|
||
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) | ||
PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA OBSERVAÇÃO NÃO-PARTICIPANTE EM CLASSE SERIADA DO HOSPITAL SANTO ANTONIO-BA | ||
Tatiane Honorina Ferreira 1 (tatyhonorina@ig.com.br) e Cássia de Carvalho Sampaio 1 | ||
(1. Faculdade de Educação da Bahia) | ||
INTRODUÇÃO:
Este texto é resultante de uma pesquisa, do tipo observação não-participante, realizada em classe de alfabetização do Hospital Santo Antonio, pertencente às Obras Sociais Irmã Dulce, na Cidade de Salvador-Ba. O objetivo geral foi compreender a pedagogia hospitalar a partir das práticas educativas em classes de atendimento a crianças que se encontram em recuperação de saúde. Os objetivos específicos foram observar a prática pedagógica concreta que permitisse descrever a Pedagogia Hospitalar. Os aportes teóricos foram os de Paulo Freire e Vera Candau que afirmam a necessidade da prática pedagógica dialética que promova social e cognitivamente, os sujeitos da aprendizagem; aqui, se entende como prática pedagógica a didática, a avaliação, os conteúdos, as metodologias e os recursos didáticos. Essa base permitiu entender essa Pedagogia e sua importância para a educação de crianças em leito de dor. A Pedagogia Hospitalar utiliza as mesmas práticas da pedagogia geral no processo de escolarização de crianças internadas em hospitais para que estas acompanhem o ano letivo escolar e assim não se evadam da escola ou repitam o ano letivo. O objetivo socioeducativo da Pedagogia Hospitalar é permitir que crianças e adolescentes internados possam continuar construindo conhecimento independente do espaço em que esteja a escola. Nesse caso, o espaço físico da escola é redimensionado de forma a permitir que educador-educando superem seus limites. |
||
METODOLOGIA:
A observação não-participante, enquanto técnica qualitativa de investigar uma realidade, objetiva observar as atitudes e ações diversas dos sujeitos que estão sendo alvo de investigação para compreender determinada temática ou esclarecer pontos obscuros. Nesse tipo de pesquisa o investigador não participa ativamente da situação, apenas “assiste” as ações dos sujeitos para desvelar e permitir que estes tomem consciência de suas práticas individuais e sociais. É um tipo de investigação que leva ao questionamento a realidade em que o sujeito investigado constrói seus conhecimentos coletivos. O campo de investigação foi o Hospital Santo Antonio, pertencente as Obras Sociais Irmã Dulce, localizado na Cidade de Salvador-Bahia. Esse hospital foi fundado pela Irmã Dulce com a ajuda do governo do Estado, de organizações não-governamentais e de particulares que viam no projeto da freira uma ação coletiva e fraterna de cidadania. A classe alvo de observação foi a seriada composta por 01 professora com formação em Pedagogia e 10 alunos com faixa etária de 6 a 10 anos, que freqüentavam a escola regular de ensino da rede pública ou privada. No hospital funcionavam duas classes seriadas e duas de alfabetização nos turnos matutino e vespertino. A observação foi estruturada de forma a permitir perceber como se dá a prática pedagógica nesse hospital e como em uma observação as categorias de análise vão surgindo no processo da investigação. Fomos ao campo com algumas e amplas categorias. |
||
RESULTADOS:
Observou-se que a prática pedagógica dos professores difere muito daquelas encontradas na escola regular; por exemplo, o planejamento de ensino é constantemente adaptado às condições escolares de cada criança; os conteúdos são fornecidos pela escola de origem da criança e são ressignificados de forma a torná-los atraentes para a criança; a metodologia é baseada na teoria construtivista de Jean Piaget e na mediação social de Lev Vygotski que se corporificava na ludicidade (jogos educativos, histórias infantis, músicas) sendo que os temas diários como datas comemorativas e aniversários são trabalhados com a metodologia do teatro; a avaliação é realizada no processo educativo em que a aprendizagem é acompanhada por fichas pedagógicas a cada atividade realizada, mas às vezes, por exigência da escola regular, esse aluno faz uma prova escrita ou oral, um teste, uma pesquisa escolar que permita obter uma nota que corresponda à unidade de ensino da escola onde o aluno está matriculado e, as vezes, a própria escola regular se responsabiliza pela avaliação, enviando um professor que o faça; e a depender do caso, como o da criança portadora de alguma necessidade educativa especial a escolas especializada disponibiliza diariamente um especialista; a informática educativa está presente como um dos principais momentos de aquisição de conhecimento e de pesquisa na internet, embora nem todas as crianças tenham facilidade com o manejo do computador porque muitos não têm acesso, na escola regular, a esse artefato. |
||
CONCLUSÕES:
A Pedagogia Hospitalar no Hospital Santo Antonio atende à complexidade da relação Educação e Saúde, tendo como resultados a redução da taxa de evasão escolar, proporcionada pela possibilidade de freqüentarem as aulas, mesmo estando internadas, evitando a perda do ano letivo. Verificamos que os objetivos dessa pedagogia foram alcançados com a manutenção do conteúdo pedagógico e de uma prática pedagógica criativa, crítica e emancipatória para pacientes (crianças) internados. Entre os efeitos psico-emocional e educacional dessa pedagogia encontramos o estímulo intelectual e gosto pela aprendizagem e a valorização da escola enquanto espaço de aprender pelo lúdico, a elevação da auto-estima e autoconfiança que ajudam a criança na superação dos desafios da doença, resultados que não podem ser mensurados. Enfim, a educação no contexto da internação, comprovadamente, ajuda as crianças a acreditarem na cura, impede a perda de ano letivo e de conhecimentos necessários a sua formação omnilateral. Nesse caso, podemos afirmar que essa pedagogia tem um cunho de libertação das condições opressoras em que se encontram aquelas crianças em leito de dor. E o projeto do Hospital Santo Antonio, implantado em 2001, mostrou que é possível unir saúde e educação na defesa da cidadania atendendo a todas as exigências do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), quando advoga para a população infanto-juvenil uma educação de qualidade, independente do ambiente em que elas se encontrem. |
||
Trabalho de Iniciação Científica | ||
Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar; Classe seriada; Prática Pedagógica. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |