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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EXERCÍCIO | ||
Julia Mazer Dona 1 (juliamazer@bol.com.br) e Maria Luisa Furlan Costa 2 | ||
(1. Universidade Estadual de Maringá - UEM.; 2. Depto. de Fundamentos da Educação, Universidade Estadual de Maringá- UEM) | ||
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho parte de um estudo sobre o Programa de Formação de Professores em Exercício (PROFORMAÇÃO) que se constitui em um curso de Magistério em Nível Médio, realizado na modalidade a distância, direcionado aos professores que atuam nas primeiras quatro séries do Ensino Fundamental, nas classes de alfabetização ou nos programas de Educação de Jovens e Adultos sem a habilitação mínima exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9394/96). Mais especificamente, o PROFORMAÇÃO está fundamentado legalmente no art. 62 da Lei 9394/96 que admite como formação mínima para o docente das séries iniciais do Ensino Fundamental a oferecida em nível médio, na modalidade Normal. No art. 87, a LDB atribui a cada Município e, supletivamente, ao Estado e à União, a incumbência de realizar programas de formação para todos os professores em exercício, utilizando para isto também os recursos da Educação a Distância. Com este trabalho buscamos avaliar se o programa analisado atinge os objetivos propostos, que é elevar o nível de conhecimento e da competência profissional dos docentes em exercício e, a assim, contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem e do desempenho escolar dos alunos nas redes estaduais e municipais do Brasil. A importância da pesquisa reside no fato de ser o PROFORMAÇÃO uma iniciativa governamental que já habilitou mais de 23 mil professores. É necessário, contudo, avaliar sistematicamente os resultados alcançados, não somente em números quantitativos, mas sim no que se refere à melhoria da qualidade do Ensino Fundamental. |
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METODOLOGIA:
A metodologia usada consiste na pesquisa bibliográfica, tendo como ponto de partida as informações disponíveis na página virtual do Ministério da Educação, bem como os artigos, livros e teses que tem como objeto de estudo o PROFORMAÇÃO. Para realização deste trabalho foram utilizados depoimentos de professores cursistas, de alunos destes professores e de profissionais da equipe de acompanhamento do PROFORMAÇÃO que visitam a sala de aula dos professores cursistas. Os depoimentos analisados foram extraídos dos boletins que são publicados periodicamente pela coordenação nacional do programa de formação de professores em exercício. |
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RESULTADOS:
A contribuição do PROFORMAÇÃO para o processo de democratização da educação é algo que não se questiona, uma vez que é possível levantar dados estatísticos que demonstram seu alcance a regiões do Brasil que dificilmente seriam atingidas pelo ensino presencial e/ou regular. O PROFORMAÇÃO chega até uma realidade onde os professores precisam de qualificação e os alunos de uma melhoria na qualidade do ensino. A maior parte dos professores cursistas trabalha na zona rural onde convivem, muitas vezes, com precariedade de material e de instalações e com salas multisseriadas. Ao analisar as publicações sobre o PROFORMAÇÃO, especialmente os boletins periódicos que apresentam depoimentos de professores cursistas, de alunos destes professores e de profissionais da equipe de acompanhamento do programa que visitam a sala de aula dos professores cursistas, consideramos que o PROFORMAÇÃO auxilia no crescimento do profissional, á medida que oportuniza estudos e pesquisas, leva o cursista a repensar e aprimorar sua prática pedagógica e estimula o cursista a continuar sua formação. |
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CONCLUSÕES:
Com relação à prática pedagógica dos cursistas, deve ser considerado que a duração do curso, dois anos, é relativamente curta para mudanças radicais. Porém, relatos dos professores cursistas, de alunos destes professores e da equipe que acompanha o trabalho do professor cursista, indicam que há uma mudança na postura dos professores que passam a utilizar materiais concretos, aproveitar os recursos disponíveis na comunidade, considerar os conhecimentos prévios dos alunos, estimular a participação dos alunos nas aulas e relacionar as experiências dos alunos com os conteúdos. Consideramos que o PROFORMAÇÃO tem um relativo significado social, pois chega a lugares carentes, aprimora a prática pedagógica do professor e, assim, contribui para a melhoria da qualidade do ensino. Foi constatado que o programa está recebendo o devido reconhecimento de sua importância, tendo em vista que o PROFORMAÇÃO está sendo adaptado para ser implantado em outros seis países de língua portuguesa. Além disto, está sendo executado em determinada região do Brasil o projeto piloto do PROINFANTIL, que se constitui em um programa de habilitação para professores leigos que atuam na Educação Infantil, estruturado nos moldes do PROFORMAÇÃO. Para finalizar, vale destacar que a UNESCO incluiu o PROFORMAÇÃO na lista de programas governamentais que atinge os padrões de qualidade, segundo testes internacionais, a qual faz parte do Relatório Global de acompanhamento de 2004. |
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Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: PROFORMAÇÃO; formação de professores; educação a distância. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |