IMPRIMIR VOLTAR
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
TENDÊNCIAS TEMÁTICAS E ESTÉTICAS: POESIA DE SENA MADUREIRA (SÉC. XX)
Carla Soares Pereira 1 (carlasp21@hotmail.com) e Rauana Batalha Albuquerque 1
(1. Depto de Letras, Universidade Federal do Acre - UFAC)
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem como finalidade estudar a produção poética de Sena Madureira publicada no jornal “O Alto Purús”, que circulou como jornal oficial naquela localidade nas duas primeiras décadas do século XX (de 1908 a 1918). Por meio dessa investigação, busca-se analisar essa produção artística quanto às tendências temáticas e estéticas, no intuito de descobrir que temas aparecem e prevalecem nos poemas e a que estilo de época se vincula. Essas informações são fundamentais não só para a revelação do perfil cultural do intelectual habitante de Sena Madureira, mas também para construir um saber sobre as manifestações poéticas do município e observar o que essas tendências representam no contexto sócio-cultural, local, regional e nacional.
METODOLOGIA:
Esse estudo se desenvolveu a partir de leituras gradativas, fichamentos e discussões de textos e obras de apoio metodológico, teórico e histórico, como forma de aprofundamento e sedimentação dos conteúdos imprescindíveis para a realização do presente estudo. Nessa etapa, foram transcritos manualmente, classificados, quanto ao conteúdo, tema, gênero, espécie, forma e estilo, e analisados 153 poemas. Concluída essa etapa, foram elaborados tabelas e gráficos demonstrativos e, por último, foi feita uma análise crítico-comparativa e estatística das informações obtidas.
RESULTADOS:
Com a classificação, baseada em diversos autores da área de literatura, obtiveram-se os seguintes resultados: quanto ao tema predominante nos poemas, sobressaíram-se Reflexão (69), Exaltação (20), Amor (15), Morte (08), dentre outros que apareceram em menor quantidade. Esses resultados levaram à predominância da tendência temática Universal (135), acompanhada da Regional (08), dados que revelam um poeta preocupado com o fazer estético e desligado dos problemas e acontecimentos sociais e locais. Quanto ao estilo de época, o de maior destaque foi o Parnasiano (103), seguido pelo Modernista (39), fato que demonstra estreita correspondência entre os poetas que publicavam nos jornais do Acre e os demais brasileiros, seguidores de Olavo Bilac. Em decorrência disso, a espécie Soneto (98) se destacou e, em seguida, apareceu a quadra (40). A forma Verso foi quase unânime e o gênero Lírico, presente em 117 textos, dividiu espaço com o Mnemônico, com 36 ocorrências apenas.
CONCLUSÕES:
Por meio desses dados, pode-se concluir que a produção poética do início do século XX, em Sena Madureira, possuía uma versão mais artística que social, despreocupada com os problemas coletivos e voltada para uma reflexão do ser humano. Esse alheamento dos poetas tem relação com o estilo de época em voga naquele período, o Parnasianismo, que só se prendia às questões da pureza formal do poema. Contrapondo-se a isso, a presença do gênero mnemônico revelou uma faceta da poesia popular, notadamente de estilo nordestino, mais despojado e dinâmico. As tendências temáticas que se destacaram, mais universais, revelam um homem voltado para a questão da arte pela arte, na busca do afastamento da realidade, produzindo uma literatura filosófica e de evasão.
Instituição de fomento: PIBIC/CNPq/UFAC
Trabalho de Iniciação Científica
Palavras-chave:  Poesia; Temática; Sena Madureira.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005