IMPRIMIR VOLTAR
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
SAÚDE DO IDOSO: ANÁLISE DOCUMENTAL DOS ARTIGOS PUBLICADOS NOS CADERNOS DE SAÚDE PÚBLICA NO PERÍODO DE 2000-2004
Camila de Oliveira Prata 1 (georgiamvb@hotmail.com), Janaína Bessa Teixeira 1, Georgia Maria Viana Brasileiro 2 e Maria Salete Bessa Jorge 3
(1. Graduanda em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará/UECE. Bolsista PET.; 2. Graduanda em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará/UECE.; 3. Profª Dra. em Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará/UECE. Pesq. CNPq.)
INTRODUÇÃO:
Desde a década de 60, a população brasileira vem passando por um processo acelerado de envelhecimento. O número de idosos passou de 3 milhões em 1960 para 14 milhões em 2002 e estima-se que alcançará 32 milhões em 2020. Dessa forma, um dos grandes problemas da saúde pública atual é encontrar recursos para atender às necessidades da população idosa crescente, pois esta utiliza com maior freqüência os serviços de saúde. Em geral, os idosos possuem doenças crônicas que requerem cuidados e tratamentos prolongados, o que implica em um maior gasto com medicamentos, exames, internações, dentre outros. Portanto, o presente estudo tem como objetivo identificar a direcionalidade temática das pesquisas sobre saúde do idoso publicadas nos Cadernos de Saúde Pública no período de 2000 a 2004, bem como analisar se essas publicações estão voltadas para a realidade dessa população.
METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo de caráter exploratório-descritivo, cujas fontes de dados foram os Cadernos de Saúde Pública publicados entre 2000-2004. Os critérios de escolha utilizados foram: ser o Caderno de Saúde Pública classificado no Qualis CAPES/2000 como internacional A, o que garante, portanto, a qualidade das publicações, a sua periodicidade e a regularidade. Do material disponível, selecionou-se 32 artigos do tipo opinião, revisão e pesquisa, de cuja leitura foi extraída a direcionalidade temática. Vale ressaltar, que nesse total estão incluídos apenas artigos em português. Os artigos que travam do tema saúde do idoso foram estudados seguindo os procedimentos do método de análise documental de Pimentel (2001). Este inclui múltiplas leituras, realização de fichamentos, elaboração de quadros de autores, construção de categorias a partir de termos-chaves extraídos dos textos para instrumentalizar a análise e, por fim, a formação de núcleos de sentido que sistematiza os temas mediante inferências realizadas usando os termos-chave. A apresentação dos resultados será em forma de tabelas, tendo sido analisados com base na temática, nos programas nacionais de saúde relacionados aos idosos e na referida literatura.
RESULTADOS:
Verifica-se nas revistas pesquisadas que o maior número de publicações versou sobre mortalidade e perfil sócio-demográfico do idoso, seguindo-se as demais temáticas: uso de medicamentos, saúde bucal, políticas de saúde, cuidado ao idoso, saúde-doença, educação em saúde e violência. Em relação à mortalidade, as principais causas que influenciam o risco de morte no idoso são: aumento significativo das enfermidades crônico-degenerativas, quedas, acidente vascular cerebral, hospitalizações, entre outras. No entanto, nas publicações, encontram-se apenas estudos sobre hospitalizações e doenças cardio-respiratórias. Já no que se refere ao perfil sócio-demográfico, foram abordados temas como: desigualdade social, acesso aos serviços de saúde e inserção no mercado de trabalho. Dos artigos analisados, 4 referem-se às políticas de saúde do idoso. Acredita-se que o interesse por esse tema deve-se ao fato dos idosos possuírem uma saúde debilitada, necessitando, portanto, de políticas públicas que os amparem. Outro dado que chamou atenção foi que apenas 1 artigo está relacionado à educação em saúde. Essa temática deveria ser mais explorada, visto que essa ação auxilia na prevenção e promoção da saúde, melhorando a qualidade de vida do idoso. O estudo mostrou que vem ocorrendo um crescimento nas publicações sobre saúde do idoso, sendo importante ressaltar que, no ano de 2003, o Caderno de Saúde Pública lançou uma edição especial cujo tema foi “Saúde Pública e Envelhecimento”.
CONCLUSÕES:
Cada vez mais o tema saúde do idoso vem sendo discutido, pois o envelhecimento da população é um processo irreversível. No entanto, o Brasil não está preparado para essa nova realidade, necessitando de um sistema de saúde que atenda a crescente demanda. Apesar da existência de uma Política Nacional de Saúde do Idoso (Brasil, 1999), sua eficácia muitas vezes pode ser questionada. Em síntese, a análise dos artigos mostra que embora exista um avanço nas pesquisas sobre o referido tema, é importante que novos estudos sejam desenvolvidos e voltados para a realidade prática. Assim, esse trabalho, dentro de sua análise, defende um aumento de esforços para que se possa melhorar a qualidade de vida e de atendimento ao idoso e sensibilizar a sociedade sobre esse tema.
Palavras-chave:  Saúde do Idoso; Envelhecimento; Análise Documental.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005