IMPRIMIR VOLTAR
F. Ciências Sociais Aplicadas - 9. Comunicação - 2. Comunicação e Educação
A TELEVISÃO NA AMAZÔNIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Geovani Berno 1 (publicidade@uniron.edu.br) e Klondy Lúcia de Oliveira Agra 1
(1. FACULDADE INTERAMERICANA DE PORTO VELHO - UNIRON)
INTRODUÇÃO:
A rica e miscigenada cultura da Amazônica brasileira vem recebendo informações através de canais de televisão do Brasil e do mundo que influenciam o modo de vida das pessoas e trazem a região uma gama de novas informações e conhecimentos que transformam não só o cenário amazônico como os sentidos de seus habitantes e seus pontos de vista. A televisão na Amazônia e sua contribuição ao desenvolvimento regional visa uma imersão nesse espaço com vistas a verificar como vem se dando esta mistura de culturas através da televisão, sua influência e sua importância no desenvolvimento dessa região brasileira. A preocupação ao fazer este estudo sobre a televisão da amazônia brasileira, seus efeitos na cultura do telespectador amazônida e a importância desse veículo no desenvolvimento da região, consiste no fato de que a cultura dessa região deve ser preservada e como a televisão que anteriormente tinha entre outros objetivos o de amenizar as diferenças, procurando criar, ainda que ilusoriamente, uma única identidade, estável e homogênea e que hoje, tem como objetivo manter a diversidade cultural, importa-nos neste estudo verificar como está se dando esse processo nessa região.
METODOLOGIA:
Após farta pesquisa bibliográfica sobre a Televisão, a História da Amazônia, o discurso e o sentido culturalmente construído, fez-se o fichamento de livros e artigos de interesse à pesquisa. A seguir, analisou-se sobre a cultura amazônica, seus sentidos culturalmente construídos e a possibilidade da construção de novos sentidos através da audiência à programação televisiva. Procurou-se, inicialmente, identificar a programação oferecida, o histórico dos programas e a possiblidade de haver ou não a apropriação ou a reavaliação de sentidos pelo amazônida, para em seguida, analisar os dados e elaborar o texto final, com resultados e conclusão.
RESULTADOS:
Reconhecemos então que, a televisão, um meio de comunicação que privilegia as imagens, tem, também, importante papel na construção do jogo discursivo. O telespectador cria sentidos a respeito de uma determinada palavra ou idéia a partir das FDs que o constituem e das posições ideológicas que ele assume no processo sócio-histórico em que esta palavra ou idéia foi produzida. Além disso, na televisão que, também, privilegia a cena em detrimento da simples narrativa ou do sumário , tudo é visto e mostrado a partir da sua perspectiva, de seu ângulo de visão. Dessa maneira, pode-se dizer que a história é construída, reconstruída e, até mesmo, desconstruída a partir de um recorte. pode-se dizer, portanto, que a televisão é responsável pela construção de sentido (s), ou seja, pela construção de novos sentidos que sobrepõem-se aos sentidos construídos na cultura local, gerando novos significados e com eles novos pontos de vista.
CONCLUSÕES:
A partir do momento em que o amazônida, por meio televisivo, lê e interpreta cenários com sentidos construídos em outra cultura e começa orientar-se em relação a ela, tomando para si novas significações, ele começa também a modificar sua própria cultura. Desse modo, a importância da televisão para a cultura local e para o desenvolvimento regional é inquestionável, pois, à medida que novos sentidos sobrepõem-se aos sentidos construídos na cultura amazônica, a comunidade adquire novos pontos de vista e com essa aquisição há toda uma interferência no seu modo de vida e em seus valores culturais. Cabe, então, as emissoras operantes na região, fazer uma programação voltatada a preservação dos valores regionais para que tais valores não se percam e assim a televisão faça um trabalho responsável de interculturalidade.
Palavras-chave:  Televisão; Sentido; Desenvolvimento Regional.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005