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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação | ||
A REPERCUSSÃO DA PROPOSTA EDUCACIONAL DE PAULO FREIRE NO PERÍODO QUE ANTECEDE O GOLPE MILITAR DE 1964 | ||
Luana Paula Pereira da Silva 1 (luanarobson@pop.com.br) e Ademir Quintilio Lazarini 1 | ||
(1. Depto. de Fundamentos da Educação, Universidade Estadual de Maringá) | ||
INTRODUÇÃO:
A repercussão da proposta educacional de Paulo Freire para alfabetizar jovens e adultos, no período que precedeu o Golpe Militar de 1964, foi significativa, principalmente se consideradas algumas importantes determinações históricas das décadas de 1940 à 1960. Assim, a presente investigação teve como objetivo compreender a proposta freireana e suas repercussões. Para o desenvolvimento da proposta pedagógica, partia-se do contexto no qual os indivíduos estavam inseridos, e por meio de um diálogo entre educandos/educador e educandos/educandos compreendia-se a realidade presente. Com o apoio dos movimentos de cultura popular daquela época a metodologia de Paulo Freire alcançou grande repercussão entre os setores populares da sociedade brasileira, dando novos contornos à educação formal e informal do país. Apesar da sua eficácia, muitos obstáculos foram colocados à sua expansão dessa proposta, principalmente porque esta propiciava o desenvolvimento da consciência crítica, da autonomia intelectual, da liberdade de expressão e da dialogicidade, ou seja, favorecia o processo de formação de um homem que não era o ideal dos dirigentes daquele momento brasileiro, visto que eram tidos como desafiadores às estruturas hegemônicas da política nacional. Todavia, as idéias de Paulo Freire continuam atuais pela busca de desenvolvimento de uma consciência crítica e da ênfase na importância da compreensão do mundo. Daí a relevância da presente pesquisa e divulgação dos dados colhidos. |
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METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para a realização da pesquisa de cunho bibliográfico, foi a seguinte: levantamento, leitura e fichamentos de fontes primárias (obras de Paulo Freire) e secundárias (biográficas, contextuais e analíticas); estudo do documento de áudio denominado “Andarilho da Utopia” e de vídeos sobre o período histórico pesquisado e, análise e redação do estudo realizado. |
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RESULTADOS:
Com base nos dados colhidos, foi possível compreender que o trabalho pedagógico de alfabetização de jovens e adultos desenvolvido pelo educador pernambucano Paulo Freire significou um avanço para a educação formal e, principalmente informal, considerando que a situação política brasileira da época estava impregnada de repressão e desigualdade social. Assim, o estudo mostrou que essa forma de proceder o processo ensino-aprendizagem, apesar de ser ameaçada pelo fortalecimento das velhas estruturas governamentais, conseguiu atingir ampla repercussão em diferentes setores da sociedade. Inicialmente, o poder público aceitou a idéia de alfabetizar as classes mais pobres da população, por considerar que assim somaria um número maior de votos, entretanto, ao perceber que além do simples ler, escrever e contar, Freire propunha o desenvolvimento da consciência crítica dos indivíduos envolvidos nesse processo, esse mesmo poder tomou a iniciativa de tentar reprimir essa forma de ato educativo. Apesar da relevância do legado de Paulo Freire, outras tendências têm prevalecido nas discussões atuais sobre educação, o que tem provocado uma lacuna na formação docente. Desse modo, vê-se que mesmo com profundas modificações no contexto histórico brasileiro, o estudo da teoria e prática freireana é pertinente na atual realidade social. |
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CONCLUSÕES:
A pesquisa buscou compreender a proposta freireana e como se deu sua repercussão, além de verificar os benefícios dessa forma de alfabetizar. Conclui-se que o método proposto por Freire foi revolucionário não só pela busca de exclusão do analfabetismo, mas também porque propunha uma formação que possibilitasse às massas alfabetizadas a compreensão e enfrentamento das relações de poder vigentes naquele momento histórico. Nesse sentido, é imprescindível que ele continue a ser pesquisado e a fazer parte da formação dos profissionais da educação. |
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Instituição de fomento: Universidade Estadual de Maringá | ||
Palavras-chave: Paulo Freire; educação; repercussão. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |