLICAÇÕES E ANALISARAM SEU POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO. NORTEOU-SE PELO DIÁLOGO ENTRE PASSADO E PRESENTE, PELO APREENDER MUDANÇAS E PERMANÊNCIAS E PELO ESTÍMULO A QUE PROFESSORES E ALUNOS REFLITAM SEUS CONTEXTOS SOB DIFERENTES ÓTICAS PARA NELES ATUAREM DE FORMA CRÍTICA. GEROU-SE A PARTIR DE PUBLICAÇÕES DO QUE HISTORIADORES E LEIGOS DA REGIÃO DESTACAM COMO ELEMENTOS HISTÓRICOS DA REGIÃO E ORGANIZOU-SE COM VISTAS À ADEQUAÇÃO ÀS ATUAIS TEORIAS PEDAGÓGICAS.
RESULTADOS:
• PRODUÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO PARA ESCOLAS: 1000 EXEMPLARES.
• APROXIMAÇÃO DA FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO COM A COMUNIDADE ESCOLAR.
• ALUNOS DO CURSO DE HISTÓRIA PUDERAM PENSAR SUAS ATIVIDADES DE PROFESSORES DE FORMA AMPLIADA: ENSINO E PESQUISA.
• ABERTURA DE ESPAÇOS PARA ORIENTAÇÃO E APROFUNDAMENTO DO APROVEITAMENTO DE RECURSOS DO COTIDIANO, DA FACOS PARA A COMUNIDADE, VIA EDUCAÇÃO CONTINUADA.
CONCLUSÕES:
• A MEMÓRIA REGISTRADA POR NÃO PESQUISADORES PODE CONSTITUIR-SE DE MATERIAL DIDÁTICO REFLEXIVO DESDE QUE APOIADO EM BASE TEÓRICA.
• DIFERENTES OLHARES SOBRE A VIDA COTIDIANA PODEM SER INTERESSANTES PONTOS DE PARTIDA PARA ESTABELECER RELAÇÕES HISTÓRICAS QUE ESTIMULEM DISCUSSÕES TEÓRICAS.
• É ESSENCIAL QUE PROFESSORES TENHAM UMA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR QUE LHES POSSIBILITE OLHARES DIVERSOS E REFLEXIVOS SOBRE AS FONTES HISTÓRICAS.
Instituição de fomento: FAPERGS
Palavras-chave:  HISTORICIDADE; APRENDIZAGEM; CIDADANIA.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005