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G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
Porto do Itaqui:Posição Geográfica e Estrutura
Maria Clara dos Santos Lima 1 (lima.clara@ig.com.br), Keyllane Shirley Carvalho Campos 1, Daniel Marduque Falcão 1, Fabiana Cristina Ferreira Lopes 1, Ana Cleudes Ferreira 1, Miuria Milena Alves da Silva 3, Luiz Jorge Bezerra Dias 4, Bergson dos Santos Pinheiro 5 e Marlo Pereira Lima 1, 2
(1. Discente do Curso de Geografia. Depto. de Geociências. Universidade Federal do Maranhão - UFMA.; 2. Discente do Curso de História. Depto. de História. Universidade Federal do Maranhão - UFMA.; 3. Discente do Curso de Letras. Depto. de Letras. Universidade Federal do Maranhão - UFMA.; 4. Geógrafo - Mestrando em Sustentabilidade de Ecossistemas. Universidade Federal do Maranhão - UFMA.; 5. Pós-Graduado em Direito Ambiental. Faculdade Estácio de Sá.)
INTRODUÇÃO:
A finalidade deste trabalho é abordar a importância do Complexo Portuário Maranhense (Porto do Itaqui e os terminais da Ponta da Madeira –CVRD e da Alumar) por ser o segundo maior complexo portuário do Brasil. Destacaremos o Porto do Itaqui devido o seu crescimento de exportações de granéis sólidos, líquidos e carga geral; privilegiada por sua posição geográfica, à Leste da baía de São Marcos, onde a amplitude média da maré chega a atingir 7,2 metros e a profundidade média do porto atinge a marca de 20 metros, o que facilita a atracação de navios de grande calado, permitindo nas últimas décadas um aumento considerável no número de cargas, de importação e exportação, colocando-o numa destacada posição no ranking nacional.
METODOLOGIA:
Adotou-se como procedimento metodológicos nesta pesquisa o levantamento bibliográfico foi realizado junto as Bibliotecas Centrais, da UFMA ( Universidade Federal do Maranhão) e UEMA (Universidade Estadual do Maranhão); no núcleo de Documentação e Pesquisas Geográficas (NDPEG), a visita à EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária), empresa que administra o Porto do Itaqui; delimitação da área a ser estudada através do reconhecimento de campo “in loco”; e registro aerofotográfico, além de materiais avulsos de suma importância (jornais, revistas, Internet, etc...), sendo o levantamento cartográfico realizado junto à Prefeitura Municipal de São Luís.
RESULTADOS:
Foi percebido que a estrutura do Porto do Itaqui é composta por seis berços de atracação. Berço 101: opera com GLP e derivados, ferro gusa, manganês e carga geral; Berço 102 cargas diversas e granéis sólidos; Berço 103: carga geral, derivados e soda cáustica; Berço 104 derivados de petróleo; Berço 105: arrendado para a CVRD, opera com minério de ferro, ferro gusa e soja; Berço 106: píer petroleiro. O Porto do Itaqui está programando a construção de dois novos berços – o 100, para cargas do pólo siderúrgico, o 108, um terminal de granéis líquidos (combustíveis). O cais do Itaqui possui 1.377 metros de extensão, com profundidade que variam entre 9 e 20 metros. Na extremidade Norte um píer petroleiro de 440 metros de comprimento, em condições de receber simultaneamente dois navios petroleiros, sendo um de 150 mil TPB e outro de 50 mil TPB, em berços situados fora da estrutura, e outro, com profundidades respectivas de 21 e 11 metros.O local onde se alonga o cais é abrigado de ventos e ondas, tendo seus limites fixados na Ponta da Madeira, ao Norte e ao Sul, nas proximidades da Ilha de Tauá-Mirim, somando uma extensão de pouco mais de 6 Km. As marés no Porto do Itaqui são do tipo semidiurnas, variando entre 7 e 0,2 m. Está protegido das ondas geradas em alto mar pela Ponta da Madeira, ao Norte, e pela Ilha de Guarapirá, a Oeste.
CONCLUSÕES:
A sua localização privilegiada no globo permite que o Porto do Itaqui exporte não apenas a produção do Estado do Maranhão, mas também a da Região Centro-Oeste, para vários países do mundo com menores custos, pois ele é o porto brasileiro mais próximo da América do Norte, da Europa e da Ásia. Reduzindo o tempo de viagem em vários dias, se comparado com os outros portos nacionais. As características geográficas da região onde se situa também tornam os gastos dos navios que atracam no Porto do Itaqui ainda menores, porque ele se encontra em uma baía abrigada, fazendo com que o preço do seguro pago pelos navios se torne bem menor. As qualidades naturais que possui associadas às melhorias e à modernização que veio e vem sofrendo fazem com que o Porto do Itaqui se constitua em uma excelente opção para o exportador brasileiro que deseja alcançar os mais variados mercados.
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Complexo Portuário Maranhenses; Porto do Itaqui; Posição Geográfica.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005