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G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 12. Psicologia | ||
NECESSIDADES INFANTIS EM PARQUES DE PRÉ-ESCOLAS | ||
Odara de Sá Fernandes 1 (odarasf@yahoo.com.br) e Gleice Azambuja Elali 1 | ||
(1. Depto. de pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN) | ||
INTRODUÇÃO:
Diversos estudos enfatizam a relação do homem com o ambiente como um dos aspectos de extrema importância para a formação humana. Essas relações são essenciais para o desenvolvimento infantil, representando estímulos que propiciam comportamentos, gerando desafios à enfrentar e possibilitando suas interações com outras pessoas, dentro de um contexto sócio-histórico específico. Ou seja, a criança é capaz de explorar, descobrir e iniciar ações em seu lugar, além de selecionar parceiros, objetos e áreas para suas atividades. Essa relação é bidirecional, pois o espaço favorece comportamentos específicos da criança, assim como esta atua modificando este ambiente. As pesquisas revelam as implicações desta relação para o desenvolvimento da criança e para o planejamento de espaços lúdicos. Visto que a escola consiste no ambiente por excelência infantil, onde as crianças passam importantes momentos de suas vidas e desenvolvem as suas primeiras habilidades sociais e intelectuais, ela costuma ser o principal foco de estudo dessas investigações. Porém, poucos estudos têm analisado a influência nos comportamentos infantis dos espaços abertos das escolas, como os pátios e parques. Este trabalho objetiva discutir a opinião de estudantes e professores universitários em relação ao que se deve ter nesses ambientes para que se possa favorecer o desenvolvimento da criança. |
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METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, durante a XII Semana de Humanidades. Foi montado um painel interativo, no qual os visitantes podiam deixar sua opinião sobre a seguinte questão: o que é importante ter em um parque de pré-escola?. |
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RESULTADOS:
Nossos resultados revelam que os respondentes consideram o espaço e os equipamentos dos parques infantis das escolas como sendo de grande importância no processo de desenvolvimento, aprendizagem e socialização da criança. A maior parte da respostas enfatiza a necessidade de grande espaço para atividade livre, como também a presença de árvores, areia e brinquedos (playground). Além disso, a segurança foi citada algumas vezes como sendo um elemento fundamental, já que proporciona tranqüilidade para os pais, professores e para a própria criança, que pode brincar com mais liberdade. Para tanto, foi relatada a necessidade de brinquedos seguros, areia limpa, bancos confortáveis, entre outros aspectos. Em um depoimento, o respondente enfatizou a importância de estudar esses espaços, relatando sua própria experiência durante a infância, na qual ele conseguiu superar sua timidez a partir das brincadeiras que realizava no parque de sua escola. |
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CONCLUSÕES:
Essas opiniões demonstram como os espaços abertos, nas escolas, são importantes e como vários aspectos do ambiente físico podem favorecer ou não o desenvolvimento saudável da criança. Dessa forma, estudos da relação criança-espaço são essenciais para auxiliar na compreensão de diversos aspectos da dinâmica de utilização desses ambientes pelas crianças, além de subsidiar o planejamento de espaços mais favoráveis ao desenvolvimento infantil. |
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Palavras-chave: Parque; Pré-escola; criança-espaço. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |