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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática | ||
A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS NA MATEMÁTICA PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL | ||
Daniela de Fátima Nogueira da Silva 1 (danielanogueira@click21.com.br) | ||
(1. Depto. de Educação 1, Universidade Federal do Maranhão - UFMA) | ||
INTRODUÇÃO:
A Matemática está presente na vida de todas as pessoas, em situações em que é preciso quantificar, localizar um objeto no espaço, calcular, ler gráficos e mapas, fazer previsões...E foi desenvolvida para dar respostas às necessidades e preocupações de diferentes culturas e em diferentes momentos históricos. Foi nessa perspectiva que surgiu a necessidade de realizar a pesquisa sobre a importância das brincadeiras na Matemática para a Educação Infantil, por este ser um espaço privilegiado para o ensino das bases da Matemática, onde o professor conduzirá a criança a construir todas as relações matemáticas possíveis através do seu próprio brincar. Vygotsky (1990) afirma que brincando a criança aprende a linguagem dos símbolos e entra no espaço original de todas as atividades sócio-criativo-culturais. |
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METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da pesquisa tomamos posse do referencial teórico de Vygotsky (1990) e Smole (2000). Fizemos uso da pesquisa participante no Jardim de Infância Sapequinha, escola da rede pública estadual, situada em São Luís-MA, no bairro do Maranhão Novo. Os sujeitos da pesquisa foram vinte crianças na faixa etária de 4 a 6 anos dos sexos feminino e masculino residentes em bairros periféricos adjacentes ao Maranhão Novo. Inicialmente foi feita uma conversa com as crianças sobre números, onde elas poderiam encontra-los e para que eles serviam; sendo assim, pudemos valorizar o conhecimento prévio de cada criança para o desenvolvimento das brincadeiras. Em seguida as crianças foram divididas por faixa etária. Formou-se três grupos, cada grupo com crianças de 4, 5 e 6 anos. As atividades realizadas foram: brincadeiras envolvendo a amarelinha (noções numéricas, geometria, contagem, seqüência numérica, avaliação de distância, avaliação de força, localização espacial, percepção espacial), boliche (contagem, adicionar, subtrair, avaliação de força, discriminação visual), jogo dos passageiros (contagem, noções numéricas, adicionar, discriminação visual), blocos lógicos (discriminação e memória visual, medidas, geometria, contagem, constância de forma e tamanho). |
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RESULTADOS:
A partir das brincadeiras desenvolvidas com as vinte crianças, pudemos perceber que 100% delas ficaram muito envolvidas com as brincadeiras. No início 15% do universo da pesquisa não se envolveu nas brincadeiras. As crianças foram colocadas diante de desafios e problemas e procuraram encontrar soluções para as situações em que se encontravam através da manifestação corporal e da linguagem que se expressava nos gestos. Portanto, brincar é uma forma de resolver problemas e para isso utiliza o corpo como instrumento. Nessas brincadeiras pudemos verificar a satisfação que as crianças sentiram, ou não, na realização dos desafios propostos, que noções ou idéias estão construindo enquanto interagem com as outras crianças no momento da execução das brincadeiras. No final das brincadeiras organizamos as crianças em círculo, afim de que fizessem um relato oral do desenvolvimento das brincadeiras. As crianças relataram que já tinham vivenciado aqueles conteúdos, porém de uma outra forma. |
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CONCLUSÕES:
De posse da fundamentação teórica e dos dados obtidos durante a pesquisa, pudemos verificar que uma das formas de viabilizar o ensino da matemática na Educação Infantil é através das brincadeiras, pois as mesmas propiciam trocas de informações, criam situações que favorecem o desenvolvimento da sociabilidade, da cooperação e do respeito mútuo entre os alunos, o reconhecimento que as atividades corporais podem se constituir numa forma das crianças aprenderem noções e conceitos matemáticos a partir da Educação Infantil. |
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Palavras-chave: Educação Infantil; Brincadeiras; Matemática. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |