IMPRIMIR VOLTAR
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
COMPREENDENDO A QUÍMICA DO COTIDIANO ATRAVÉS DE FEIRA DE CIÊNCIAS
Ademir de Souza Pereira 1 (spademir@msn.com), Adriana Marques de Oliveira 1, Jandira Aparecida Simonetti 1 e Alex Haroldo Jeller 1
(1. Depto. de Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS)
INTRODUÇÃO:
A química está presente em todos os aspectos das nossas vidas, mas nem sempre é evidente esse inter-relacionamento química-cotidiano. Articular meios de ensinar química utilizando essa abordagem pode despertar o interesse dos estudantes não só para a química, como também para o mundo da ciência. Os conteúdos de química desenvolvidos nas escolas, muitas vezes estão centrados em memorizações e fórmulas, o que contribui a uma desmotivação, sem dúvida, generalizada dos alunos pelo estudo de química. É preciso mostrar aos alunos a importância da química no cotidiano, incentivando-os a desenvolver um raciocínio lógico-indutivo. É importante formar uma sociedade que tenha condições de compreender, avaliar e tomar certas atitudes baseadas no conhecimento adquirido. Com o objetivo de divulgar o curso de química, promover integralização entre alunos e professores do ensino médio e superior e apresentar uma forma interativa para a compreensão da química no cotidiano, foi elaborada a I Feira de Ciências do curso de Química na Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul.
METODOLOGIA:
Inicialmente reuniu-se um grupo 15 acadêmicos interessados em participar da I Feira de ciências do curso de Química e para os devidos esclarecimentos quanto ao desenvolvimento do trabalho. Nesta reunião inicial foram sugeridos vários temas relacionados com o cotidiano de onde se elegeu os cinco mais votados: Química Forense, Química do Chocolate, Vidros, Fotografia e Sabões, Xampus e Detergentes. Cada tema ficou sob a responsabilidade de uma equipe constituída de um executor, de membros colaboradores e de docentes orientadores. O executor de cada grupo ficou responsável em sub-dividir tarefas entre os integrantes da equipe, fiscalizar o cumprimento das mesmas e reunir-se sempre que necessário com os professores orientadores. Durante o desenvolvimento do trabalho os alunos receberam orientação quanto: a seleção do material levantado, a organização (ordem seqüencial) e distribuição (~20% formativo e ~80% informativo) do conteúdo, na adequação da linguagem para ensino-aprenizagem no ensino médio, na forma de apresentação (interativa e interdisciplinar). Para monitorar e aprimorar o trabalho, “feira de ciências”, o coordenador do projeto, juntamente com os professores de pedagogia e sociologia elaboraram um questionário avaliativo para ser aplicado aos alunos participantes no final do evento.
RESULTADOS:
A I Feira de Ciências foi realizada nos dias 20 e 21 de outubro de 2004 nas salas de aula e laboratórios da UEMS. As formas de apresentação foram: oral, prática, apresentação em data show, exposição de materiais e pôster. O tempo de apresentação foi aproximadamente de 30 minutos para cada tema, e 15 minutos para discussão e deslocamento. A participação dos alunos do ensino médio foi de 5 escolas da rede pública de ensino do município de Dourados – MS, sendo cerca de 60 alunos por escola. Ao final da feira de ciências foi apresentando aos alunos participantes um questionário avaliativo sobre o evento, visando conhecer sua opinião quanto à organização, tempo de exposição, clareza nas explicações, conteúdos mais significativos e sugestões de temas para a II Feira de ciências. Da análise critica dos gráficos referentes às perguntas desse questionário, tem-se que, de um modo geral os alunos acharam que os temas: Fotografia, Chocolate e Sabões, Xampus e Detergentes foram os que apresentaram conteúdos mais significativos, provavelmente por estarem mais familiarizados com os mesmos; as explicações foram boas, indicando que os acadêmicos abordaram o assunto numa linguagem apropriada para sua compreensão; o tempo de exposição foi curto, demonstrando interesse e motivação. Os temas mais sugeridos estão relacionados com a área de química, porém citaram temas de diversas áreas.
CONCLUSÕES:
Houve grande participação dos alunos e professores do ensino-médio, considerando a localização da Universidade que fica a 20 km do centro de Dourados e a carência de transporte. O maior relacionamento entre discentes e docentes do ensino médio e superior efetuou-se através das discussões durante as exposições, embora o contato inicial foi na divulgação da realização da feira nas escolas. A linguagem utilizada sem uso excessivo de termos técnicos foi de fundamental importância para a compreensão da química do dia-a-dia.
Instituição de fomento: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
Palavras-chave:  ensino de química; feira de ciências; cotidiano.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005