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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem | ||
O USO DE UM SOFTWARE DE QUÍMICA NO CONTEXTO ESCOLAR | ||
Edemar Benedetti Filho 1 (edemarfilho@yahoo.com.br), Noé de Oliveira 1, Keurison Figueredo Magalhães 1, Allana dos Santos 1, Márcia Silva de Oliveira 1 e Tiago Andrade Chimenez 1 | ||
(1. Depto. de Química, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS) | ||
INTRODUÇÃO:
Um desenvolvimento importante no pensamento atual sobre educação é que agora conhecemos a necessidade de os alunos desenvolverem habilidades de aprendizagem por toda a vida. Uma das competências pessoais que vêm ganhando atenção dos educadores é a capacidade de encontrar, organizar e relacionar informações, dentro de uma perspectiva de desenvolver a capacidade de investigação dos alunos. A internet é um mecanismo ideal para incentivar os alunos a assumirem responsabilidades pelo próprio aprendizado e tornarem-se participantes ativos na busca pelo conhecimento. Na internet existem poucos softwares em Química na língua portuguesa e, apesar do uso com sucesso e mais freqüentes de softwares de modelagem e simulação em Pesquisa Científica, é ainda pequeno o uso de softwares no Ensino de Química, tanto em nível básico como universitário. Publicações recentes indicam que para softwares educativos devem ser consideradas abordagens do uso de simulações ou modelagens em ensino, bem como preocupação com a interface gráfica representacional de átomos e moléculas, dentre outras. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é relatar o uso do software “QuipTabela”, fornecido pelo site www.quiprocura.net, para uso em Ensino de Química, objetivando tanto o nível universitário como o nível básico. |
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METODOLOGIA:
Primeiramente, realizou o download do programa disponível no site www.quiprocura.net para poder avaliar sua potencialidade ao Ensino de Química. Elaborou-se um questionário de avaliação para o softwares envolvendo questões pedagógicas, práticas e gráficas apresentadas pelo programa. Após instalação, foi realizada a análise verificando os pontos descritos anteriormente e um levantamento estatístico dos resultados obtidos. Foi posteriormente aplicado em acadêmicos do primeiro ano do Curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) no período Vespertino e estes acadêmicos também realizaram sua análise do software em questão. Finalmente levantaram-se as potencialidades da utilização de softwares educacionais envolvendo o Ensino de Química através dos resultados obtidos. Vale lembrar que o software é fornecido pelo site por somente 3 vezes de uso, ocorrendo sua expiração após estas utilizações. |
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RESULTADOS:
Verificou-se que o software apresenta um extenso conteúdo sobre tabela periódica envolvendo as propriedades físicas. Um ponto muito questionado pelos acadêmicos é a fonte onde se encontra os elementos e suas aplicações, demonstrando uma interação com respeito à contextualização dos elementos químicos na sociedade moderna, muitas vezes desconhecidas até pelos acadêmicos universitários de Cursos de Química. Ocorre uma boa interatividade do programa com o usuário abrindo espaços para diversos assuntos, como gráficos, ordenação, descrição, demonstrando que realmente o usuário navega pelo ambiente do programa e que fornece uma atração em conhecer novos espaços disponíveis e assim adquirir novos conhecimentos. O programa não demonstrou somente um banco de dados, mas uma interatividade com o usuário, levando para novos espaços sempre com links interessantes. A maioria dos usuários relatou ser uma ferramenta importante para utilização em sala de aula, pois estimula o aprendizado, não forçando a decoração dos nomes dos elementos como geralmente é praticado no Ensino Médio. O comentário unânime dos usuários foi à possibilidade de poder praticar o aprendizado sobre tabela periódica sem a parte teórica do professor, mas utilizando o professor para poder discutir novos conceitos, antes não observados, e estes somente apareceu devido à interatividade com o software. Para o Ensino Superior os acadêmicos relataram ser útil como uma tabela periódica bem completa. |
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CONCLUSÕES:
A aplicação de softwares educacionais é importante para o aprendizado dos alunos, tanto no Ensino Médio como no Superior, e este programa pode auxiliar na construção do conhecimento referente ao assunto Tabela Periódica e Periodicidade Química. A aplicação pode melhorar a relação aluno-professor, e deixar a aula no Ensino Médio, mais agradável pela dinâmica proporcionada por uma atividade envolvendo outros conceitos e pedagogias mais modernas. A utilização de novas tecnologias e softwares para o Ensino Médio e Superior deve atender muitas vezes o conteúdo programático do projeto pedagógico do curso em questão e novas tecnologias devem ser implantadas atendendo estas demandas. Este software se mostrou importante para o Ensino Médio e Superior devido ao elevado conteúdo oferecido, encaixando nos conteúdos programáticos, e a contextualização é um ponto importante para aplicação no Ensino Médio atendendo de acordo com a nova LDB. |
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Palavras-chave: Software; Ensino-aprendizagem; Ensino de Química. | ||
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005 |