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C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento | ||
EFEITOS DE DIFERENTES CONTEXTOS NA APRENDIZAGEM E EVOCAÇÃO DE MEMÓRIA DECLARATIVA | ||
Flávio Freitas Barbosa 1 (ffb@natal.digi.com.br) e Fabíola da Silva Albuquerque 1 | ||
(1. Depto. de Fisiologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN) | ||
INTRODUÇÃO:
As pesquisas a respeito da memória apontam que esta não é uma função única, mas que pode ser subdividida em diferentes sistemas de acordo com o material a ser memorizado ou referente ao processo mnemônico envolvido. Os estudos também indicam que a memória é um processo que envolve codificação, armazenamento e evocação, sendo a aprendizagem a aquisição da informação (codificação). Ao se analisar a ação de diferentes fatores sobre a codificação e a subseqüente evocação de uma memória, é importante compreender que está ocorrendo uma atuação conjunta dos diferentes sistemas e que estes são altamente integrados. Um dos principais fatores relacionados à evocação de uma memória é o contexto de sua codificação. Dentro dessa perspectiva, o objetivo deste trabalho foi analisar o efeito de diferentes contextos na aprendizagem e evocação de listas de figuras nomeáveis (teste visual) e de palavras (teste auditivo). |
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METODOLOGIA:
Participaram da pesquisa 33 voluntários: 18 mulheres e 15 homens, entre 19 e 26 anos. Em cada teste, uma lista era estudada e, a seguir era solicitado o reconhecimento de itens isolados como pertencentes ou não a lista (memória de curto-prazo - MCP), sendo o procedimento repetido em três séries subseqüentes, para averiguação da aprendizagem, e mais uma série com intervalo de pelo menos uma semana após o estudo (memória de longo-prazo - MLP). Cada voluntário respondeu aos testes em dois contextos: distratores iguais e diferentes. |
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RESULTADOS:
Em todos os testes aplicados, não encontramos diferença de desempenho entre homens e mulheres. Quanto à aprendizagem, foi encontrada uma melhora no desempenho a partir da segunda série em todos os testes, com exceção do teste de palavra com distratores iguais, cuja melhora só ocorreu na terceira série. Este resultado aponta para a influência do contexto nos testes auditivos, efeito que também foi observado no desempenho de MLP das listas de palavras. Por outro lado, independente do contexto, a MLP de figuras teve melhor desempenho do que a de palavras. |
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CONCLUSÕES:
Isto pode indicar que uma memória baseada em duas diferentes dicas para a recuperação (visual-fonológica) teria mais chances de ser evocada do que aquela puramente fonológica, como o teste auditivo de palavras. |
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Instituição de fomento: UFRN | ||
Palavras-chave: Memória declarativa; aprendizagem; distratores iguais e diferentes. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |