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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A PRÁTICA EDUCACIONAL EM PROL DO MEIO AMBIENTE: EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA LIDUÍNA CÔRREA LEITE.
Tibério Sávio Forte Diogo 1 (tibe-rio@hotmail.com) e Fátima Maria Soares 2
(1. Depto. de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Ceará - UFC.; 2. Depto. de Geografia, Universidade Federal do Ceará - UFC.)
INTRODUÇÃO:
Educar constitui, antes de tudo, a formação de hábitos, atitudes e valores. O perfil ético e moral da sociedade em que estamos vivendo é de total insensibilidade, tanto com seus semelhantes e com todo o ambiente. É dentro desta visão que trabalhar com Educação Ambiental torna-se um desafio, pois suas bases estão no respeito ao próximo e, sobretudo, pela natureza. A pesquisa desenvolvida na Escola Municipal Maria Liduína Côrrea Leite objetivou despertar a consciência ambiental dos estudantes do 3ª e 4ª ciclos do Ensino Fundamental II, para fins de torná-los multiplicadores de idéias e atitudes que venham a propiciar melhores condições ao meio ambiente em que vivem. A metodologia adotada busca melhorar a interação que o Homem tem consigo, com o meio e com o próximo. Cada atividade realizada encontra sua importância na necessidade do nascer, despertar ou revitalizar a consciência de que o Ser Humano deve pensar formas benéficas de interagir com o meio ambiente. Depois de verificar a situação socioambiental problemática pela qual a comunidade escolar estava passando, pensou-se em trabalhar com os estudantes da referida escola o pensamento multiplicador da vontade de preservar o meio ambiente e deixou-se bem claro que através dos educandos, inicia-se o desenvolvimento do processo contínuo da Educação Ambiental.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da pesquisa foi utilizado o método participativo, criando-se condições à formação de multiplicadores de idéias e atitudes. O curso ministrado na Escola, localizada no bairro Bela Vista, Fortaleza-Ceará, compreendeu cinco horas de atividade entre os dias 12, 20 e 27 de setembro de 2003 consistindo na seguinte metodologia: leitura de texto e elaboração de painéis, produção textual, caminhada pela comunidade e encenação teatral. No momento da leitura, cada aluno leu um parágrafo do texto. Ao término da leitura, os alunos iniciaram as discussões e a elaboração dos painéis. A segunda atividade foi a produção textual de uma redação relacionada ao meio ambiente, na qual se procurou trabalhar a imaginação dos participantes, e as idéias baseadas nesse tema, à medida que surgiram, foram compartilhadas entre os membros. Na terceira atividade, os alunos observaram e identificaram os problemas ambientais existentes na circunvizinhança da Escola. Em sala de aula, os alunos voltaram a se reunir e idealizaram estratégias de como as questões ambientais de sua comunidade poderiam ser solucionadas. No final dessa etapa, foi encenada uma peça que tratava dos garis e do lixo acumulado nas ruas pela população.
RESULTADOS:
Ao terminar a leitura do texto, surgiram questionamentos e afirmações do tipo: “quem criou o meio ambiente?”, “o meio ambiente foi criado por Deus”, “o que é poluição?” e “o que o lixo causa para nossa saúde?”. Duas equipes foram formadas. A equipe Planeta Terra deu ênfase aos seres vivos, o painel apresentava gravuras de animais e plantas. A Equipe Poluição das Águas trabalhou a questão da água enfatizando sua necessidade. No que se refere a produção textual, os alunos expuseram suas opiniões acerca das relações entre Homem e meio ambiente, abordando aspectos como a necessidade da reciclagem e a natureza como fruto da criação divina. Durante a caminhada pela comunidade, os alunos afirmaram que as plantas não mereciam estar recebendo aquela poluição e indagaram-me se podiam retirá-las daquele local. Através da encenação teatral, reflexões foram efetuadas abordando a dificuldade de trabalhar as questões ambientais, pelo fato de muitas pessoas estarem poluindo e tão poucas dispostas a cuidar da natureza
CONCLUSÕES:
A presente pesquisa alcançou os objetivos esperados, pois ao expor suas dúvidas o aluno está se reconhecendo como parte de um todo e peça fundamental na geração de mudanças. Os questionamentos e afirmações são reflexo da percepção que eles possuem da realidade circundante, ou seja, iniciam a busca por melhores condições do ambiente em que vivem. A construção dos painéis possibilitou uma maior interação entre o grupo, cada membro das equipes teve a oportunidade de construir, através das gravuras, um pouco da realidade que queria demonstrar. A produção textual conseguiu trabalhar a imaginação dos estudantes, fazendo-os perceber a necessidade de soluções concretas para os problemas da comunidade. A caminhada pela comunidade e a encenação teatral possibilitaram aos alunos uma convivência mais harmônica, com o meio e com o próximo. Cada atividade contribuiu para o despertar da consciência ambiental dos alunos, sendo o pensamento multiplicador utilizado na continuidade do trabalho.
Palavras-chave:  educação ambiental.; meio ambiente.; consciência ambiental..
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005