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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | ||
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: TRANSFORMANDO INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTOS | ||
Wilma Gultelayne Ferreira Souza 1 (Profa. Especialista em Docência do Ensino Superior) e Jeiel Maira Lucena da Silva 1 | ||
(1. Faculdade do Vale do Itapecuru - FAI) | ||
INTRODUÇÃO:
Nesta investigação faz-se uma abordagem das histórias em quadrinhos, como recurso didático-metodológico, visando à transformação das informações em conhecimento. Apresentam-se os resultados de uma pesquisa de campo realizada com professores e alunos que atuam nas 4ª e 5ª séries do Ensino Fundamental, objetivando-se demonstrar que as histórias em quadrinhos são condutoras de um estímulo e alegria revelados na prática prazerosa da leitura. Enfatiza-se a importância da interpretação e compreensão textual na formação do leitor e discute-se o desenvolvimento de tais habilidades (interpretação e compreensão) a partir das narrativas dos quadrinhos. |
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METODOLOGIA:
Foram utilizados os métodos observacional, para a delimitação do problema empírico e o estatístico, na tabulação dos dados coletados através de questionários aplicados a professores e alunos. Após revisão da literatura e a análise dos resultados, foi elaborado um artigo científico contendo sugestões metodológicas direcionadas ao uso das histórias em quadrinhos, como estratégia inovadora em sala de aula, tendo em vista a necessidade de formar leitores que interpretem criticamente o atual contexto sócio-político e educacional, com vistas a provocar mudanças significativas nesse universo contextual. |
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RESULTADOS:
Sobre a utilização das Histórias em Quadrinhos como elemento didático de melhoria interpretativa textual, os professores afirmam que acham válido o emprego das narrativas em quadrinhos, no entanto ao justificarem suas respostas afirmativas, percebe-se que não há consistência nas argumentações quando se reportam à modalidade, pois revelam um desconhecimento das possibilidades criativas e interpretativas instauradas com as atividades relacionadas a este recurso pedagógico. A investigação demonstrou que as histórias em quadrinhos constituem um valioso suporte didático para o estímulo da prática de leitura, interpretação e compreensão textual e que, valorizar a leitura dos quadrinhos como fonte de fruição estética, entretenimento e compreensão textual, contribui significativamente para o aperfeiçoamento de uma prática de leitura em que se objetiva a transformação de informações em conhecimentos. |
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CONCLUSÕES:
Não se pode conceber a visão ilusória de que a compreensão textual, fator imprescindível para que informações transformem-se em conhecimentos, resulta de uma competência que é espontaneamente adquirida ao longo da experiência escolar. É fato comprovado que a inserção das histórias em quadrinhos no âmbito escolar, traz reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem. Isto bastaria para justificar a realização desta pesquisa, entretanto a relevância desta não se estagna apenas nessa referência. No decorrer deste trabalho de cunho científico, em suas etapas de investigação, análise e aplicabilidade, foi possível constatar que, a partir das histórias em quadrinhos, é possível desenvolver a habilidade de interpretação textual, fator transformador de informações em conhecimentos, contribuindo assim para a formação do leitor crítico. |
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Palavras-chave: História em Quadrinhos; Interpretação; Conhecimento. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |