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G. Ciências Humanas - 7. Educação - 4. Educação Básica
FINANCIAMENTO DE PROJETOS ESCOLARES: AMPLIANDO A APRENDIZAGEM
Dária Belém Morais 1 (daria@seduc.ce.gov.br), Rickardo Léo Ramos Gomes 1 e José Helder de Mesquita Filho 1
(1. Secretaria da Educação Básica do Ceará - SEDUC)
INTRODUÇÃO:
Visando a promoção e ampliação dos conhecimentos dos alunos da escola pública, a Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará implementou como atividade pedagógica, em 2003, a estratégia de financiamento de projetos escolares através de Edital, utilizando para isso recursos financeiros próprios complementados com recursos do Projeto Alvorada (MEC). Esta ação teve continuidade no ano de 2004 com o lançamento de um novo Edital, desta feita, com recursos do Banco Mundial. Reconhecido como uma metodologia segura provocadora da aprendizagem e da construção do conhecimento, o desenvolvimento de projetos escolares favorece o desenvolvimento de competências e permite o aprendiz mobilizar conhecimentos, capacidades, informações, regras e valores, de forma concreta e contextualizada. Essa aprendizagem decorre da experiência reflexiva, da tomada de decisões e da resolução de problemas. Os projetos criam várias oportunidades de ação no coletivo: escolher, decidir, planejar, partilhar, cooperar, buscar recursos e concretizar realizações. Esses procedimentos permitem a construção de conhecimentos e competências, assim como, o desenvolvimento da autonomia, da solidariedade e da liderança, a serviço de um bem comum.
METODOLOGIA:
Para seleção dos projetos escolares a SEDUC lançou um Edital especificando que poderiam participar desta seleção professores das áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias da rede estadual de ensino, alunos regularmente matriculados, com freqüência comprovada, no ano de 2004, do Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial e Educação Indígena. Os professores interessados deveriam apresentar formulário de inscrição devidamente preenchido; cópia do RG e CPF; projeto de trabalho, contendo os seguintes itens: Título, Introdução/Justificativa, Objetivos, Material e Métodos ou Metodologia e Referências Bibliográficas; Plano, Orçamento e Cronograma de atividades. Foi esclarecido que todo e qualquer equipamento adquirido com os recursos do Edital ficariam destinados à escola na qual o projeto seja desenvolvido. Tanto o Edital como o formulário de inscrição ficaram à disposição no site da SEDUC. As linhas básicas para financiamento adotadas foram as seguintes: R$ 2.500,00 e R$ 5.000,00. Os projetos foram entregues na SEDUC e encaminhados aos dois pareceristas (um da SEDUC e outro de uma instituição de ensino superior convidada a participar da análise) de cada área envolvida.
RESULTADOS:
Foram selecionados para financiamento 417 projetos distribuídos conforme a seqüência a seguir: Arte Educação: 78, Biologia: 60, Ecologia: 09, Educação Física: 45, Física: 10, Geografia: 32, História: 08, Inglês: 05, Matemática: 15, Português: 135, Química: 14 e Sociologia: 06. Participaram 110 cidades, 182 escolas, 417 professores, 26700 alunos e o valor dos projetos financiados alcançou a soma de R$ 1.499.991,00.
CONCLUSÕES:
Os resultados alcançados revelam que o financiamento de projetos escolares é um caminho eficiente que proporciona ao aluno uma experiência educativa em que o processo de construção de conhecimento está integrado às práticas vividas. Esse aluno deixa de ser, nessa perspectiva, apenas um aprendiz do conteúdo de uma área de conhecimento qualquer. É um ser humano que está desenvolvendo uma atividade complexa e que nesse processo está se apropriando, ao mesmo tempo, de um determinado objeto de conhecimento cultural e se formando como sujeito cultural. Diante desta repercussão tão positiva a SEDUC vai lançar um novo Edital neste ano de 2005, quando disponibilizará mais R$ 1.500.000,00 com uma linha de financiamento de R$ 25.000,00, por projeto aprovado.
Instituição de fomento: CEM/SEDUC
Palavras-chave:  PROJETO; FINANCIAMENTO; APRENDIZAGEM.
Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC - Fortaleza, CE - Julho/2005