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H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada | ||
ESTRATÉGIAS INTERACIONAIS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: PROPOSTAS PARA ATIVIDADES DE APOIO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO | ||
Sueli Cristina Marquesi 1, 2 (sueli.marquesi@unicsul.br), Vanda Maria da Silva Elias 3 e Karlene da Rocha Campos 4, 5 | ||
(1. Programa de Estudos Pós-graduados em Língua Portuguesa - PUC/SP.; 2. Professora Titular da Área de Letras, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL.; 3. Professora Associada - PUC/SP.; 4. Professora Adjunto III, Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL.; 5. Professora Convidada da COGEAE - PUC/SP.) | ||
INTRODUÇÃO:
A utilização de tecnologias da informação e comunicação é hoje uma realidade no ensino de graduação. Nesse sentido, o computador e a Internet têm se tornado grandes aliados do professor e do aluno, e a elaboração de atividades online tem se tornado uma constante no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, em comunicações mediadas, nem sempre se pode contar com tecnologias que permitam interação visual e auditiva. Desse modo, a interação verbal é ainda a que assegura, muitas vezes, um envolvimento mais estreito entre o estudante e as atividades realizadas em ambiente virtual. Partimos do pressuposto de que a Lingüística contemporânea esclarece aspectos importantes da comunicação mediada, sobretudo no que se refere à interação pela linguagem. Assim, neste trabalho, pretendemos apresentar exemplos de atividades de apoio para a disciplina Língua Portuguesa realizadas no ambiente virtual Blackboard, voltadas para alunos de graduação do curso tecnológico Gestão Financeira, elaboradas com algumas estratégias interacionais que podem propiciar maior envolvimento dos alunos com os exercícios propostos. |
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METODOLOGIA:
A pesquisa é teórico-analítica e está embasada em estudos que abordam a linguagem como forma de ação (Barros, 2002; Koch, 2000; Van Dijk, 2000, 1983, 1977; Bronckart, 1999); em estudos que tratam da subjetividade da linguagem (Bakhtin, 2000, 1999; Benveniste; Kerbrat-Orecchioni) e em estudos que tratam da interação em cursos a distância (Holmberg, 1995; Moore, 1993). As estratégias categorizadas resultam da relação entre os pressupostos teóricos e foram aplicadas em atividades de Língua Portuguesa voltadas para um curso de graduação tecnológico de Gestão Financeira. Tais atividades foram apresentadas no ambiente virtual Blackboard, criado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEAD) da Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL), em São Paulo. |
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RESULTADOS:
Os resultados da aplicação demonstraram que: 1) as estratégias interacionais motivam a participação do aluno nas atividades propostas e, portanto, o processo de aprendizagem; 2) as estratégias interacionais propiciam o desvelamento dos sujeitos professor e aluno e contribuem para a intensificação do processo interacional; 3) uma metodologia para o ensino em contexto virtual deve constituir-se com foco em estratégias interacionais, a fim de propiciar o envolvimento do aluno nas atividades propostas. |
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CONCLUSÕES:
Refletindo sobre o trabalho realizado, concluímos que: 1) os estudos da Lingüística contemporânea que abordam a interação pela linguagem abrem perspectivas para a elaboração de atividades de apoio mediadas por computador, tornando-as mais envolventes e, portanto, motivadoras da aprendizagem; 2) o ensino proposto em contexto virtual, a exemplo do que acontece presencialmente, deve destacar, nos procedimentos metodológicos, estratégias interacionais que possibilitem a constituição do aluno como sujeito responsável pela aprendizagem; 3) o processo de interação pressupõe o desvelamento dos sujeitos, por conseguinte, necessário se faz que, nas atividades propostas, seja dada a devida atenção a estratégias enunciativas que possibilitem a intensificação da interação; 4) o ensino a distância propiciado pelos recentes recursos tecnológicos possibilita formas de interação e de constituição da subjetividade antes não existentes, e, como tal, solicita dos educadores a construção de metodologias adequadas a essa nova situação. |
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Palavras-chave: educação a distância; ensino de língua portuguesa; interação. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |