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C. Ciências Biológicas - 2. Biologia - 3. Biologia Geral
UM OLHAR SOBRE OS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ
José Frederico Rodrigues de Andrade Neto 1 (fredericoandrade@terra.com.br) e Rickardo Léo Ramos Gomes 1
(1. Secretaria da Educação Básica do Ceará)
INTRODUÇÃO:
Quem lê o currículo do novo Ensino Médio logo percebe que ele propõe o desenvolvimento de competências fundamentais ao exercício da cidadania e leva em conta a formação geral para que o aluno, ao terminar essa fase de estudos, possa optar em continuar estudando ou entrar para o mercado de trabalho. Esta chance de escolha é muito importante já que atualmente os novos conhecimentos e informações e a velocidade com que as novas tecnologias de comunicação chegam à escola se transformam em mais um grande desafio para o sistema educativo. A educação é uma prioridade que tem sido ressignificada no mundo inteiro e diferentes países têm promovido reformas em seus sistemas educacionais. No caso do ensino da Biologia, atualmente vários estudos sobre o currículo dessa disciplina têm sido objeto de investigação no campo da pesquisa educacional. O que se pretende, neste trabalho, é construir um percurso teórico-prático, aprofundando e/ou ampliando aspectos que são essenciais e importantes para o ensino da Biologia de maneira a produzir uma matriz curricular desta disciplina que possa ser adotada nas escolas estaduais do Ceará.
METODOLOGIA:
A Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC) desenvolveu uma pesquisa de campo que envolveu um universo de 23 EEM/EEFM, selecionadas aleatoriamente, distribuídas entre os 21 Centros Regionais localizados em todo o Estado. Para a apuração dos dados coletados foram considerados: carga horária semanal da disciplina, carga horária anual, carga horária anual prevista para 23 escolas e o preenchimento de um instrumental específico para a disciplina de Biologia, onde o professor explicitava quais conteúdos ele ministrava durante o ano letivo. Concomitantemente os técnicos do Núcleo de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (NCNMT) da Célula de Ensino Médio da SEDUC estabeleceram, considerando pré-requisitos e experiência didática de seus componentes, dez conjuntos de conteúdos selecionados como indispensáveis para o aprendizado da Biologia no Ensino Médio, ordenados na seqüência a seguir: 1. Estudo das Origens, 2. Bioquímica, 3. Citologia, 4. Embriologia, 5. Histologia, 6. Seres Vivos, 7. Anatomia e Fisiologia, 8. Genética, 9. Evolução e 10. Ecologia. Após a pesquisa de campo nas 23 escolas foi possível, quantificar, traduzir percentualmente, e criar um modelo matemático para a interpretação dos dados colhidos e relacioná-los com os conjuntos de conteúdos selecionados no NCNMT. Desta maneira foi possível observar o que deveria está sendo ministrado e o que realmente é ministrado na disciplina de Biologia nas escolas públicas estaduais do Estado do Ceará.
RESULTADOS:
Pode-se afirmar que existem conteúdos que a escola reconhece como bem específicos para cada série do Ensino Médio como observa-se nos conjuntos de conteúdos de número 1, 2, 3, 6 e 8. Por outro lado os dados revelam que outros conjuntos de conteúdos não são abordados em séries específicas chegando mesmo a ser ministrado em diferentes bimestres ou em anos diferentes (4, 5, 7, 9 e 10). A pesquisa revela, também, que o professor ocupa um número de aulas maior que o necessário para os seguintes conjuntos de conteúdos: 1, 4, 5, 7 e 9. Tal procedimento, aparentemente, reverte-se em prejuízo para os conjuntos de conteúdos de número: 2, 3, 6 e 8. Interessante salientar que estes últimos conjuntos de conteúdos são considerados de importância maior do que os demais. Destes casos as distorções mais gritantes são encontradas para o item 8 – Genética (12,94% para a pesquisa, enquanto que o ideal seria 21%) e para o item 6 – Seres Vivos (22,65%, enquanto o ideal seria 27,9%), o que se torna um fato preocupante e revela, em princípio, o despreparo do professor para ministrar estes importantes conjuntos de conteúdos. O único conjunto de conteúdos que está sendo atendido de forma aproximadamente completa é o de número 10 (8,53% para a pesquisa e 8,30% para a previsão).
CONCLUSÕES:
A SEDUC entende que o estudo da Biologia não é importante apenas para alunos que se preparam para o vestibular ou que seguirão carreiras biomédicas. A Biologia ajuda na compreensão das rápidas transformações científicas e tecnológicas e dos grandes problemas de nosso tempo, como a fome, a Aids, as drogas, e os desequilíbrios ambientais. É imperativo pôr de pé uma pedagogia que, ao fazer adquirir conhecimentos indispensáveis na matéria, sensibilize os jovens para questões primordiais para o seu bem estar, a sua felicidade, quiçá a sua sobrevivência e pô-los em condições de tomarem a cargo o seu futuro. Não se pode esquecer que numa sociedade em que a ciência e a tecnologia são preponderantes, o ensino da Biologia é crucial. Ao fornecer códigos adequados, torna possível o entendimento e a triagem da avalanche de informação que diariamente está disponível ou que a todos quer atingir. Cabe à escola institucionalizar e compartilhar o conhecimento científico junto à comunidade em que está inserida. Desse modo, compreende-se que o estabelecimento de uma matriz curricular relacionada com a realidade das escolas públicas do Ceará poderá ajudar a formar cidadãos mais bem informados, mais críticos, capazes de participar de decisões que afetam toda coletividade e, portanto mais preparados para lutar por seus direitos e por uma sociedade mais justa.
Instituição de fomento: CEM/SEDUC - CE
Palavras-chave:  MATRIZ CURRICULAR; COMPETÊNCIAS; BIOLOGIA.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005