IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃODO ENSINO DE QUÍMICA AO COTIDIANO DO ALUNO
Cristiane Regina Winck 1 (carloshortelan@yahoo.com.br), Cláudia Samara Nevoleti Correia Lima 1, Claudia Andréa Lima Cardoso 1, Paloma Cardoso da Rosa  1, Alex Sandro Vicentin de Lima 1 e Carlos Manoel dos Santos Hortelan 1
(1. Depto. De Química; Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS)
INTRODUÇÃO:
A presença da química no dia-a-dia das pessoas é mais do que suficiente para justificar a necessidade de que o cidadão seja informado sobre química. No entanto, o método de ensino aplicado pelas escolas pública, no ensino médio, não atendem a esta necessidade.Os recursos utilizados pelos professores e a deficiência do conteúdo abordado dificultam o esclarecimento de questões básicas importantes ao cotidiano dos alunos.Este trabalho tem por objetivo verificar os recursos didáticos empregados pelos professores de química, bem com a associação dos conteúdos ao cotidiano do aluno.
METODOLOGIA:
Foram aplicados questionários no ensino médio, mais especificamente segunda e terceira série, de uma escola pública estadual no município de Dourados/MS. O questionário aplicado constou de seis questões, sendo três objetivas e três objetivas/descritivas. Somente os alunos responderam ao questionário, não havendo participação dos professores.
RESULTADOS:
Foram respondidos 58 questionários. De acordo com os resultados obtidos, constatou-se que 100 por cento dos professores de química, ministram aulas utilizando livros didáticos e que 48,89 por cento dos alunos consideram aulas práticas o método de aprendizagem mais adequado, apesar destas serem raramente utilizadas pelos professores. Dos alunos 58,62 por cento observam a química como uma ferramenta importante para o seu dia-a-dia e 13,79 por cento à consideram importante apenas em algumas situações, como na fabricação de remédios e na escola. Dos alunos consultados 70,68 por cento não sabem o que é pH e onde ele é aplicado, apesar deste conteúdo ter sido trabalhado nas turmas entrevistadas. Dentre os alunos 62,06 por cento afirmam não possuir conhecimentos necessários para solucionar algum problema relacionado com a química no seu cotidiano. A partir de uma lista de itens relacionados com a química os mais assinalados por eles foram o creme dental 28,04 por cento, refrigerante 28,65 por cento, seguidos de sacolas plásticas 19,51 por cento, trem bala 12,19 por cento e computador 11,58 por cento. Ao serem questionados sobre outros itens relacionados com a química, os mais citados foram o shampoo, tinta de cabelo e produtos de limpeza. 86,20 por cento dos entrevistados consideram a química importante para a sua vida pessoal, no entanto, não sabem ao certo a sua finalidade.
CONCLUSÕES:
A partir dos dados obtidos nos questionários podemos concluir que o ensino nesta escola pública de Dourados é baseado apenas nos conteúdos apresentados nos livros didáticos, não sendo utilizado, praticamente, nenhum outro recurso. Verificou-se através do método de ensino aprendizagem empregado, um distanciamento dos alunos em relação à química. Este fato pode ocorrer devido ao conhecimento ser realizado sem correlação com o cotidiano do aluno e assim levá-los a concluir que a química não é algo presente em nosso dia a dia. A falta de incentivo dos professores e o excesso de sua carga horária podem estar dificultando a preparação de aulas mais dinâmicas.
Palavras-chave:  Química no cotidiano; Ensino de química; Escolas públicas.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005