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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
TRAJETÓRIA UNIVERSITÁRIA DE JOVENS EGRESSOS DO CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA DO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MATO GROSSO
Clayte de Paula Azevedo 1 (claytedepaula@yahoo.com.br) e Maria Aparecida Morgado 2
(1. Departamento de Química da UFMT; 2. Profª Drª do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT)
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é resultado de uma pesquisa que tem como foco identificar nos jovens egressos do curso Técnico em Química do Centro Federal de Educação Tecnológica de Mato Grosso - CEFET-MT, a escolha do curso superior e o desempenho dos mesmos na trajetória do curso escolhido na universidade. Selecionou-se um grupo de egressos do curso Técnico em Química do CEFET-MT, formados no período de 2002 a 2004. O estudo busca analisar essa trajetória de vida acadêmica a fim de melhor compreender o processo da escolha do curso superior pelo egresso e o seu desempenho acadêmico na universidade.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida dentro da abordagem qualitativa, com utilização de entrevistas semi-estruturadas onde os jovens se manifestaram sobre as dificuldades e desafios enfrentados e êxitos obtidos no curso superior. Foi-lhes solicitado que manifestassem sobre o que levaram em consideração na escolha do curso superior, como se saíram no vestibular, se o curso Técnico em Química influenciou na decisão pelo curso universitário, quais os principais desafios enfrentados no decorrer desse curso, qual a contribuição do curso Técnico em Química em seu desempenho acadêmico e quais suas expectativas em relação à vida profissional futura.
RESULTADOS:
Pouca atenção tem sido dada à competência inicial que jovens egressos de cursos técnicos, em geral, e do curso Técnico em Química do CEFET-MT, em particular, têm para se orientar na escolha do curso superior. Percebe-se que os jovens levam em consideração, em alguns casos da escolha, a valorização social do curso superior escolhido. Ao lado disso, vê-se que a influência do curso Técnico em Química é marcante nas escolhas de alguns. Outro aspecto a ser considerado é a opção por cursos que tenham área de conhecimento em comum com a Química. Em função da necessidade que alguns têm de se auto-sustentar, também procuram conciliar estudo e trabalho. É possível verificar que o curso Técnico em Química contribui para o bom desempenho dos jovens nos cursos escolhidos, particularmente naqueles que fazem parte da própria área de conhecimento.
CONCLUSÕES:
Diante da multiplicidade de fatores envolvidos, da inexperiência de quem escolhe e das angústias causadas pela importância atribuída socialmente ao momento, os jovens nem sempre estão preparados e seguros para fazer sua escolha profissional e seguir sua trajetória acadêmica. Em contrapartida, ao lado do melhor preparo e da maior segurança demonstrada, segundo a análise das entrevistas, os jovens egressos do curso Técnico em Química do CEFET-MT quando ingressam na universidade estão mais preparados e mais seguros da escolha do curso superior. Como se viu, alguns se dirigem para um campo de atuação específico da Química. Os jovens egressos também apostam no conhecimento adquirido no curso Técnico para terem acesso a cursos mais concorridos e valorizados socialmente. Nesse caso, a escolha do curso superior e perspectiva profissional idealizada se confundem. Nota-se que no momento da escolha do curso superior e trajetória universitária, a opção realizada no caso desses jovens, acaba sendo influenciada pela experiência profissional vivenciada no curso Técnico. Levando em consideração a influência de profissionais do meio educacional técnico como os ensinamentos e condutas de professores, esses jovens desenvolveram competência ao realizar sua escolha profissional na universidade e em sua respectiva trajetória universitária.
Palavras-chave:  Educação; Juventude; Curso Técnico.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005